Frutas

Bacupari Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
bacupari

bacupari possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, essa planta, cuja fruta é também conhecido como bacuri-mirim, bacoparé, bacopari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari e limãozinho.

O ele pertence à família das Gutíferas e tem seu nome frequentemente confundido com o de seus parentes bacuri e bacuripari, mesmo em livros especializados. No entanto, este fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País; principalmente na região amazônica e apreciado pelas famílias ribeirinhas.

bacupari

Valor nutricional do bacupari:

Até o momento, já se sabe que  bacupari é rico em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas, principalmente as do complexo B, conhecidas como “vitaminas da disposição”, devido aos seus efeitos benéficos sobre o sistema nervoso e disposição mental.

Benefícios do bacupari para saúde:

1. Para os dentes:

Além disso, o bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas.

No entanto a vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

2. Baixar a pressão arterial:

Pacientes com pressão alta tendem a consumir mais sódio e menos potássio. Alimentos ricos em potássio podem expulsar o excesso de sódio do corpo.

Isso pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea do corpo. O bacupari contém uma boa quantidade de potássio. Então, se você está sofrendo de alta pressão arterial, você pode consumir ele para fornecer à seu corpo o potássio que ele precisa.

3. Contra câncer:

Vários estudos brasileiros já mostraram uma grande eficácia do bacupari para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário, entre outros.

4. Regular a pressão arterial:

Não é nenhuma novidade que o bacupari possui diversos Princípios ativos que são essenciais para nossa saúde, pois ele é rico em ômega 3 que é capaz de evitar a formação das placas de gordura na parede das artérias e garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.

5. Limpa o rosto:

O bacupari funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigorar e recupera a vitalidade da pele.

6. Antioxidante natural:

Não é nenhuma novidade que o bacupari, assim, como muitos frutos e peixes do mar, é rico em ômega 3, que é o poderoso antioxidante, responsável pela maioria das vantagens nutricionais oferecidas pelos pescados.

No entanto, para atletas, os frutos do mar também ocupam um lugar especial nas refeições, por serem ótimas fontes de nutrientes como zinco, cálcio, selênio, ferro, vitamina C e proteínas de alto valor biológico e gorduras poli-insaturadas.

7. Ajuda cicatrizar:

Por conter propriedades anti-inflamatórias, o bacupari ajuda a acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a se recuperarem mais rapidamente.

8. Ajuda na perder peso:

O bacupari possui boa quantidade de vitamina A, essa vitamina ajuda a metabolizar o carboidrato do corpo transformando-o em energia, dessa forma, mesmo contendo muitas calorias, que pode auxiliar na perda de peso se consumido com moderação.

9. Rico em vitamina A:

O bacupari contem a vitamina A e por isso mantém nossos olhos saudáveis, e você pode ver os benefícios disso quando você for muito mais velho. E quanto à vitamina C, seus benefícios são mais conhecidos. Portanto, ele mantém sua imunidade forte, a pele em boas condições, mata os radicais livres, evita distúrbios cardíacos, etc.

10. Trata pedras nos rins:

Além disso, existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca do bacupari. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim.

beneficios do bacupari

Outros benefícios do bacupari para saúde:

  • As folhas do bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.
    Apresenta também funções emolientes;
  • O ele é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos;
  • Estudos anteriores já demonstravam a eficácia em matar bactérias que causam doenças no intestino;
  • Existem várias outras pessoas que bochecham o extrato do bacupari para tratar a afta.
  • Reduz a absorção de gordura e colesterol que é feita pelo nosso intestino.
Sair da versão mobile