Frutas

Amora Branca: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
amora branca

A amora branca também é amplamente cultivada como árvore de sombra ornamental. As folhas e cortiças são consideradas excelentes para a alimentação de animais. As amoras brancas podem ser comidas cruas ou feitas em compotas, geleias e tortas. Ela pode ser adicionada aos cookies, pães ou pudins. É também usado como substituto de Passas e como um ingrediente na produção de vinho de amora.

amora branca

A  amora branca tem sido um ingrediente importante na medicina chinesa antiga. Quase todas as partes da planta são consideradas como possuidoras de propriedades medicinais. Os altos níveis de antioxidantes, a promoção da saúde, minerais e vitaminas nesta baga torná-la um ideal alimento para uma ótima saúde.

A  amora branca é uma excelente fonte de Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, vitaminas do complexo B, e como a Vitamina B6, Riboflavina, Niacina e Ácido Fólico. Além disso, é rica em muitos minerais, incluindo Ferro, Potássio, Manganês e Magnésio.

Benefícios da amora branca:

1. Previne a gripe:

A  amora branca é rica em vitamina C e flavonoides, que é considerado um reforço imunológico natural e previne gripe, tosse, frio e outras doenças. A amora branca também na resolução de problema de gastrite e hepatite crônica.

2. Previne o câncer:

A amora branca é uma boa fonte de resveratrol, um fitonutriente potente que os investigadores acreditam prevenir o Câncer. Ele contém elevado nível de anti-oxidantes que impede o crescimento de células de próstata e o crescimento do tumor.

3. Combate o envelhecimento:

A Amora Branca é um pacote completo de antioxidantes. Entre os principais antioxidantes presentes na amora branca, estão as vitaminas A e E. que devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio.

O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres é também considerado uma protenção contra o Câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.

4. Ajuda na perda de peso:

Além das poucas calorias, a amora branca é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a amora branca passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

5. Melhora a pressão sanguínea:

A amora branca é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonoide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Ele reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação.

Os benefícios da amora branca também são ricos em minerais como potássio, magnésio e manganês, que são importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isso significa que o consumo da amora branca pode ser um grande aliado na prevenção de enfartes cardíacos e e acidentes vasculares.

6. Ótima fonte de ferro:

O ferro presente nas amoras (1.85 mg/100mg) é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue. Encontrar grandes quantidades de ferro em frutas é algo incomum, então o beneficio da amora branca é evitar anemias.

7- Fortalece os ossos:

Juntamente com o ferro, a amora branca possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo. A vitamina K e o cálcio presentes na amora branca devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.

8. Reduz coágulos sanguíneos:

amora branca é conhecida mundialmente por melhorar a circulação sanguínea e ser benéficos como um anti-inflamatório que ajuda a baixar a pressão arterial, tornando-se menos suscetível à formação de coágulos sanguíneos e derrames. O Suco pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas, se você sofre de Anemia. Além de tudo, estes ajudam a prevenir doenças cardíacas.

9. Melhora o apetite:

O consumo regular dela melhora o sistema digestivo, aumentando o nível de apetite.

10. Reforça o sistema imunológico:

A vitamina C, presente em abundancia na amora (36.4 mg / 100mg), é conhecida por sua ação protetora contra doenças infecciosas. Consumir alimentos ricos em vitamina C reforça o sistema imunológico, pois ela é um poderoso antioxidante que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo em caso de stress provocado por inflamações, ou por produtos químicos que consumimos.

Possui quase a mesma proporção de vitamina C que a laranja, com a vantagem de ter menos açúcar e mais proteínas. Uma porção de amoras é suficiente para suprir a necessidade diária desta vitamina.

11. Melhora a visão:

A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenóides presentes em alguns alimentos ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão. Ela é rica em zea-xanthin, um antioxidante carotenóides que se concentra naturalmente na retina e ajuda na prevenção de doenças, como a catarata.

benefícios da amora branca

12. Possui propriedades antimicrobianas: 

Estudos revelam que os extratos de amora branca são ricos em fitoquímicos que mostram efeitos antimicrobianos contra patógenos que são prejudiciais ao seu corpo.

Estes fitoquímicos foram constatados como eficaz contra várias estirpes de bactérias, tais como Streptococcus sanguis, Porpyromonas gingivalis, Streptococcus sobrinus, Streptococcus faecalis, Streptococcus aureus, Mycobacterium smegmatis, e também contra certas espécies de fungos.

13. Combate a anemia: 

A Anemia por deficiência de Ferro é o tipo mais comum de Anemia que ocorre quando o corpo não recebe ferro suficiente do alimento que você come. Consumir mais alimentos ricos em ferro é a melhor maneira de tratar esta condição. É rica em teor de ferro , o que o torna um fruto adequado para pessoas que sofrem de Anemia.

A medicina tradicional chinesa recomenda beber suco de Amora para melhorar a circulação sanguínea e também para aliviar os sintomas associados com Anemia, tais como fadiga, cansaço, fraqueza e tonturas.

Sair da versão mobile