Frutas

Abacaxi: Para que serve, valor nutricional, benefícios e receitas

Por Alan Costa, em 14/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
quais os benefícios do abacaxi?

O abacaxi é embalado com vitaminas e nutrientes que o tornam uma fruta especialmente poderosa, não apenas saborosa, mas ótima para sua saúde. Além disso, o abacaxi possui uma grande quantidade de nutrientes para o corpo. Todos amamos Abacaxis por sua suculência e sabor vibrante. Esta fruta doce e azedo é, sem dúvida, uma das frutas tropicais mais populares. Além de maçãs e pêssegos, os Abacaxis são as frutas mais populares. Cada fruta tem um “olho” que é a marcação espinhosa áspera na superfície da fruta.

quais os benefícios do abacaxi?

Um Abacaxi tem uma forma cilíndrica com uma pele escamosa verde, marrom ou amarela e um monte de folhas verde-azuladas no topo, que se assemelham a uma coroa. A carne interna é fibrosa e suculenta e varia em tonalidade de branco cremoso a amarelo.

A área perto da base da fruta tem um sabor mais doce e uma textura mais macia, pois possui um teor de açúcar maior. Estas deliciosas frutas suculentas são usadas tanto em formas frescas e cozidas em uma ampla variedade de cozinhas, incluindo saladas, geleias, sorvetes, smoothies, bolos, etc. Então, confira Os 15 Benefícios do Abacaxi Para Saúde:

Valor nutricional:

Os Abacaxis têm um rico perfil nutricional composto de vitamina C, vitamina B1, vitamina B6, folato manganês, cobre e fibra dietética. Calorias e gordura: os Abacaxis são ricos em calorias com um copo servindo 82 calorias.

Cada copo de Abacaxi contém 21,7 gramas de carboidratos. Também contém 16,3 gramas de açúcar, dos quais cerca de 10 gramas são sacarose, enquanto o resto é uma combinação de glicose e frutose. É baixo em gordura e proteína, proporcionando menos de 1 grama por copo.

  • Minerais: o Abacaxi também contém quantidades significativas de minerais como manganês, cobre, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco. Uma xícara de Abacaxi fresco contribui com 85% e 67% da quantidade diária recomendada para mulheres e homens, respectivamente. Também fornece 20% da quantidade diária recomendada de cobre e 9% do valor diário recomendado de potássio. Outros minerais estão presentes em pequenas quantidades.
  • Vitaminas: os Abacaxis são ricos em vitaminas solúveis em água com uma xícara fornecendo 100% e 88% da quantidade diária recomendada de vitamina C para mulheres e homens, respectivamente. Também fornece 14% do valor recomendado de vitamina B6, 10% para tiamina e mais de 5% de para niacina, ácido pantotênico e folato. É baixo em vitaminas solúveis em gordura, fornecendo menos de 2% do valor diário recomendado de vitamina D, vitamina E e vitamina K.
  • Fibra Dietética: uma xícara de Abacaxi fornece 2,3 gramas de fibra, que é 8,2% da quantidade diária recomendada.

Quais os benefícios do abacaxi?

1. Trata tosse e frio:

Os Abacaxis são uma rica fonte de vitamina C e consumi-los podem ajudar a combater os vírus que causam frio e tosse. Eles contêm uma “bromelina” antioxidante natural que ajuda na supressão da tosse e afrouxamento do muco. Beber suco de Abacaxi ajuda a aliviar a dor de garganta.

2. Fortalece os ossos:

A vitamina C e outros antioxidantes presentes nos abacates estão envolvidos na síntese de colágeno. Os Abacaxis também contêm manganês, o vestígio necessário para construir ossos e tecidos conjuntivos. Assim, essas frutas podem ajudá-lo a construir e manter ossos fortes e a pele bonita.

3. Para gengivas saudáveis:

O escorbuto é uma doença que causa sangramento de gengiva. O alto teor de vitamina C desta fruta suculenta ajuda no mantimento do escorbuto e outras doenças da gengiva afastada. Comer abacates também ajuda no fortalecimento das gengivas e mantimento dos dentes saudáveis e fortes.

4. Para degeneração macular:

A degeneração macular é uma doença causada por dano da retina, resultando em perda de visão em adultos. O consumo de Abacaxi pode reduzir o risco desta doença em até 36%, pois contém betacaroteno, o que é bom para visão.

5. Para saúde digestão:

A enzima bromelina presente no Abacaxi facilita a digestão dos alimentos, dividindo as partículas de proteína. Também ajuda na neutralização dos fluidos para evitar que se tornem muito ácidos. Essa enzima maravilhosa também regula as secreções no pâncreas facilitando a digestão.

6. Combate a dor e inflamação:

Bromelina em Abacaxis é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam na gestão da dor, inflamação e desconforto associados à artrite, gota, síndrome do túnel do carpete e cirurgia. Além disso, o manganês ajuda a melhorar essas condições, fortalecendo os ossos.

7. Para saúde renal:

O Abacaxi contém potássio que ajuda no funcionamento dos rins.

8. Trata transtornos menstruais:

Muitas mulheres sofrem de várias doenças menstruais. Alguns desses distúrbios podem ser incapacitantes – tanto fisicamente como mentalmente. É acreditado que a bromelina no Abacaxi proporciona alívio de cólicas menstruais dolorosas e outros sintomas menstruais.

9. Para pele:

Graças a uma abundância de vitamina C, o Abacaxi, como outras frutas, também é benéfico para pele.

10. Deixa a pele macia:

Sendo um excelente emoliente de pele, o Abacaxi ajuda no rejuvenescimento e limpeza da pele. Você pode esfregar uma fatia de Abacaxi em seus joelhos, cotovelos e pés para suavizar a pele e limpar as manchas escuras.

abacaxi combate o envelhecimento

11. Combate o envelhecimento:

A falta de colágeno é responsável por causar sinais de envelhecimento, como rugas. Conforme mencionado anteriormente, os Abacaxis são ricos em vitamina C que auxiliam a formação de colágeno, proporcionando assim a elasticidade necessária à sua pele. Para combater as rugas, faça uma mistura de suco de 1 xícara de suco de ameixa e 2 colheres de chá de leite de coco e aplique em seu rosto a cada 2 dias. Você também pode beber suco de Abacaxi para manter uma pele jovem e bonita.

12. Ajuda eliminar as rugas do pescoço:

As rugas do pescoço também são um sinal de envelhecimento. Você pode preparar uma pasta molhando 2 pedaços de Abacaxi com 1 clara de ovo e 1 colher de chá de mel. Aplique no pescoço de cima para baixo e deixe secando por 10 a 15 minutos. Em seguida, enxágue. Isso ajudará encher as rugas e atrasará o início de mais rugas.

13. Trata as espinhas e cravos:

Para espinhas e cravos, aplique uma pasta preparada combinando 2 colheres de chá de suco de Abacaxi com gel de aloe vera. Aplicar isso regularmente ajudará na eliminação das espinhas e cravos.

14. Para saúde pele oleosa:

Caso tenha pele oleosa, você pode preparar uma pasta misturando 1 colher de chá de suco de Abacaxi com 1 colher de chá de farinha. Aplique em seu rosto e deixe por 5 minutos até secar, depois enxágue. Isso irá controlar o excesso de óleo em seu rosto e proporcionar um brilho natural.

Receita de condicionador de cabelo:

Por que gastar muito dinheiro em condicionadores de cabelo com base em produtos químicos quando você pode fazer seu próprio condicionador natural em casa? Basta pegar ½ xícara de coco ralado, 2 colheres de sopa de pó de semente de feno-grego e 2 colheres de chá de suco de Abacaxi e fazer uma pasta. Aplique em seu cabelo antes de tomar banho. Isso tornará seu cabelo brilhante e estimulará o crescimento do cabelo.

Sair da versão mobile