Frutas

Abricó da praia Fruta: Para que serve, benefícios e uso

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
quais os benefícios do abricó da praia?

O abricó da praia contém minerais e vitaminas essenciais, como riboflavina, tiamina, vitamina C, niacina, ferro e cálcio. Também é uma grande fonte de fibra e energia. É consumido fresco, retirando a carne ou cortando em segmentos e adicionando-o à salada de frutas. Também poderia ser usado para fazer sorvete e suco. Além disso, possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O abricó da praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível, originária da África tropical.

Outros nomes populares: abiu da praia, balata, maracujá de árvore, abricoteiro, abricó-amarelo, abricó do brasil, abricoqueiro, albricoqueiro. Possui frutos comestíveis ao natural, e com propriedades medicinais. A madeira é usada em construção civil e naval, em carpintaria.

quais os benefícios do abricó da praia?

Frutos esféricos de 4-5 cm de diâmetro, de casca amarela lisa, recobrindo uma polpa igualmente amarelada, cremosa e doce. A árvore mede cerca de 5-7 m em cultivo, possui folhas grossas e brilhantes, além de copa globosa.

Os frutos do abricó da praia podem ser consumidos frescos, ou melhor ainda, batidos com leite, em uma “vitamina” que adquire a consistência da de abacate. A árvore é muito utilizada em paisagismo, principalmente em cidades praianas, pois é muito tolerante aos ventos marítimos.

Quais os benefícios do abricó da praia?

1. Protege contra os radicais livres:

Contém nutrientes e poderosos antioxidantes, por isso um dos benefícios do abricó da praia é ajudar a proteger o corpo de atividade de radicais livres e danos às células.

Pesquisas recentes comprovam que suas sementes combate o câncer devido ao seu teor laetrile. Laetrila, também conhecida como vitamina B17, é uma substância controversa encontrada em sementes.

2. Rico em ribras:

Os benefícios são muitos por ter alta quantidade de fibras que existem nos abricó da praia oferecem uma variedade de benefícios à saúde.

É também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.

3. Previne doença ocular:

São ricos em vitamina A e carotenoides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.

4. Ajuda na formação da hemoglobina:

Alem disso, o abricó da praia contêm uma boa quantidade de ferro e de cobre, os damascos podem contribuir para a formação da hemoglobina.

5. Mantém peso estável:

Essas deliciosas frutinhas tem um baixo teor calórico, fonte de alimento rico em nutrientes que pode ser um ótimo complemento para qualquer programa de perda de peso. Além disso, as fibras presente, podem ajudar a manter um nível de peso saudável.

6. Contém antioxidantes:

Ele, é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção.

7. Previne doenças:

O beta caroteno encontrado no abricó da praia é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.

8. Ajuda na saúde óssea:

Um dos benefícios  é que ele é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea.

o abricó da praia previne várias doenças

 

9. Combate infecções:

Os frutos de abricó da praia contêm vitamina C, outro antioxidante natural. Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio.

10. Auxilia na saúde cardiovascular:

O beta caroteno encontrado no abricó da praia e agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue

Apesar de ser consumido de forma natural, é preciso tomar cuidado com sua casca e a polpa do abricó, pois estas contêm substâncias fortes, amargas e acres que podem, em contato com os lábios ou a língua, causar mal-estar que permanece por algumas horas.

Sair da versão mobile