Frutas

Fruta de jujuba: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
beneficios da fruta de jujuba

A jujuba é um nome geral para Ziziphus jujuba. Em outro nome, a jujuba pode ser chamada de palma de tâmara vermelha, palmeira de tâmara chinesa, palmeira de tâmara coreana ou palmeira de tâmara indiana.

benefícios da fruta de jujuba

A jujuba é uma espécie de Ziziphus na família do espinheiro (Rhamnaceae), que geralmente é usado como abrigo do sol.

A disseminação natural da jujuba é desconhecida devido ao cultivo extensivo, mas pode ser encontrada no sul da Ásia, entre o Líbano, o Irã, o Paquistão, a Índia, o Bangladesh, o Nepal, a península coreana, o sul e a China central e o sudeste da Europa, onde a planta é mais conhecida.

No mundo culinário, a jujuba pode ser consumida fresco ou seco, muitas vezes usado como doce. Às vezes, a jujuba também é usado como suco. Além disso, em alguns países, a jujuba é extraído e usada como ingrediente adicional no cozimento.

Benefícios da fruta de jujuba para saúde:

1. Previne a insônia:

O extrato de consumo de sementes de jujuba pode ser usado para prevenir e reduzir a insônia.

Os vários compostos contidos no extrato de sementes de jujuba têm propriedades suaves que tornarão o corpo e a mente mais calmos.

2. Circulação sanguínea:

A jujuba é rica em ferro e fósforo. O ferro e o fósforo são os principais componentes na formação de glóbulos vermelhos. Caso tenha pouco ferro em seu corpo, você terá anemia.

Além da anemia, a deficiência de ferro também pode causar fraqueza muscular, fadiga, indigestão e comprometimento cognitivo.

Com o aumento do ferro e do fósforo no corpo, a circulação do sangue será mais suave, de modo que a entrada de oxigênio no sistema de órgãos seja mais ideal.

3. Fortalece os ossos:

Você precisa consumir alimentos que contenham cálcio, fósforo e ferro, para fortalecer os ossos. A fruta jujuba também contém cálcio, fósforo e ferro.

Todos os três minerais também fortalecerão os ossos em seu corpo. Além disso, a medida que envelhecemos, nossos ossos tornam-se mais frágeis, então somos mais propensos a osteoporose. Ao consumir jujuba, irá diminuir o aparecimento da osteoporose.

4. Controla o peso:

Aumentar o consumo de alimentos, como frutas e vegetais com boa quantidade de fibras, é a maneira mais comum de controlar o peso. Além disso, jujuba é um tipo de fruta com baixas calorias, mas rico em proteínas e fibras. Ao consumir a jujuba, você se sentirá mais cheio.

5. Para o sistema imunológico:

A jujuba também é capaz de aumentar a imunidade. A fruta é rico em vitamina A e também vitamina C, que é um antioxidante natural. Além disso, os antioxidantes neutralizarão os radicais livres que são muito prejudiciais para a saúde do nosso corpo.

A vitamina C também prevenirá a ocorrência de várias doenças, aumentando a produção de glóbulos brancos. Cada vez mais, os glóbulos brancos aumentarão o sistema imunológico.

6. Estresse e a ansiedade:

A jujuba tem propriedades ansiolíticas ou calmantes. Além disso, usar o óleo de extrato de jujuba e o consumo da fruta tornará seu corpo e mente mais calma.

Consumir jujuba regularmente irá reduzir a ansiedade e diminuir o estresse. Além disso, o estresse provocará mudanças hormonais no corpo que podem causar o surgimento de algumas doenças prejudiciais ao corpo.

7. Previne o câncer:

Os antioxidantes contidos na jujuba podem reduzir a atividade dos radicais livres e a disseminação das células cancerígenas. Desta forma, a jujuba será muito boa para prevenir o câncer.

Além disso, o consumo de jujuba também é capaz de prevenir outras doenças crônicas, como doenças cardíacas.

8. Para a pele:

O extrato de pele de jujuba também é rica em antioxidantes. Além disso, o uso de pele de jujuba na pele é capaz de tratar vários tipos de irritação e inflamação da pele.

A irritação e inflamação da pele podem causar psoríase, eczema e acne. Além disso, consumir jujuba também proporcionará os mesmos benefícios na manutenção da saúde da pele. Também é capaz de prevenir o aparecimento de rugas e pontos pretos na pele.

9. Para digestão:

A jujuba é rica em fibras que é perfeito para a digestão. Além disso, a jujuba também contém saponinas e tritepenoides que desempenharão um papel na otimização da absorção de nutrientes e melhorarão o movimento peristáltico do cólon.

Então, consumir a jujuba evitará a ocorrência de constipação, cólicas abdominais, flatulências e até mesmo prevenir a ocorrência de câncer de cólon.

10. Desintoxicação de sangue:

O conteúdo de saponinas e alcalóides que podemos encontrar na jujuba tem a capacidade de purificar o sangue e reduzir as várias toxinas perigosas do sistema corporal.

As saponinas e os alcalóides incluem compostos que também são antioxidantes. Além disso, o que, por sua vez, também irá prevenir vários distúrbios e doenças, contribuem para reduzir o estresse no sistema imunológico, além de melhorar o sistema linfático.

11. Fonte de energia:

Embora esta fruta possa ser baixa em calorias, também pode afetar rapidamente a fadiga.

12. Trata a dor nas costas:

Você tem dor nas costas? Ou você luta com a dor nas costas? Existe uma erva para tratar a dor nas costas. Sim. Além disso, com os principais ingredientes da fruta da jujuba.

Mais benefícios da fruta jujuba:

Na verdade, aqui estão mais benefícios da jujuba para saúde:

  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Melhora o apetite;
  • Além disso, trata insônia;
  • Cura feridas;
  • Além disso, promove a longevidade;
  • Rico em antioxidante;
  • Além disso, fonte de energia;

Risco de consumo de jujuba:

Aqui estão alguns riscos sobre as frutas de jujuba:

A jujuba pode ser muito perigoso para pessoas com diabetes, pois o teor de carboidratos pode afetar significativamente os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a jujuba pode causar efeitos colaterais, como diarreia e flatulência, se consumido em excesso.

Sair da versão mobile