Benefícios das Frutas

Damasco combate a prisão de ventre: veja 30 benefícios da fruta

Por Alan Costa, em 13/12/2017 (atualizado em 22/09/2021)
beneficios do damasco

damasco são pequenos frutos de cor laranja dourada pertencentes à família Rosaceae de árvores frutíferas, que incluem também pêssegos, ameixas e nectarina. Estas frutas estão disponíveis durante o verão, embora os damascos secos e enlatados estejam disponíveis durante todo o ano.

damasco

Os damascos têm uma pele aveludadas. Eles não são muito suculentos, mas têm um sabor suave e doce, que é um pouco almiscarado semelhante a ameixas.

O damasco é uma fruta nativa da Ásia, de formato redondo, cor laranja e sabor doce e aveludado, muito parecida com o pêssego em sua forma natural. As propriedades e benefícios do damasco para a saúde são muitos, já que a fruta é rica em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Benefícios do damasco para saúde:

1. Combater o câncer:

São ricos em antioxidantes que protegem nossos corpos dos radicais livres e danos às células. Os radicais livres são produzidos dentro do corpo devido à poluição, raios ultravioletas e fumaça. Eles impedem o processo normal do crescimento celular, provocando mudanças no DNA das células. Isto leva à formação de células cancerosas.

São ricos em vitaminas A e C, que são poderosos antioxidantes que combatem doenças cancerosas e impulsionam o sistema imunológico. Além disso, as sementes de damasco contêm um composto chamado B17 que pode combater o câncer.

2. Combate a prisão de ventre:

Os damascos contêm grandes quantidades de pectina e celulose que atuam como um laxante suave, auxiliando no tratamento da constipação. Os alperces são ricos em fibras, que é vital para a saúde do cólon e previne a constipação, que pode causar câncer de cólon. As fibras também são benéficas para a digestão e auxilia no equilíbrio do metabolismo do corpo.

3. Bom para saúde do coração:

Reduzem o risco de doenças cardiovasculares, pois são ricos em antioxidantes como vitamina C e licopeno. Estes antioxidantes reduzem o mau colesterol (LDL), minimizando o risco de ataque cardíaco e melhorando a saúde do coração.

4. Tratar a anemia:

O damasco é uma rica fonte de ferro, que desempenha um papel importante na formação de sangue, melhorando o fluxo sanguíneo e fluxo de energia. A deficiência de ferro pode causar anemia.

Além disso, também contém pequenas quantidades de cobre, que permite que o corpo absorva o ferro. Desta forma, o consumo prolongado de damascos ajuda na produção de hemoglobina que é muito útil para mulheres com fluxo pesado.

5. Perda de peso:

Os damascos são ricos em fibra dietética e baixo em calorias. Isso os torna uma adição adequada para o nosso programa de perda de peso.

6. Auxilia na saúde dos olhos:

Os damascos são rico em vitaminas A, C e E, bem como carotenoides que reduzem o risco de problemas de visão. Desta forma, elas melhoram a saúde ocular e previnem a degeneração macular.

7. Alivia a asma:

Os damascos são considerados benéficos para aliviar os sintomas de asma, tuberculose e bronquite.

8. Saúde dos ossos:

Os damascos são ricos em cálcio, que é vital para a formação e desenvolvimento dos ossos. Desta forma, comer damascos ajuda na manutenção da saúde óssea e previne problemas relacionados com os ossos.

9. Alivio da febre:

Os damascos são benéficos durante a febre. Você pode preparar um líquido de damasco e água, e diluí-lo com um pouco de mel. Isso aliviará a sede, a febre e limpará o sistema, além de proporcionar vitaminas e minerais ao corpo.

10. Gravidez:

Os damascos são benéficos para as mulheres grávidas, pois contêm vitaminas A, C e E, bem como minerais, como fósforo, silício, cálcio, ferro e potássio . As mulheres grávidas são frequentemente aconselhadas a consumir os damascos secos, uma vez que têm um elevado teor de ferro, que é importante para as mulheres grávidas para prevenir a anemia.

beneficios do damasco

11. Mantém o equilíbrio eletrolítico:

Os damascos contêm minerais, como potássio e sódio, que são vitais para manter o equilíbrio dos níveis de eletrólito. Isso é importante para o transporte de íons para todas as células do corpo. Ele também mantém o nível de fluido, que é importante para a contração muscular. Desta forma, o potássio e sódio ajudam na manutenção do nível de eletrólito.

12. É fonte de vitamina B17:

O óleo de damasco contém vitamina B17 que está presente nas sementes do fruto. Este nutriente pode ajudar na prevenção do câncer; O câncer do osso, cervical e pele podem ser prevenidos com a ajuda deste óleo maravilhoso. A vitamina B17 também é útil para diminuir e manter a pressão arterial.

13. Aliviar a artrite:

Como mencionado anteriormente, o óleo de damasco tem propriedades anti-inflamatórias. Isso torna altamente eficaz na redução dos sintomas da artrite. Ele também ajuda no alívio da dor e acalma as áreas afetadas.

14. Combater resfriados e gripe:

As propriedades naturais que o óleo de damasco contém ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Isso, por sua vez, ajuda o corpo a combater o resfriado e a gripe. Como ele mantém e suporta o sistema imunológico, seu corpo é protegido de um número de doenças diferentes também.

15. Cura a pele danificada:

O óleo de damasco é conseguido a partir das sementes secas do fruto. O efeito de amaciamento da pele podem ser atribuídos ao seu alto teor de vitamina C. Este óleo pode tratar uma variedade de problemas da pele sem proporcionar uma pele oleosa. É um hidratante excelente para cabelos, rosto e mãos e pode curar a pele danificada, sem efeitos colaterais indesejáveis.

16. Reduzir as rugas:

Uma máscara preparada das sementes de damasco ajuda a se livrar das velhas células mortas na superfície da pele e permite que estas células voltem a crescer. Esta ação esfoliante ajuda a se livrar de linhas finas e rugas pequenas, eliminando as células da superfície danificada da pele.

17. Mantém a elasticidade da pele:

O óleo de damasco ajuda a manter a clareza da pele, flexibilidade e elasticidade. Pode ser usado com outros óleos de fruta como uma máscara facial para amaciar sua pele. É frequentemente usado na massagem de aromaterapia devido aos seus efeitos revitalizantes e nutritivos sobre a pele.

18. Remove os cravos e espinhas: 

A máscara de damasco limpa profundamente a pele, removendo as  células mortas e cravos, bem como desobstruindo os poros. Desta forma, mantém a pele lisa e radiante, estimulando o crescimento de células frescas.

19. Tratamento de distúrbios da pele:

Rico em vitaminas C e A, o óleo de damasco é ótimo para a pele sensível. Suas propriedades anti-inflamatórias são eficazes para o tratamento de doenças da pele, como dermatite e eczema. Óleo de damasco em combinação com outros óleos essenciais tem um efeito calmante sobre as doenças da pele. No entanto, é aconselhável consultar um médico antes de usá-lo para evitar quaisquer efeitos secundários adversos. A carne de damascos é benéfica para limpeza da acne.

damasco beneficios

20. Remove manchas:

O óleo de damasco para saúde é útil para manter os sinais prematuros do envelhecimento afastada. As máscaras faciais de damasco podem ser eficazes para as eliminar manchas da pele sem nenhuns efeitos secundários qualquer.

21. Hidratante de pele:

O óleo de damasco é ótimo para pele seca e irritada por causa de seu alto teor de ácidos graxos  e vitamina A.

Suas propriedades hidratantes mantém as células da pele hidratada e neutraliza os efeitos de secagem associados com esfoliação da pele, proporcionando-lhe uma pele mais saudável e mais suave.

22. Saúde da pele:

Uma máscara de damasco pode ajudar a melhorar o seu tom da pele e esfolia as células danificadas da pele.

23. Ajuda nutrir a pele:

O óleo de damasco é rico em GLA, ou ácido gama linoleico, que ajuda na manutenção do equilíbrio da umidade na pele. Este ácido também é útil para manter a pele tonificada e firme. As vitaminas A e E que o óleo contém atrasam os sinais de envelhecimento. O óleo de damasco também tem propriedades anti-inflamatórias.

24. É um esfoliante de pele:

Você pode usar o óleo de damasco com açúcar para fazer um excelente esfoliante para o rosto e corpo. Isso irá remover as células mortas da pele, bem como proporciona-lhe uma pele suave e macia. Este esfoliante irá  ajudá-lo na remoção de cravos e desobstrução dos poros.

25. Produção de sabão:

O óleo de damascos é usado muito em sabonetes, e você pode usá-lo para fazer seu próprio sabão caseiro. Ele pode ser usado com outros óleos, como azeite, coco ou óleos de amêndoa. Ao usá-lo como ingrediente para fazer um sabão caseiro, você irá fornecer à sua pele todos os benefícios. Tem um agradável cheiro de noz que não é avassalador.

Para Mais Informações sobre os Benefícios do Damasco Para Saúde, Veja este Vídeo Abaixo:

26. Bom para o cabelo: 

O óleo de damasco é embalado com ácidos oleico e linoleico, que podem fazer maravilhas para seu cabelo. Seu alto teor de vitaminas A e E torna-o ótimo para hidratação e condicionamento. Este óleo pode ser adicionado ao seu shampoo ou condicionador, pois tem efeitos hidratantes. Também é usado como óleo de tratamento antes de tratamentos químicos.

27. Tratamento de problemas do couro cabeludo:

O óleo de damasco para saúde contém vitaminas A e E, que auxilia e repara a saúde da pele. Desta forma, é um grande remédio caseiro para problemas, como couro cabeludo seco, psoríase, caspa e eczema. Este óleo restaura a umidade ao couro cabeludo seco ou escamoso ou aos cabelos opacos e secos.

28. Promove o crescimento do cabelo:

A vitamina E no óleo de damasco auxilia no crescimento de cabelo saudável e previne a perda de cabelo. Esta vitamina em combinação com ácidos gordos age como um conservante, prevenindo os danos por radicais livres.

29. Acaba a constipação:

Damasco contêm grandes quantidades de pectina e celulose que atuam como um laxante suave, ajudando assim no tratamento da constipação.

30. Aliviar a artrite:

Damasco, tem propriedades anti-inflamatórias. Isso o torna altamente eficaz na redução de sintomas de artrite. Além disso, o damasco para saúde também ajuda a aliviar a dor e acalmar as áreas afetadas.

Sair da versão mobile