Frutas

Marmelada Brava Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
marmelada brava

A marmelada brava possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo, é fruto de uma árvore chamada de curasarna. Esta árvore é originária das regiões próximas do Mar Mediterrâneo e dos Estudos Unidos, sendo que atualmente pode ser encontrada nos trópicos e nos sub-trópicos.

Sua origem é atribuída às regiões mediterrâneas e aos Estados Unidos da América, ocorrendo amplamente nos trópicos e sub-trópicos. A marmelada brava é usado no Brasil, de várias formas e como planta medicina, devido aos seus efeitos diuréticos e anti-inflamatórios das vias urinárias.

marmelada brava

Valor nutricional:

Atua como uma fonte fácil para adquirir vitaminas como A, C, K, B6 e ácido fólico. Além disso, em termos de minerais, é uma boa fonte de cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre.

Benefícios da marmelada brava para saúde:

1. Auxilia na perda de peso:

A marmelada brava é baixo em calorias mas elevada na fibra dietética. Além disso, uma porção de 100 gramas contém apenas 57 calorias. Também é pobre em gordura saturada, Sódio e colesterol. Todas estas qualidades tornam uma escolha incrível para perda de peso e saúde geral.

2. Trata úlceras:

Os fenólicos presentes na marmelada brava são eficazes no alívio de úlceras gástricas. Além disso, o suco também é benéfico para pessoas que sofrem de úlceras gástricas. Ele também ajuda no tratamento de úlceras pépticas pois ele acalma o trato gastrointestinal.

3. Possui propriedades antioxidantes:

Possui propriedades antioxidantes surpreendentes devido à presença de compostos polifenólicos. Além disso, estes antioxidantes lutam contra os radicais livres presentes no corpo, retardando o processo de envelhecimento, bem como a prevenção de doenças cardiovasculares e derrames.

4. Controla o colesterol:

O consumo regular da marmelada brava ajuda a diminuir o LDL ou colesterol ruim no sangue, mantendo o coração saudável.

5. Combate o câncer:

As propriedades antioxidantes ajudam e destroem as células cancerosas malignas. Além disso, estes taninos protegem as membranas mucosas dos cancros, ligando-se a toxinas e produtos químicos causadores de câncer no cólon.

6. Combate os radicais livres:

As propriedades da marmelada brava ajudam o corpo a lutar contra os radicais livres e destroem as células cancerosas malignas. Além disso, os grânulos na polpa contêm compostos adstringentes conhecidos como taninos, catequina e epicatequina. Estes taninos protegem as membranas mucosas dos cancros, ligando-se a toxinas e produtos químicos causadores de câncer no cólon.

7. Auxilia nas dietas:

É baixa em calorias mas elevada na fibra dietética. Uma porção de 100 gramas contém apenas 57 calorias. Além disso, também é pobre em gordura saturada, Sódio e colesterol. Todas estas qualidades tornam uma escolha incrível para perda de peso e saúde geral.

8. Atua como um agente antiviral:

Uma pesquisa mostrou que a marmelada brava é rico em propriedades anti-viral. Além disso, os fenólicos encontrados possuem atividade anti-gripe forte, bem como propriedades antioxidantes. Ele ajuda a proteger contra resfriados e outros patógenos virais.

9. Auxilia nos cuidados íntimos:

Também é recomendado para cuidados íntimos das pessoas, como candidíase e herpes de pele. Além disso, isso se deve as suas propriedades fungicidas que ajudam a tratar inflamações vaginais causadas por fungos.

10. Trata doenças do estômago:

A marmelada brava é um eficaz remédio para enjoos. Além disso, quando misturado com mel, pode ajudar a tratar a colite, diarreia, constipação e infecções intestinais. O xarope é usado para tratar hemorroidas.

benefícios da marmelada brava

11. Atua como anti-inflamatório:

A fruta madura da marmelada brava é uma fonte rica da vitamina C, contribuindo com quase 25% da quantidade diária recomendada. Além disso, a vitamina C ajuda a aumentar a imunidade e auxilia no tratamento de condições inflamatórias. Ele também possui propriedades anti-alérgicas. Além disso, o fruto e o extrato de suas sementes podem ser usados para tratar dermatite atópica e cistite.

12. Cura as doenças do fígado e olho:

O consumo regular da marmelada brava é benéfico para aqueles que sofrem de doenças do fígado e olho. Além disso, na China, as sementes embebidas e cozidas são usados para preparar uma geleia, que pode acalmar problemas oculares, dor de garganta e inflamação das membranas mucosas.

13. Beneficia a garganta:

As sementes são eficazes na cura rouquidão da garganta e traqueia, bem como outras doenças. Além disso, seu óleo impede a transpiração, fortalece o coração e fortalece o fígado e estômago.

Sair da versão mobile