Frutas

Camu Camu Fruta: O que é, valor nutricional, benefícios e como usar

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
camu camu

O camu camu ou araçá-d’água é um arbusto ou pequena árvore, pertencente a família Myrtaceae, disperso em quase toda a Amazônia, encontrado no estado silvestre nas margens dos rios e lagos, geralmente de água preta.

Esta extraordinária fruta amazônica tem uma considerável quantidade de vitamina C, entre outros nutrientes que revitalizarão o seu corpo e ajudarão a curar diferentes tipos de doenças.

camu camu

O que é camu camu?

O camu camu é um fruto pequeno (semelhante a uma cereja) com um sabor extremamente azedo. Ele é geralmente usado em forma de pó e misturado com outras frutas para fazer suco, doces, sorvete e outros produtos.

Valor nutricional do camu camu:

O camu camu contém até 56 vezes mais vitamina C do que o limão, 60 vezes mais do que uma laranja e 200 vezes mais vitamina C do que uma banana. Por isso, ele é considerado a maior fonte natural de vitamina C no mundo.

Benéficos do camu camu para saúde:

1. Combate o estresse:

O fruto pode ter um efeito relaxante no corpo, atuando quase como um sedativo, o que certamente pode ajudar a equilibrar os movimentos de humor e aliviar a ansiedade mental.

2. Promove a saúde ocular:

Os carotenoides encontrados no fruto são principalmente elogiados por sua capacidade de proteger a saúde ocular como antioxidantes, embora tenham outros papéis importantes no corpo.

Além disso, ao eliminar o estresse oxidativo no sistema ocular, os carotenoides do presente neste fruto podem prevenir o aparecimento da degeneração macular e o desenvolvimento de cataratas, permitindo que você veja claramente sua idade.

3. Melhora a digestão:

O conteúdo de fibra alimentar do camu camu não é tão notável quanto o conteúdo de vitamina C, mas ainda é significativo e pode ajudar a aumentar sua saúde geral, otimizando seus processos digestivos e até mesmo protegendo seu coração dos perigos dos níveis de colesterol desequilibrado.

4. Combate a herpes:

Além disso, esta fruta é rico em qualidades antissépticas que assim ajuda a combater o vírus da herpes ajudando também no fortalecimento do sistema imunológico do organismo.

5. Auxilia na Saúde da Pele:

O fruto quando comido regularmente, leva a um resultado de uma pele saudável. Além disso, ele possui propriedades que são essenciais para a saúde da pele prevenindo de doenças graves.

6. Previne infecções:

As qualidades antissépticas naturais deste fruto tornam-no ideal para prevenir infecções bacterianas e virais, incluindo a vitamina E.

7. Previne a infertilidade:

Além disso, este fruto demonstrou prevenir a infertilidade, protegendo especificamente a saúde dos órgãos sexuais e assegurando o bom funcionamento desses sistemas.

Como usar o camu camu?

A fruta fresca poderá ser utilizada na forma de suco, bastando liquidificar 50 g de polpa para 1 litro de água. Adoce a gosto. Seu sabor é delicioso.

Quem encontrar dificuldades para comprar “in natura” poderá procurar por ela em cápsulas. Duas ao dia, uma pela manhã e outra à tarde, serão suficientes. As pessoas que tiverem o privilégio de poder consumi-las frescas poderão consumir 100 gramas diárias, aproximadamente 12 frutinhas.

Sair da versão mobile