Frutas

Goiaba branca: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
beneficios da goiaba branca

Os benefícios da goiaba branca que a maioria das pessoas desconhece, pois, possui ricas propriedades medicinais que favorecem toda a nossa saúde, nos proporcionando bem estar. Com cheiro marcante e sabor muito agradável uma mistura de doce e azedinho é uma fruta originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo.

benefícios da goiaba branca

A polpa da goiaba branca é suculenta e branca, mas existem também outras variedades de goiaba como as rosas, amarelas e vermelhas. As sementes distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde é bastante firme e conforme amadurece se torna macia e mais sensível.

Valores nutricionais:

A goiaba branca é extremamente rica em vitamina C, 100g contém 80 mg da vitamina, quase o dobro da recomendação diária pela legislação brasileira. O potássio também se destaca, pode chegar a mais de 400 mg em 100g, até mais do que a banana. Contém ainda, vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres.

Benefícios da goiaba branca para saúde:

1. Redução do colesterol ruim:

Um estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa do Coração (Índia) mostrou que as pessoas que comiam 5-9 goiaba branca por dia durante três meses, reduziram o colesterol em 10%, os triglicéridos de tensão de 8% sangue de 9.0 / 8.0 mm Hg , enquanto melhora o colesterol HDL ( “bom”) em 8%.

2. Combater o diabetes:

Esse é um dos interessantes benefícios da goiaba branca. Ela possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.

3. Contra o câncer:

vitamina C, licopeno, quercetina e polifenóis. Todos esses compostos presentes na goiaba branca são potentes antioxidantes e fazem com que a fruta seja um poderoso alimento na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, de mama, de pele, de cólon e pulmonar. Além disso, estudos utilizando extrato da fruta já comprovaram em laboratório atividade antitumoral.

4. Renovação da pele:

Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes presentes na goiaba branca, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular.

5. Saúde do coração:

É rica em potássio, um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos Ela ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos.

A reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

6. Saúde dos olhos:

Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba branca é muito rica em vitamina A, em 100g encontramos cerca de 20% das recomendações diárias. A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degeneração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

goiaba branca

7. Desenvolvimento fetal:

Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba branca é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês .

8. Contra inflamações:

Ainda possui efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso o suco feito com elas pode ser usado para dores de dente e infecções bucais e outros tipos de inflamações.

9. Hidratar a pele:

Várias substâncias presentes na goiaba branca ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele.

10. Contra o estresse:

Também contém magnésio. Esse mineral atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse. Sua deficiência nutricional também ajuda a piorar o estresse. Assim consumir goiaba regularmente pode ajudar no controle da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

11. Aumento da imunidade:

A incrível quantidade de vitamina C fornecida pela goiaba branca, cerca de 4 vezes mais que a laranja, ajuda a reforçar o sistema imune, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

12. Contra a constipação:

É extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

Então, confira no vídeo abaixo outros benefícios da goiaba branca para saúde:

Outros benefícios da goiaba branca para saúde:

  • Possui uma das maiores quantidades de vitamina C e ferro entre as frutas, e ambos provaram ser preventivos contra resfriados e infecções virais.
  • Além disso, alimentos, tais como calorias são ricas em pectina e parece reduzir a quantidade de colesterol que circula no sangue.
  • Estudos ainda apontam que além de auxiliar o controle, pode ter ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
  • Além disso, comer goiaba branca periodicamente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tempo e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável.
  • É muito útil para aliviar tosse e resfriados, reduzindo o muco, desinfetando o trato respiratório, garganta e pulmões e inibindo a atividade microbiana com suas propriedades adstringentes.
  • Além disso, contém grande quantidade de potassio e calcio o que ajuda a combater e prevenir a artrite.
  • É rica em vitamina C que ajuda a combater os radicais livres.
  • Além disso, uma boa fonte de cobre, que é uma parte importante da regulação do metabolismo da tireoide.
  • De fato, tem a capacidade para destruir as bactérias, os fungos e ameba que podem ser encontrados no corpo.
  • Além disso, é usada para ajudar a curar feridas. Eles também têm grande poder no nível anestésico dental.
Sair da versão mobile