Frutas

Casca de laranja: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
casca de laranja

A casca de laranja é rica em nutrientes e fornece uma grande variedade de benefícios para nossa saúde. Quando as laranjas foram cultivadas pela primeira vez, foram altamente avaliadas. Com resultados dos estudos, as pessoas extraíram óleos essenciais da casca de laranja para uso em medicamentos e remédios para indigestão e outras doenças.

casca de laranja

Valor nutricional:

Na casca de laranja, estão presentes ainda a vitamina A, as do complexo B, minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, sendo assim a casca carrega consigo todos os seus nutrientes, além de promover uma melhor hidratação para o corpo.

Benefícios da casca de laranja:

1. Elimina o mau hálito:

Sofrendo de mau hálito? Mastigue uma casca de laranja ao invés de uma goma para eliminar o mau hálito.

2. Reduz o colesterol:

As Fibras presentes é de grande ajuda para diminuir as taxas de colesterol ruim no organismo, o perigoso LDL, maior responsável pelo aumento dos riscos de infartos e AVC Acidente Vascular Cerebral.

3. Para o sistema imunológico:

A casca de laranja é rica em Vitamina A e vitamina C, ambas de caráter extremamente antioxidante, e que fortalecem o sistema imunológico.

4. Auxilia na perder peso:

Além disso, o efeito diurético e uma substância chamada pectina (um tipo de fibra alimentar) formam a dupla perfeita para ajudar no emagrecimento.

A casca de laranja ao estimular a saída de líquidos, o organismo naturalmente elimina maior quantidade de açúcar e gordura acumulada no corpo. Além disso, a pectina por sua vez contribui para o controle do apetite e forma uma espécie de gel no estômago, inibindo a absorção de gordura.

5. Favorece a saúde do coração:

Outro dos benefícios da casca de laranja trata-se do efeito que ele exerce na circulação sanguínea, eliminando gorduras e toxinas acumuladas nas artérias.

6. Para o rosto:

É considerada uma bênção para o rosto e os cuidados com a pele, como uma cura para cravos, células mortas, acne, poros, manchas, olheiras, pele seca e ilumina o seu rosto.

7. Alivia dores de cabeça:

A casca de laranja é utilizada como aroma terapia. Pode tratar dor de cabeça, ansiedade e depressão.

8. Para saúde óssea:

Os ossos e dentes são formadas pela hidroxiapatita com a combinação de cálcio e Fósforo. Ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose. Além disso, o magnésio ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatita, que é necessária para manter uma saúde dos osso e como a casca de laranja é rica nesses nutrientes ele ajuda na saúde óssea.

9. Branqueador de dentes:

Se você quer ter um clareamento de dentes de baixo custo e alta eficiência, então não jogue fora. Além disso, essas cascas têm propriedades que trabalham para o branqueamento dos dentes e também ajudam a remover as manchas.

10. Contra anemia:

A Anemia é um problema comum que aflige as mulheres de todas as idades. Rico em Ferro e Cobre, a casca de laranja ajuda a criar hemoglobina no corpo. Além disso, ele ajuda a combater os sintomas que vêm com Anemia, como fadiga, funcionamento metabólico, fraqueza, tonturas e problemas digestivos.

benefícios da casca de laranja

11. Melhora a digestão:

As fibras e demais substâncias contidas na v exercem um papel fundamental para a digestão. Além disso, evitando desconfortos estomacais, azia, prisão de ventre e cólicas intestinais.

12. Combate aos radicais livres:

Sendo uma fonte de antioxidantes potentes numerosos, a casca de laranja protege o corpo contra o dano dos radicais livres. Além disso, produzidos durante as reações metabólicas, estes radicais livres podem resultar em várias doenças graves como câncer se não tratado.

13. Elimina as caspas:

A casca de laranja funcionam como um hidratante natural e podem ajudar a reduzir as caspas no couro cabeludo. Além disso, você deve moer e deixar em seu cabelo durante a noite para ajudar a obter os resultados desejados.

14. Para tratar doenças respiratórias:

Pelo fato da casca de laranja contribuir para a eliminação do muco que acompanha episódios de resfriados, gripes, bronquite etc, o é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios. Além disso, ajuda fortalecer as defesas imunológicas, evitando que essas doenças apareçam.

Outros benefícios da casca de laranja:

  • É indicada em casos de ansiedade, histeria, nervosismo, taquicardia e em problemas gastrintestinais;
  • Além disso, contem vitamina A, vitamina B e principalmente a vitamina C possuem de sobra, além de ser capaz de combater o escorbuto;
  • A casca de laranja contém hesperidina, um flavonoide, além de flavonas polidroxiladas e pectina, os quais auxiliam na redução dos níveis de colesterol;
  • O flavonoide hesperidina, encontrado, tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Além disso, melhora a limpeza orgânica e remove o excesso de líquidos, combatendo o inchaço;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias que, quando ingeridas. Podem curar alguns tipos de câncer de mama e inibir a perda de medula óssea;
  • Contem vitamina A, vitamina B e principalmente a vitamina C possuem de sobra. Além de ser capaz de combater o escorbuto;
  • Também é de grande ajuda para a saúde bucal;
  • As propriedades anti-inflamatórias contidas auxilia na cicatrização e higienização de feridas.
  • Previne a diabetes;
  • Além disso, melhora a saúde dos olhos.
Sair da versão mobile