Frutas

Fruta longan: O que é, valor nutricional, benefícios

Por Alan Costa, em 05/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
longan beneficios

A fruta longan ou olho de dragão contém muitos nutrientes que são bastantes eficaz para saúde do corpo em geral. Longan é um fruto de origem indiana. O fruto é cultivado na China, onde é muito utilizado devido às suas ótimas propriedades e vários benefícios medicinais, é uma fruta rica em nutrientes necessários para melhorar a vida e a saúde. A fruta longan é utilizada frequentemente em sopas, lanches, sobremesas, sucos e comidas agridoces.

beneficio da fruta longan

Em termos de frutas tropicais e saborosas, a longan é uma excelente opção exótica que tem uma série de grandes benefícios para a saúde. Mas, antes de experimentar qualquer alimento novo, é melhor entender sua origem, o que contém e quais benefícios para saúde. Então, confira agora Os 11 Benefícios da Fruta Longan Para Saúde:

O que é a fruta longan?

Longan é o fruto da árvore longan, que é cientificamente conhecida como Dimocarpus longan. É classificado na mesma família de frutas exóticas, como lichia, ackee e guaraná, entre outros. Nativo do sul da Ásia, esta fruta foi cultivada e colhida por gerações, e seu primeiro uso foi registrado, na verdade, há mais de 2.000 anos. Foi recentemente introduzido no resto do mundo – nos últimos três séculos – e agora está ganhando popularidade como um alimento benéfico para a saúde.

Valores nutricionais:

É extremamente baixo em calorias. Existem também poucos carboidratos encontrados nestas frutas, o que é bom para pessoas com dieta cetogênica. No entanto, a longan é uma excelente fonte de potássio e vitamina C, bem como cobre, magnésio, fósforo e manganês, além de inúmeras vitaminas do complexo B, incluindo  ácido fólico. Ela também possui certos antioxidantes que podem ajudar o bem-estar do corpo.

Benefícios da fruta longan para saúde:

Alguns dos benefícios mais notáveis da longan para saúde são a capacidade de melhorar a saúde da pele, apoiar o sistema imunológico, reduzir o estresse, aumentar a circulação e baixar a pressão arterial, entre outros.

1. Bom para pele:

Quando se trata de antioxidantes, ela tem uma quantidade moderada, mas pode ter efeitos mensuráveis sobre a aparência e a textura da pele. Pode ajudar a eliminar rugas e manchas da idade, bem como a aparência de cicatrizes. Esses antioxidantes ajudarão na limpeza do estresse oxidativo em seu sistema.

2. Auxilia na perda de peso:

Devido o baixo número de calorias, ela é muito boa para promover a perda de peso. Não há muita fibra presente nestas frutas, mas a densidade de nutrientes pode suprimir o apetite.

3. Ajuda na circulação sanguíneo:

Existem vestígios de ferro presente no longan, que podem estimular a produção de glóbulos vermelhos e aumentar a circulação. Com o fluxo sanguíneo correto, você terá seu corpo funcionando de forma correta e até mesmo mais oxigênio, o que pode aumentar a energia e prevenir os sintomas de anemia.

4. Ajuda na pressão sanguínea:

Existem alguns outros minerais presentes na longan, incluindo o potássio, que foi diretamente relacionado à redução da pressão arterial. O potássio é um vasodilatador, o que significa que pode liberar a tensão em seus vasos sanguíneos e artérias, que podem proteger o sistema cardiovascular e reduzir o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

fruta longan beneficio

5. Ajuda no sistema nervoso:

Uma pesquisa descobriu que o longan pode equilibrar os eletrólitos no corpo, e isso, por sua vez, pode melhorar a função do sistema nervoso. Os sinais elétricos para cada ação no corpo devem passar pelos eletrólitos, por isso esta fruta pode ajudar no funcionamento e até mesmo o movimento muscular.

6. Aumenta sistema imunológico:

Há uma quantidade notável de vitamina C nestas pequenas frutas; Na verdade, essa é a vitamina mais abundante presente em longan. Fornecer cerca de 40% da sua necessidade diária de ácido ascórbico em 1 onça dessas frutas frescas, o seu sistema imunológico pode obter um grande impulso, além das atividades antioxidantes da vitamina C.

7. É rica em vitamina C:

Ter um alto nível de vitamina C também significa que esta fruta pode auxiliar na produção de colágeno, o que é essencial para cada tecido, célula ou músculo do corpo. Níveis corretos de colágeno significam que a capacidade de reparação pode ocorrer de forma eficaz e eficiente.

8. Aumentar rnergia:

Na medicina tradicional chinesa, acreditava-se que a longan poderia equilibrar o Qi, que pode melhorar os níveis de energia, prevenir doenças crônicas e aumentar o metabolismo. Embora uma pesquisa sobre isso seja limitada, milhões de relatórios ada China estão confiantes sobre o aumento de energia proporcionando pela fruta.

9. Contra doenças crônica:

Apesar de ter uma quantidade mínima de antioxidantes, a longan podem eliminar os radicais livres e neutralizar o impacto dentro do corpo. Isso pode prevenir a mutação de células saudáveis, o que pode reduzir o risco de câncer, artrite, doenças autoimunes e vários problemas cardíacos.

10. Digestão:

A longan é uma fonte relativamente boa de fibra, que pode aumentar as fezes e promover o movimento peristáltico, ajudando na passagem dos movimentos intestinais e prevenindo sintomas de constipação, indigestão, diarreia, inchaço, cólicas e mal humor geral, ao mesmo tempo que melhora a absorção de nutrientes.

11. Bom para memória:

Numerosos estudos de relacionara o consumo de longan com boas habilidades cognitivas, particularmente aquelas relacionadas à formação e retenção de memória. Acredita-se que isso seja atribuído à presença de antioxidantes.

fruta longan

Palavra de advertência:

Apesar dos muitos benefícios existem alguns efeitos colaterais, como um risco aumentado de problema gastrointestinal e complicações na gravidez.

Gravidez: Caso esteja grávida, fale com seu médico antes de adicionar esta fruta exótica à sua dieta, pois pode ter efeitos estimulantes no corpo, o que pode complicar a gravidez.

Estômago Irritado: Caso tenha um estômago sensível ou está sofrendo qualquer tipo de transtorno de estômago, evite essa fruta, pois pode exacerbar esses efeitos, resultando desde diarreia e vômitos até cólicas e constipação.

Sair da versão mobile