Frutas

Atemoia Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
quais os benefícios da atemoia?

A atemoia é um dos alimentos ricos em fibras que podem promover uma digestão boa e saudável e proteger contra distúrbios digestivos inflamatórios. Além disso, a  atemoia é uma fruta que foi trazida para o Brasil na década de 60. Ela é um híbrido entre a cherimóia e a pinha, que também é conhecida como fruta do conde.

Hoje os cultivos deste alimento estão localizados principalmente nas regiões sudeste e nordeste do país. Além de ter ótimo sabor, a atemoia pode render diversos benefícios à saúde. Por ser uma fruta reconhecida pelos benefícios à saúde, muita gente acaba ingerindo atemoia para tentar curar diversos problemas.

quais os benefícios da atemoia?

A fruta é indicada para combater: colesterol alto, resfriados, prisão de ventre e também para aqueles dias em que a gripe chega com força. Além disso, também é uma fruta muito energética e, por isso é também bem consumida por atletas profissionais e amadores.

Valor nutricional:

Apesar de pouco conhecida, a atemoia é rica em nutrientes essenciais ao organismo, como vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina C, além de minerais, como o potássio, cálcio, magnésio e ferro. Por isso, ela pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, que variam desde o combate à gripes e resfriados, prisão de ventre e redução do colesterol alto.

Quais os benefícios da atemoia?

1. Para hipertensão:

A atemoia diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

2. Para regular colesterol:

Consumir atemoia regularmente ajuda a reduzir as taxas de LDL (o colesterol “ruim”) no sangue. Para fortalecer a imunidade e as defesas naturais do organismo, a atemoia também é muito indicada, graças às grandes concentrações de substâncias como ferro, cálcio e Fósforo. A atemoia também é uma importante fonte de Vitamina A, B e Vitamina C.

3. Para atletas:

Por possui muito carboidrato, esta é uma fruta indicada para atletas por proporcionar energia rápida e de fonte totalmente natural. No entanto, isso não significa que o consumo deve ser feito em abundância, já que ela também é bastante calórica. Um exemplar com 250g tem cerca de 240 calorias.

4. Para combater a anemia:

O ferro presente na atemoia ajuda a prevenir e tratar a anemia.

5. Para como antioxidante:

A atemoia é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

6. Ajuda a fornecer energia:

Como você pode perceber, a atemoia pode trazer benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas. Desta vez, por ser uma fonte rica de carboidratos, a fruta é essencial para oferecer uma carga de energia para o dia a dia e, principalmente, para os treinos.

A frutinha possui uma quantidade de 243 calorias para cada unidade de 250 gramas, o que significa que ela pode dar o pique que você estava precisando para dar um “xô, preguiça” do seu corpo.

7. Para melhorar a digestão:

Uma fruta rica em fibras que ajuda o correto funcionamento do intestino, facilitando o processo de digestão.

8. Para saúde do coração:

A atemoia também é uma grande fonte de potássio, um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, os Benefícios da Atemoia em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

9. Para controlar a pressão arterial:

O potássio e o magnésio presentes na atemoia ajudam a controlar a pressão arterial.

10. Para controlar a diabetes:

A fibra presente na atemoia faz com que o açúcar seja absorvido mais lentamente pelo organismo, prevenindo o aparecimento de diabetes tipo 2.

11. Para recuperação de gripes e resfriados:

Rica em Vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória a atemoia é eficiente na recuperação dos estados gripais, anêmicos, de cicatrização da pele e suscetibilidade a infecções.

12. Ajuda a regular o intestino:

Rica em fibras, a atemoia pode ajudar a melhorar o trato intestinal e combater as terríveis constipações, também conhecidas como prisão de ventre. Além disso, a fruta pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade e fazer com que com que organismo absorva menos gorduras e açúcares, o que pode ser uma boa pedida para quem está querendo perder peso.

13. Excelente fonte de vitaminas:

Especialistas indicam que a atemoia é uma das frutas mais ricas em vitaminas, já que possui uma composição bem equilibrada com altos níveis de vitamina B1 e  Vitamina B2, Vitamina C, cálcio, potássio e Ferro.

a atemoia é uma excelente fonte de vitaminas

14. Para aliviar o estresse:

A Vitamina C presente na atemoia ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, hormônios e cortisol.

15. Repele insetos:

Formigas e mais formigas em sua casa? Coloque a polpa da atemoia para secar e esmague-a para formar um pó. Misture o pó com água e deixe repousar uns dias. Agora é só colocar seu repelente nos lugares preferidos das formigas e elas vão embora.

Sair da versão mobile