Frutas

Lima doce: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
beneficios da lima doce

lima doce contem muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. A lima, cientificamente conhecida como Citrus aurantifolia, é uma fruta cítrica muito utilizada na medicina, principalmente por conseguir fazer o que muitos medicamentos especializados não podem. Existem muitas variedades de limas encontradas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais e nos climas mediterrânicos.

lima doce

A lima doce é mais semelhante com limão em tamanho, espessura e cor da pele, é distinguida sobretudo pela sua muito baixa adstringência e os mamilos característicos em ambas as extremidades. A árvore da lima doce pode chegar a oito metros de altura.

Benefícios da lima doce para saúde:

1. Age como antioxidante:

A lima doce é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

2. tratar hipertensão:

A lima doce diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

3. Ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos:

A vitamina C presente na lima doce ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

4. Fortalece a imunidade:

Pelo fato de esta fruta ser muito rica em vitamina C, lima doce é considerada uma importante amiga das defesas imunológicas, ou seja, diminui a incidência de diversas doenças como infecções, inflamações, gripes, resfriados etc. Além disso, é indispensável que os níveis de vitamina C estejam sempre adequados no organismo, evitando uma série de complicações oriundas da carência desta substância.

5. Ajuda no tratamento da anemia:

Graças também à vitamina C, que atua no organismo potencializando a absorção do ferro contido nos alimentos, a ingestão dos sucos ou até mesmo na lima doce in natura ajuda no tratamento natural da anemia, uma doença ocorrida em virtude da baixa quantidade de glóbulos vermelhos.

6. Auxilia no tratamento de infecções de urina:

Devido à boa concentração de potássio e vitamina C nesta fruta, a lima doce contribui para limpar os rins e eliminar as bactérias causadoras das infecções urinárias, que geralmente causam terríveis desconfortos como ardor ao urinar.

7. Ajuda emagrecer:

Em virtude da elevada quantidade de fibras contidas na lima doce, contribui para o processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo.

8. Regula o intestino:

Também devido às fibras presentes nesta saborosa fruta, o consumo regular dela ajuda imensamente na atividade intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções e demais doenças no aparelho excretor.

beneficios da lima doce

9. Combate doenças respiratórias:

Embora poucas pessoas saibam disso, o óleo obtido desta fruta é muito utilizado pela indústria farmacêutica para fabricação de medicamentos que tratam a congestão nasal.

Além disso, o óleo de lima doce também é usado como vaporizador, inalador e bálsamo, aliviando os sintomas típicos das doenças respiratórias.

10. Ajuda a rejuvenescer:

Tanto pela vitamina C quanto pelas demais substâncias contidas na lima doce, ela atua de forma muito favorável para o rejuvenescimento dos olhos, cabelos, pele e unhas.

O motivo disso é que a lima doce é rica em antioxidantes, substâncias que naturalmente inibem os efeitos do processo de envelhecimento.

11. Tratamento de sangramentos na gengiva:

De maneira geral, os sangramentos ocorridos na gengiva estão associados à carência de vitamina C. A lima doce, além de fornecer as quantidades recomendadas desta importante vitamina, não é tão ácida quanto a laranja, fazendo com que as gengivas gradativamente fiquem 100% saudáveis.

12. Auxilia no tratamento de ulceras estomacais:

Tanto no caso de úlceras estomacais, quanto hemorroidas e feridas na pele, o consumo dessa fruta ajuda a combater a grande causa dessas doenças: a inflamação.

13. Promove uma pele saudável:

Embora poucas pessoas saibam disso, a lima doce é uma das melhores aliadas naturais para uma pele saudável, já que ela diminui a oleosidade, hidrata, purifica naturalmente os poros e favorece uma aparência muito mais jovial.

14. Favorece uma limpeza dos rins:

Por conter propriedades diuréticas, ou seja, que favorecem a atividade urinária e consequentemente eliminam as toxinas do organismo, a lima doce atua na limpeza dos rins, tornando-os mais saudáveis e menos suscetíveis à presença de pedras e bactérias.

15. Diminui problemas estomacais:

O consumo regular da fruta lima é de grande valia para as pessoas que sofrem de problemas estomacais em virtude do excesso de acidez, incluindo uma doença chamada de refluxo.

Essa fruta ajuda equilibrar a quantidade de ácidos presentes no estômago, atuando como um bálsamo no organismo.

16. Combate a insônia:

Em virtude das propriedades calmantes da lima doce, ela atua como uma grande aliada para boas noites de sono, auxiliando também no tratamento natural da ansiedade e até mesmo depressão.

17. Auxilia no tratamento da gota:

Devido aos flavonoides e à vitamina C presentes nesta fruta, ela é tida como uma poderosa aliada no tratamento da gota, um tipo de doença reumatológica associada ao excesso de toxinas ou ácido úrico no organismo.

O motivo disso é que os flavonoides e vitamina C atuam desintoxicando o organismo, combatendo firmemente os radicais livres causadores dessa doença.

18. Regula o intestino:

Também devido às fibras presentes nesta saborosa fruta, o consumo regular dela ajuda imensamente na atividade intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções e demais doenças no aparelho excretor.

lima

19. Contra o envelhecimento:

Tanto pela vitamina C quanto pelas demais substâncias contidas nesta fruta, ela atua de forma muito favorável para o rejuvenescimento dos olhos, cabelos, pele e unhas.

Confira outros benefícios da lima doce para saúde:

  • Trata Hemorroidas;
  • Ajuda na Cicatrização;
  • Limpa as Artérias;
  • Previne Problemas nos Rins;
  • Combate o Estresse;
  • Rico em Potássio;
  • É fonte de vitamina C;
  • Elimina Toxinas Nocivas do Organismo;
  • Combate Várias Inflamações;
  • Purifica os Poros da pele.
Sair da versão mobile