Frutas

Cocona Fruta: O que é, valor nutricional, benefícios e como usar

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
cocona beneficios

cocona é uma baga comestível vermelha, laranja ou amarela. É nativa da região andina da América do Sul, onde ocasionalmente é cultivada para consumo humano. A cocona é revestida com uma fuzz ligeiramente espinhosa, a fruta possui diversas formas, é lisa, dourada, laranja-amarela, laranja queimada, vermelha, ou vermelha-avermelhada vermelha, e tem um gosto amargo.

cocona

O que é cocona:

Seu nome científico é Solanum sessiliflorum, e é conhecido como cocona ou túpiro. É uma planta phanerogamática nativa da América do Sul tropical que pertence à família Solanaceae. É cultivada em muitos países por sua fruta com um sabor agradável e propriedades nutricionais e medicinais notáveis.

Valor nutricional da cocona:

A cocona é uma fruta com alto valor nutricional, rica em vitamina C, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B12, Carotenos (Vitamina A), cálcio, fósforo, ferro.

Benéficos da cocona para saúde:

1. Previne o câncer:

A cocona tem efeitos anticancerígenos. Além disso, ela possui antioxidantes e flavonoides e têm efeitos anticancerígenos, que são essencialmente eficazes para combate as células de câncer.

2. Combate a catarata:

Contém propriedades antioxidantes e antineoplásicas. Isso significa que ajuda a prevenir o crescimento anormal das células, e ajuda também a prevenir a catarata.

3. Previne a anemia:

A Cocona desempenha um papel importante quando se trata de prevenir a anemia. Além disso, possui uma quantidade essencial de Cobre, o que aumenta a contagem de RBC no sangue.

4. Trata a herpes:

A cocona também pode nos proteger do vírus herpes. Além disso, a fruta é maravilhosa pois possui proantocianidinas e contém propriedades antivirais muito poderosas.

5. Combate o colesterol:

A cocona ajuda a manter níveis saudáveis ​​de colesterol no sangue, devido à presença de pectina na fruta e sua capacidade de aumentar a circulação e o metabolismo.

6. Auxilia na perda de peso:

A cocona é ideal para quem deseja perder peso. Possui uma quantidade significativa de fibra que ajuda na perda de peso.

7. Melhora a circulação sanguínea:

Possui propriedades que ajuda para uma boa circulação sanguínea. A presença de suas variedades e nutrientes, incluindo magnésio, ferro, cobre, manganês, folato e vitamina C, desempenha um papel importante para a circulação do sangue.

8. Melhora a digestão:

A fruta tem muito conteúdo de água, o que tem um efeito calmante no estômago. Além disso, ela também têm uma quantidade considerável de fibra, o que ajuda na digestão.

9. Fortalece a imunidade:

A presença de vitamina C torna-a muito eficaz no fortalecimento da nossa imunidade prevenido de todos os tipos de doenças.

10. Fortalece os ossos:

Consumi-lo regularmente pode tornar seus ossos mais fortes. Além disso, a cocona esta cheia de compostos essenciais necessários para ossos saudáveis, como magnésio, Fósforo, manganês, cobre, ferro e muitos outros nutientes.

11. Pressão sanguínea:

Possui níveis balanceados de Potássio, e sódio, o que é absolutamente necessário para manter a pressão arterial adequada.

Como usar cocona:

É uma fruta com alto valor nutricional, rica em Vitamina C, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B12, Carotenos (Vitamina A), cálcio, fósforo, ferro. É nativa da região amazônica conhecida pelo seu conteúdo rico em ferro e vitamina C. A maneira de consumi-lo é variada, hoje, por exemplo, podemos vê-lo em sucos, refrigerantes, geléia, geleias, licor e até pimentão.

Sair da versão mobile