Frutas

Caqui: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 14/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
caqui

Também conhecida como a “Maçã do Oriente”, o caqui é uma fruta laranja brilhante, pertencente à família Ebenaceae e o seu nome científico é Diospyros Virginiana e é nativo da China. Além disso, esta ela não é tecnicamente uma fruta, mas uma baga grande e redonda, com uma casca fina e lisa. A polpa interna  é macia e cremosa e tem um sabor doce.

No entanto, existem dois tipos de caqui, adstringentes e não adstringentes, todo são é comestível exceto a semente.

caqui

Valor nutricional:

Doce e delicioso, os caquis são ricos em muitos nutrientes que promovem a saúde, como vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexa B, como ácido fólico, piridoxina, tiamina, zeaxantina, licopeno, betacaroteno e criptoxantina.

Além disso, esta braga contém antioxidantes como fitonutrientes, flavonoides, polifenóis, catequinas, galocatequina e compostos antitumorais, denominados ácido betulínico. O Caqui é muito baixo em calorias, ele também uma boa fonte de minerais como potássio, manganês, cobre e fósforo.

Benefícios do caqui para saúde:

1. Propriedades antioxidantes:

Os antioxidantes presentes no caqui funcionam como agentes de proteção contra radicais livres e espécies reativas de oxigênio, desenvolvendo resistência contra infecções e doenças nocivas. Além disso, a sua casca contém fitoquímicos, que protegem dos danos associados ao envelhecimento.

2. Auxilia na perda de peso:

O caqui é uma excelente opção para a perda de peso, pois contém grandes quantidades de fibras, o que mantém o estômago cheio por um longo período de tempo. Portanto, ele também reduz o desejo por alimentos processados e com alto teor de açúcar.

3. Para digestão:

O caqui possui altos níveis de fibra, o que é essencial para a digestão adequada, e tem propriedades laxantes, o que o torna ideal para pessoas que sofrem de constipação e problemas hepáticos. No entanto, consumir uma porção diariamente proporciona um alívio efetivo da retenção de água.

4. Aumentar a energia:

O alto teor de açúcar e frutose esta braga reforça o corpo com energia e ajuda no alívio dos sintomas de estresse e fadiga. Isso é ideal para crianças e pessoas que praticam esportes e outras atividades físicas.

5. Saúde do coração:

O caqui contém altos níveis de potássio, que reduz a pressão arterial elevada e previne outros problemas cardíacas associadas à hipertensão.

6. Contra o câncer:

Além disso, o ácido betulínico presente esta braga ajuda no combate ao câncer no organismo. Os antioxidantes funcionam neutralizando os radicais livres e prevenindo o dano do DNA.

7. Saúde da pele:

A máscara facial de caqui é muito eficaz para iluminar a tonalidade de pele, pois ele é embalado com vitamina A, vitamina E e caroteno que proporcionam um brilho natural à pele.

caqui

8. Diminui a oleosidade da pele:

Além disso, o excesso de produção de sebo provoca poros entupidos, causando espinhas e tonalidade de pele irregulares.

  • Misture o purê de caqui com suco de pepino;
  • Em seguida, aplique no rosto cada dia alternativo para desobstruir os poros e controlar a secreção de óleo.

9. Contra o envelhecimento precoce:

O caqui é um tratamento natural contra o envelhecimento da pele, que pode tornar a pele mais jovem e saudável. No entanto, ele combate os radicais livres no corpo, atrasando assim os sinais do envelhecimento.

10. Previne linhas finas e rugas:

O caqui contém um antioxidante chamado licopeno, que atua como um protetor solar natural para proteção contra os raios UV severos.

11. Saúde do cabelo:

O caqui contém nutrientes importantes como a vitamina A, vitamina B e vitamina C, que são excelentes estimulantes para o cabelo saudável.

Sair da versão mobile