Frutas

Nêspera Chinesa Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
nespera chinesa

A Nêspera Chinesa árvore frutífera que recebe o nome é comum na região de florestas tropicais no sudeste da China, espalhando-se posteriormente pelo mundo. É também conhecida como ameixa, maltês japonês ou ameixa japonesa.

Aparece nas árvores até o final do inverno no Japão, e sua colheita ocorre em junho. A época de colheita varia, no entanto, de acordo com as regiões onde é cultivada. Amadurecem, de uma forma geral, antes da colheita e têm uma textura bastante macia. Suas sementes não são comestíveis e devem ser descartadas, pois podem conter tóxicos cianogênicos-glicosídeos.

nêspera chinesa

Valor nutricional da nêspera chinesa:

Atua como uma fonte fácil para adquirir vitaminas como A, C, K, B6 e ácido fólico. Em termos de minerais, é uma boa fonte de cálcio, silício, Ferro, manganês, Potássio e cobre.

Benefícios da nêspera chinesa para saúde:

1. Promove a saúde da pele:

A nêspera chinesa é rica em vitamina A, sendo está uma das vitaminas que ajuda na proteção da pele. Além disso, contém uma boa quantidade de antioxidantes que protegem o envelhecimento precoce.

2. Regula o colesterol:

A pectina da nêspera chinesa também foi mostrado a reduzir os níveis de colesterol no sangue, diminuindo a sua re-absorção no cólon por ácidos biliares resultantes da sua excreção do corpo de ligação.

3. Promove a saúde olhos:

Frescas contêm uma boa quantidade de vitamina A, sendo esta uma vitamina benéfica para a saúde dos olhos. Além disso, possui uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam na proteção dos olhos. Ela também é eficaz em evitar danos da retina. Além disso, assim, melhora a visão do olho e proteção contra catarata e degeneração macular.

4. Controla o colesterol:

O consumo regular da nêspera chinesa ajuda a diminuir o LDL ou colesterol ruim no sangue, mantendo o coração saudável.

5. Trata as doenças do estômago:

A nêspera chinesa é um eficaz remédio para enjoos. Quando misturado com mel, pode ajudar a tratar a colite, diarreia, constipação e infecções intestinais. O xarope é usado para tratar hemorroidas.

6. Combate o câncer:

As propriedades antioxidantes da nêspera chinesa ajudam o corpo a lutar contra os radicais livres e destroem as células cancerosas malignas. Além disso, os grânulos na polpa contêm compostos adstringentes conhecidos como taninos, catequina e epicatequina.

Estes taninos protegem as membranas mucosas dos cancros, ligando-se a toxinas e produtos químicos causadores de câncer no cólon.

7. Promove uma boa digestão:

A pectina é um tipo particular de fibra dietética encontrada na nêspera chinesa, que pode auxiliar na digestão. A fibra dietética pode aumentar e estimular o movimento peristáltico, que ajuda com a regularidade dos movimentos intestinais. Além disso, se você sofre de prisão de ventre, diarreia, cólicas, inchaço, ou outros distúrbios de estômago, a fibra dietética pode melhorar a saúde do seu intestino.

8. Atua como um agente antiviral:

Uma pesquisa mostrou que a nêspera chinesa é rico em propriedades anti-viral. Além disso, os fenólicos possuem atividade anti-gripe forte, bem como propriedades antioxidantes. Ele ajuda a proteger contra resfriados e outros patógenos virais.

9. Regula a pressão arterial:

A nêspera chinesa contém uma boa quantidade de Potássio que é necessário para manter sobre controle os níveis de sódio. Além disso, o Potássio é necessário para manter os níveis de fluido em equilíbrio.

Portando, ajuda a manter a pressão arterial sobre controle e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco. ela também contém minerais como o Manganês, magnésio, Ferro, Cobre e vitamina A que ajudam a manter a pressão sanguínea em controle.

10. Fortalece os ossos:

Perder a densidade mineral óssea é um grande problema para muitas pessoas à medida que envelhecem, especialmente para mulheres pela menopausa. Além disso, felizmente, a nêspera chinesa foi mostrada para evitar a perda de densidade óssea em várias partes do corpo, devido a sua rica mistura de vitaminas, nutrientes e componentes químicos com efeitos hormonais.

11. Atua como anti-inflamatório:

A fruta madura da nêspera chinesa é uma fonte rica da vitamina C, contribuindo com quase 25% da quantidade diária recomendada. Além disso, a vitamina C ajuda a aumentar a imunidade e auxilia no tratamento de condições inflamatórias. Ele também possui propriedades anti-alérgicas. O fruto e o extrato de suas sementes podem ser usados para tratar dermatite atópica e cistite.

12. Beneficia o sistema circulatório:

Altos níveis de Ferro na dieta são importantes para evitar anemia. O Ferro é encontrado em altas concentrações na nêspera chinesa. Além disso, oFerro é um elemento necessário da hemoglobina.

Que transporta células vermelhas do sangue oxigenadas por todo o corpo, aumentando assim a circulação. Isso pode acelerar a cicatrização, aumentar a energia e garantir que todos os seus órgãos trabalhem em plena capacidade.

13. Auxilia na perda de peso:

A nêspera chinesa possui um baixo calor calórico, porém esta também contém uma boa quantidade de fibras alimentares. Portanto, dietas ricas em fibras ajudam a suprimir o apetite e a aumentar o metabolismo, promovendo assim, a perda de peso.

benefícios da nêspera chinesa

Outros benefícios da nêspera chinesa:

  • Também identificada como ameixa do Pará, a nêspera chinesa auxilia no ataque ao colesterol ruim e combate a retenção de líquido, em razão do seu potencial diurético;
  • Por ser rica em Ferro, Manganês, cobre, magnésio e coleto é um alimento que quando consumido estimula a produção de glóbulos vermelhos;
  • Costuma ser colhida e disponibilizada entre Março e Setembro e São Paulo é um dos principais produtores do alimento. Vale a pena comprar algumas.
Sair da versão mobile