Frutas

Banana verde: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 20/12/2017 (atualizado em 31/07/2023)
beneficio da banana verde

A banana verde é mais um dos alimentos que surgiram nos últimos anos com a promessa de auxiliar na perda de peso e na manutenção da saúde. Os benefícios da banana verde são sensacionais.

As bananas verdes são altas em protopectina, que é o que emite gás de metileno e converte o amido em fibra digestível ao longo do processo de amadurecimento. As bananas amarelas são mais baixas neste tipo particular de amido resistente, o que torna mais fáceis para o corpo digerir.

banana verde

Propriedades nutricionais da banana verde:

Os principais fatos nutricionais a serem lembrados sobre banana verde incluem seu alto teor de amido resistente e ácidos graxos, bem como níveis semelhantes de vitaminas e minerais que são encontrados em bananas amarelas.

Estes nutrientes incluem potássio e sódio, bem como uma quantidade decente de fibra dietética e até mesmo uma pequena quantidade de proteína.

Benefícios da banana verde para saúde:

1. Auxilia na perda de peso:

Quanto mais amido resistente houver no alimento, menor será seu teor calórico, esse é o caso da banana verde. Além disso, o amido resistente atua como fibra alimentar, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o apetite, auxiliando na perda de peso.

2. Regula o colesterol:

Os benefícios da banana verde não somente diminuem o LDL (colesterol ruim), mas também aumentam as taxas de HDL(colesterol bom). Estudos recentes sugerem que a farinha  pode aumentar em até 30% os níveis de colesterol bom na circulação.

3. Saúde do coração:

Ao reduzir as taxas de colesterol ruim e triglicérides e aumentar os níveis de HDL, Elas contribui para a saúde do sistema cardiovascular. Isso se dá porque o colesterol bom impede que o ruim se deposite na parede dos vasos, causando uma obstrução que pode até causar um infarto, e várias outras doenças cardiovasculares.

4. Auxilia na prevenção de diabetes:

Este é certamente um dos maiores benefícios dessa fruta, pois além de auxiliar no controle e impedir o surgimento de diabetes do tipo II, a banana verde auxiliam na regulação dos níveis de glicose no sangue.

5. Eliminar gorduras:

Outro benefícios da banana verde se dá pelo aumento da queima de gordura. Ao se ver privado de carboidratos, o organismo é obrigado a recorrer aos estoques de gordura para obter energia para suas funções, eliminando assim, a maioria das gorduras acumuladas no corpo.

6. Aumenta a produção de energia:

Para quem pratica atividade física com regularidade, a banana verde podem ser uma ótima opção para ser acrescentada ao shake pré ou pós-treino, uma vez que além de proteínas também contém carboidratos, que irão fornecer energia para os exercícios e para a recuperação muscular.

7. Saúde do intestino:

Além disso, a banana verde atuam como uma “vassourinha”, auxiliando na eliminação de resíduos alimentares que possam estar obstruindo o sistema digestivo e colaborando para a eliminação de toxinas.

8. Melhorar o humor:

As bananas verdesão uma ótima fonte de vitamina B6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a síntese de serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar, que melhora até as sensações de mau humor.

9. Fortalece o sistema imunológico:

Além disso, a banana verde são magníficas portadoras de vitamina B6. Esta vitamina é necessária para que seu sistema imunológico possa funcionar de modo adequado, especialmente nos idosos.

10. Controla hipertensão:

O potássio é encontrado em grandes quantidades nas bananas, e esse mineral é muito importante para que seu organismo esteja bem, não só porque beneficia as artérias. Além disso, ele auxilia também na regulação da pressão arterial, e ajuda aqueles que sofrem com hipertensão.

11. Alivia os sintomas da TPM:

Podemos encontrar na banana verde uma boa quantidade de magnésio e de vitamina B6. A vitamina B6 ajuda a estimula a produção de serotonina (que por sua vez causa bem estar), o magnésio melhora os sintomas da cólica, dor de cabeça e vários outros sintomas relacionados a TPM.

12. Saúde dos ossos:

E os benefícios não param por aí. Essa fruta ainda contribui para a prevenção da osteoporose. Essas propriedades da banana se dão também pela presença do amido resistente, que diminui o pH intestinal e favorece a absorção de diferentes nutrientes, entre eles o cálcio.

13. Previne a constipação:

A banana verde possue propriedades que auxiliam na prevenção de constipações. Esse efeito positivo no intestino se da através da melhora do trânsito intestinal, o que é acentuado pela presença de fibras nessa fruta.

14. Prevenção do câncer de cólon:

As propriedades anti-cancerígenas das banana verde, já são bem conhecidas no mundo todo, principalmente na prevenção do câncer do cólon, porque aumenta o volume e textura das fezes acelerando o trânsito intestinal e facilitando a expulsão das fezes.

banana verde

Outros benefícios da banana verde para saúde:

  • Essa fruta combate as doenças cardiovasculares, pois melhora a circulação sanguínea nas artérias;
  • O potássio presente nessa fruta ajuda a controlar a compulsão por doces, situação comum no período menstrual;
  • Contém carboidratos e proteínas, que irão fornecer energia para os exercícios e para a recuperação muscular;
  • Foi observado que o consumo dessa fruta causa menor secreção de insulina no organismo;
  • O amido resistente presente na polpa dessa fruta aumenta a barreira do organismo contra substâncias maléficas e causadoras de doenças;
  • É recomendável o consumo de banana verde caso tenham acabado de terminar um tratamento baseado em antibióticos, pois estes podem ter enfraquecido a flora intestinal.
Sair da versão mobile