Frutas

Tamarindo: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 05/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
tamarindo beneficios

O tamarindo é rico em diversos nutrientes que colaboram para nossa saúde em de forma geral, é originário da África e tem muitas utilizações no mundo moderno. A sua arvore é usada para fazer móveis, e as sementes do tamarindo são extraídas por seu óleo. A polpa do tamarindo é utilizada por muitos países para fins culinários e medicinais.

tamarindo beneficios

Devido aos muitos benefícios do tamarindo para saúde, ele foi cultivado e plantado em quase todas as zonas subtropicais e tropicais do mundo. A partir de hoje, o maior produtor de Tamarindo é a Índia, onde foi exportado para as áreas circundantes, como países do Sudeste Asiático e até o México.

Valor nutricional:

Devido aos seus valores nutricionais e benefícios para a saúde, o tamarindo tem sido conhecido como uma mercadoria muito valiosa no mundo. Os nutrientes mais conhecidos do Tamarindo são:

  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina B
  • Cálcio
  • Ferro
  • Fósforo
  • Potássio
  • Manganês
  • Fibras dietéticas

Benefícios do tamarindo:

1. Combate a inflamações:

Como um remédio herbal, o tamarindo foi usada pela humanidade por um longo tempo. O tamarindo alivia a dor articular causada pela inflamação, reumatismo, artrite e gota. Uma pesquisa constatou que as tamarindos que foi capaz de reduzir essas dores devido aos agentes anti-inflamatórios. As propriedades anti-inflamatórias são supostamente produzidas pelos óleos essenciais da fruta, de acordo com algumas pesquisas.

2. Diabetes:

Um extrato é capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue em seu corpo, bem como reparar o dano ao tecido pancreático geralmente encontrado em pessoas com diabetes. Como todos sabemos, o carboidrato é a principal fonte de glicose que é convertida e armazenada pelo corpo como gordura e açúcar.

3. Melhorar o sistema digestivo:

O tamarindo tem sido usado como um laxante desde a antiguidade devido à sua alta quantidade de ácido tartárico e conteúdo de fibra alimentar.

O tamarindo também estimula a atividade biliar dentro do corpo, ajudará o corpo a dissolver e digerir todos os seus alimentos consumados mais rapidamente do que o normal. É por isso que a maioria das pessoas com constipação severa tem usado como um remédio natural para aliviar seu sofrimento.

4. Ajuda na perda de peso:

O tamarindo contém várias substâncias que oferecem excelentes benefícios quando usados ​​como ingrediente ou tempero para cozimento. Entre eles, está o ácido hidroxicítrico ou o HCA, que é conhecido por ter uma relação com a perda de peso devido à sua capacidade de estimular a amilase, uma enzima em nosso organismo responsável por transformar o carboidrato em gordura e armazená-lo.

Além disso, a fruta de tamarindo também é rica em fibras e outras vitaminas essenciais, mas não contém gordura, tornando-se uma das melhores práticas para aqueles que desejam perder peso. Além disso, o tamarindo também pode ser usado como um supressor do apetite pois aumenta a quantidade de serotonina em nosso corpo.

5. Circulação de sangue:

Como a fruta do tamarindo contém uma grande quantidade de ferro, cerca de 10% das necessidades diárias em uma porção, consumi-la diariamente pode garantir uma circulação sanguínea apropriada. Isso, por sua vez, proporciona um bom funcionamento dos músculos e outros órgãos, devido à oxigenação transportada pelos glóbulos vermelhos.

Como seu corpo pode ter anemia como resultado da falta de ferro, uma dose saudável de ferro diariamente pode impedir que isso ocorra, evitando sintomas de anemia, como fadiga, dores de cabeça, problemas de estômago e fraqueza.

6. Fortalece o nervo:

Outro elemento importante contido na fruta é o complexo de Vitamina B. Uma das partes mais importantes das vitaminas do complexo B é a tiamina, que pode ser encontrada na fruta. A tiamina é essencial para melhorar as funções musculares e nervosas, o que, por sua vez, aumentaria os reflexos e manteria o corpo forte e saudável.

7. Previne de úlceras:

Graças aos compostos polifenólicos contidos na fruta do tamarindo, ela pode ser usado como uma excelente proteção para úlceras. Úlceras são feridas dolorosas que acontecem dentro do estômago e sistema digestivo. Mastigar a polpa de tamarindo misturada com algumas plantas, como a hortelã, pode ser um remédio incrível para aliviar as feridas das úlceras.

8. Aumento da imunidade:

Outro ótimo uso do tamarindo é melhorar e aumentar as capacidades imunológicas. Devido à alta quantidade de Vitamina C. e outros antioxidantes, o consumo de tamarindo pode impedir que as infecções microbianas e fúngicas prejudiquem seu corpo, garantindo sua saúde corporal.

Alguns estudos também revelam que o tamarindo contém alguns efeitos antissépticos e antimicrobianos que podem evitar que parasitas e outros organismos prejudiciais se infiltrem e se reproduzam em seu corpo. Outras fontes declararam que as tamarindos foram capazes de reduzir o número de crianças infectadas com vermes estomacais em áreas tropicais.

9. Combate ao câncer:

Como afirmado anteriormente, o tamarindo contém uma quantidade de antioxidantes. Os antioxidantes são considerados um dos principais elementos de combate e redutora dos efeitos do câncer. Em um estudo, o extrato de tamarindo era conhecido por aliviar com sucesso o efeito de um câncer de rim devido aos seus antioxidantes.

10. Combate a feridas:

Os benefícios do tamarindo não vem apenas da fruta, mas também das folhas e cascas da planta. Durante bastante tempo, elas foram usadas por vários países em todo o mundo para curar feridas abertas e lesões.

Os pesquisadores alegaram que isso é atribuído as propriedades antissépticas e antibacterianas da casca e a folha, o que certamente é essencial para fechar uma ferida e acelerar o processo de regeneração do seu corpo.

11. Fortalecer o coração:

O tamarindo é uma fruta benéfica para o coração. Esta fruta reduz com sucesso o colesterol ruim, ao mesmo tempo que aumenta os bons, graças à presença de flavonoides, fenóis e outros antioxidantes contidos na fruta.

O alto teor de potássio encontrado no tamarindo também evita o acúmulo cumulativo de triglicérides e auxilia na redução da pressão sanguínea, diminuindo efetivamente a carga sobre o sistema cardiovascular.

12. Bom para saúde da pele:

Para as pessoas que se preocupam com a pele, o tamarindo é um excelente protetor de pele natural. O alfa hidroxiácido ajuda o corpo na limpeza dos poros entupidos e a remoção das células mortas da pele, rejuvenescendo o tecido regenerando células novas da pele.

É por isso que as pessoas têm usado o tamarindo tradicionalmente aplicando no rosto e na pele para reduzir a acne e limpar os rostos. O tamarindo é capaz de proteger a pele contra os raios ultravioleta nocivos do sol, o que pode causar outras doenças graves como o câncer.

13. Alivio da Dor de Garganta:

Outra característica benéfica do tamarindo é que ela pode ser usada como alívio da garganta, especialmente quando você sofre de tosse desagradável, asma, frio ou outras problemas alérgicos. Graças aos conteúdos anti-histamínicos de um tamarindo, você pode lidar com essa doença de forma mais eficaz.

14. Protege o fígado:

Os benefícios do tamarindo para saúde também incluem o aumento da proteção do fígado. Isso é extremamente importante, especialmente para aqueles que sofrem de alcoolismo crônico ou que possui um fígado danificado pelo seu consumo excessivo, uma vez que o consumo diário de tamarindo pode reverter essa situação.

15. Promove a saúde óssea:

O tamarindo contém uma ampla quantidade de minerais, cujo é importante para o crescimento e a saúde do osso.

16. Contra picadas de insetos:

As pessoas têm usado o tamarindo como um antídoto natural para erupção cutânea causada por picadas de insetos.

17. Atrasa a progressão da fluorose:

Consumir cinco gramas de polpa de tamarindo duas vezes por dia pode retardar a progressão da fluorose. Os resultados serão visíveis após 3 a 4 semanas de consumo.

18. Contra a hanseníase

No passado, as pessoas usaram as infusões da raiz e casca de tamarindo para tratar as pessoas que sofrem de lepra.

19. Alivio da Febre

As pessoas que sofrem de doenças febris podem usar uma mistura de chá de ervas feita das folhas.

Outros Benefícios Para Saúde:

  • é eficiente contra a deficiência de vitamina C.
  • age como antisséptico natural.
  • esta bastante presente na medicina alternativa.
Sair da versão mobile