Frutas

Mangabinha Fruta: Valor nutricional, benefícios e usos

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 25/07/2023)
mangabinha

Os benefícios da mangabinha são variados, pois, possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a mangabinha é o fruto da árvore mangabeira. Que se assemelham a pêssegos mas que são do tamanho de uma ameixa.

A mangabinha é nativa de regiões tropicais brasileiras. A árvore cresce geralmente a uma altura de 5-6 metros, mas pode atingir 10 metros. No estado do Ceará, há uma cidade como nome de Lavras da Mangabeira, assim denominada devido à ocorrência natural dessa árvore.

benefícios da mangabinha


Valor nutricional da mangabinha:

A mangabinha é uma excelente fonte de ferro , cálcio, fósforo, fibras além das vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C.

Benefícios da mangabinha para saúde:

1. Controla a diabetes:

A mangabinha é capaz de regular o colesterol e ajudar aos diabéticos a manter seus níveis de glicose no sangue dentro do normal.

2. Regula a pressão arterial:

Além disso, o chá de folhas da mangabinha pode ser usado no tratamento de pacientes hipertensos devido à ação que regula e mantém a pressão arterial em bons níveis.

3. Combate o resfriado:

Por possuir altos índices de vitamina C, pode ser utilizada para alivio dos sintomas de gripe e resfriado, além de auxiliar no aumento da imunidade.

4. Alivia dores e infecções:

Algumas partes da mangabeira são usadas na medicina popular: a pele tem propriedades adstringentes, o látex é utilizado para contusões, inflamações, diarreia, tuberculose, úlceras e herpes. Uma infusão das folhas diminuem a dor menstrual.

5. Promove a saúde da visão:

A mangabinha é rica em vitamina A, a vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

6. Auxilia no tratamento de úlceras:

As fibras encontradas na mangabinha ajudam a combater úlceras que são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. Além disso, as refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

7. É benéfica para uma vida ativa:

A vitamina B1 é um dos princípios ativos encontrados, e um dos principais benefícios da vitamina B1 (tiamina) é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano.

mangabinha

8. Fortalece o sistema imunológico:

Outro nutriente que é encontrado em grande quantidade na mangabinha é a vitamina C. O efeito mais conhecido da vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Além disso, mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.

9. Combate a anemia:

O ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, e ele é encontrado em grande escala na mangabinha. Além disso, a falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia.

10. Auxilia no emagrecimento:

A mangabinha é uma fruta rica em vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento. Além disso, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.

Sair da versão mobile