Frutas

Amla Fruta: Para que serve, valor nutricional, benefícios e como usar

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
amla

A amla, é uma fruta muito popular na Índia e que possui sua parcela de fãs aqui no Brasil. Curiosamente, por aqui o seu suco é mais apreciado por seus benefícios. Independente da forma como você a conhece, saiba que elas possuem diversos benefícios para o organismo, sendo uma fonte variada de nutrientes principalmente para suportar os rigores do outono e do inverno.

amla

Valor nutricional da amla:

A amla, era apenas conhecida pelo seu conteúdo de vitamina C, que ganhou popularidade devido à sua riqueza em vários outros nutrientes também. Uma avaliação cuidadosa da proporção em que cada um desses nutrientes está presente por 100 gramas irá permitir-lhe decidir como pode ser para você e também no qual a posologia deve ser tomado. Para lhe dar uma ideia do valor nutricional de amla listamos abaixo os valores aproximados de vários nutrientes por 100 gramas.

Benefícios da amla:

1. Problema na garganta:

Se você tem um problema de garganta irritada, então amla é a fruta certa para você. O suco misturado com alguns pedaços de gengibre picado e misturado com uma colher de mel foi provado ser um tratamento eficaz para tosse e dor de garganta.

2. Fortalece o coração:

O colesterol alto é a principal causa de doenças cardíaca. Ao reduzir a acumulação de colesterol ruim, a amla reduz o risco de doenças cardiovasculares.

3. Combate o envelhecimento precoce:

A amla é praticamente uma super fruta. Está cheia de antioxidantes que são eficazes na redução do dano celular. Isso reduz os efeitos dos radicais livres e, portanto, combate efetivamente o processo de envelhecimento.

4. Promove a desintoxicação:

Qualquer fruta de natureza diurética melhora a frequência e o volume de micção. Além disso, como a micção ajuda seu corpo a liberar toxinas, sais e ácido úrico indesejados, o consumo de amla tem um efeito desintoxicante em seu corpo.

5. Previne úlceras:

Devido às suas propriedades antibacterianas, a amla é uma ótima maneira de prevenir úlceras. Além disso, elas reduzem o nível de acidez no corpo e, assim, evitam a formação de úlceras.

6. Acelera o metabolismo:

Devido à sua capacidade de aumentar a absorção de proteínas.Além disso, a amla é uma ótima maneira de aumentar a sua taxa metabólica.

7. Previne diabetes:

Uma pesquisa mostrou que frutas que são ricas em polifenóis protegem o corpo da natureza oxidativa e do alto nível de açúcar no sangue. Além disso, amla é bem eficaz para pessoas com diabetes.

8. Melhora a digestão:

A amla é rica em fibras, água e tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a fibra é essencial para evacuações saudáveis. Também é necessário para a secreção de sucos gástricos e digestivos. Assim, é excelente para todo o processo digestivo.

9. Melhora o sistema imunológico:

A amla é uma rica fonte de antioxidantes e vitaminas, e contém taninos. Além disso, os taninos, quando combinados com polifenóis, tornam uma potencializadora do sistema imunológico.

10. Diminui os riscos de infecções

Além de antioxidante, a amla ainda conta com propriedades adstringentes e antibacterianas que, combinadas a vitamina C, incentivam em grande quantidade a formação de glóbulos brancos no sangue e a proteção do sistema imunológico como um todo. Além disso, para quem sofre de doenças por conta de efeitos climáticos, ou de alguma deficiência no sistema imunológico.

benefícios da amla

Como usar amla:

Você pode utilizar a fruta tanto naturalmente, como em sucos. Além disso, se preferir, também pode fazer uma infusão com as folhas da árvore, caso tenha essa opção.

Ingredientes

  • 2 amlas;
  • 500 ml de Água;
  • 1 Colher de Sopa de Mel.

Modo de Preparo

  • Descasque as amlas, e bata no liquidificador junto com a água.
  • Bata até que faça uma mistura homogênea.
  • Adicione o mel no final, e beba uma vez por dia para garantir os efeitos.
Sair da versão mobile