Frutas

Bacuri Fruta: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/12/2017 (atualizado em 31/07/2023)
quais os benefícios do bacuri?

O bacuri é um ingrediente rico em magnésio, zinco e cálcio e contém vitaminas. Aumenta a produção de energia e proporciona hidratação profunda. Além disso, o bacuri é nativa da floresta tropical amazônica. O bacuri é pouco maior que uma Laranja, com uma pele mais espessa de uma cor amarelo-limão. O bacuri pertence à família Guttiferae e oferece muitos benefícios para a saúde e é usado em gelo cremes, geleias, doces, bolos, purê licores e outras iguarias.

O bacurizeiro (Platonia insignis) pode atingir mais de 40 m de altura, com tronco de até 2 m de diâmetro nas árvores mais desenvolvidos. Sua madeira, considerada nobre, também tem variadas aplicações. Essa árvore ocorre naturalmente desde da guiana, na foz do rio Amazonas, até o Piauí, seguindo a costa do Pará e até o Maranhão.

quais os benefícios do bacuri?

Ele é usado in natura, ou na preparação de sucos, geleias, licores, doces, bolos, sorvete, polpas e picolés e em variadas criações culinárias.

As sementes do bacuri são usadas na medicina popular, para alívio de diversos males, por causa de suas propriedades terapêuticas. Elas são muito populares na indústria cosmética para fabricação de vários cosméticos, principalmente o batom, que está em fase de pesquisa pela UFPA; e é desenvolvido com a gordura extraída de suas sementes.

Sua madeira, após receber verniz, é utilizada para obras hidráulicas, construção naval e civil, tábua de assoalho e carpintaria. A casca serve para calafetagem de embarcações e a resina expelida pelo caule da árvore é empregada na veterinária.

A árvore pode ser usada em recuperação de áreas degradas, por ser de fácil adaptação, e tolerante ás intempéries da natureza.

Quais os benefícios do bacuri?

1. Digestão:

O fósforo do bacuri desempenha um papel importante na facilitação da digestão eficaz no corpo humano. Excreção: O fósforo tem um lugar importante no mantimento dos rins em uma condição normal. Fá-lo, assegurando a liberação adequada de resíduos provenientes de rins pelo processo de excreção.

2. Acidente vascular cerebral:

O bacuri desempenha um papel importante na manutenção da função cerebral em um nível normal. Altos níveis de potássio permitem que mais oxigênio atinja o cérebro, estimulando a atividade neural e aumentando a função cognitiva. Há uma boa razão para que as pessoas consomem bacuri ele contêm impressionantemente altos níveis de Potássio!

3. Brilho para a pele:

A falta de ferro pode causar anemia, que faz com que os níveis de hemoglobina diminuam, resultando na redução dos glóbulos vermelhos. Por isso consumo de bacuri é recomendado, pois é rico em ferro. Desse modo o fluxo de oxigênio cai, tornando a pele pálida e rígida com o passar do tempo. Com a ingestão diária, a pele tende a ficar mais brilhante e até mesmo, mais rosada.

4. Regula os batimentos cardíacos:

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso organismo. O cálcio ajuda nessa contração muscular ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

5. Pele, cabelo e unhas:

As funções antioxidantes também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis saudáveis de vitamina C, de modo que as rugas demoram mais a aparecer. Como a vitamina C é capaz de aumentar a produção de colágeno, uma pele tonificada é um efeito direto de níveis saudáveis de vitamina C. No âmbito estético, a vitamina C ainda é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.

6. Formação de proteína:

bacuri é rico em fósforo que é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

7. Açúcar no sangue:

Uma diminuição no nível de Potássio provoca uma queda de açúcar no sangue. Diminuir o açúcar no sangue pode causar sudorese, dor de cabeça, fraqueza, tremores e nervosismo. A ingestão de bacuri, que é rico em potássio e em sódio proporciona alívio imediato de tais situações.

É também por isso que os pacientes diabéticos são encorajados a manter seus níveis de potássio normal. Portanto, para reduzir as chances de picos imprevisíveis e mergulhos em seus níveis de glicose e insulina, estabilizando os níveis de açúcar no sangue durante todo o corpo.

8. Acelera cicatrização de feridas:

bacuri ajuda na formação de glóbulos vermelhos, pois tem ferro, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, que faz com que as feridas se cicatrizem. Ou seja, quanto mais ferro, mais rápida será a cicatrização.

9. Limpa o organismo:

O cálcio ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

10. Aumenta a energia:

Consumir alimentos ricos em fósforo, como o bacuri, pode melhorar significativamente o seu humor, aumentando a energia, reduzindo a fadiga física e mental, e ajudá-lo a ficar alerta e disposto a viver grandes experiências.

11. Distúrbios musculares:

O bacuri desempenha um papel importante na contração muscular regular. Uma suficiente concentração de potássio é necessária para a contração regular e relaxamento dos músculos. A maior parte dos íons de potássio no corpo humano estão localizados nas células do músculo. Ele mantém a função ideal do músculo e do nervo e ajuda a manter os nossos reflexos rápidos porque estimula a conectividade neural dos músculos e do cérebro!

benefícios do bacuri

12. Evita queda de cabelo:

Um estudo da European Journal of Dermatology comprovou que mulheres sem o devido nível de ferro no sangue são mais propensas para a perda de cabelo (as mulheres do estudo não estavam no período da menopausa). Além de evitar esse problema, o ferro também melhora a textura dos fios, deixando mais nutridos e sedosos.

13. Combate a obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. A ingestão de cálcio faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

14. Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. Então o consumo do bacuri é indicado para tratar esse problema.

15. Cãibras:

As cãibras musculares é um resultado comum de baixos níveis de potássio no sangue, uma condição chamada de hipocalemia. Se você consumir uma banana todos os dias, você pode facilmente evitar cãibras musculares porque a Banana tem um rico conteúdo de potássio, para não mencionar todos os outros benefícios da Banana!

16. Garante uma gravidez saudável:

Para uma gravidez saudável, muitos médicos costumam recomendar o ferro para auxiliar na suplementação da alimentação. Com a ajuda desse mineral, o risco do bebê nascer anêmico ou com um peso menor, diminui. Segundo um estudo da Cochrane Database of Systematic, as mulheres grávidas devem ingerir cerca de 27 miligramas de ferro por dia para os benefícios surtirem efeito.

17. Câncer do cólon:

A adequada quantidade de Cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de Cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de Cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de Cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este Cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo. Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de Cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de Cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

18. Sistema nervoso:

O fósforo é um dos minerais responsáveis pelo fornecimento de energia às células do cérebro e para o transporte de estímulos elétricos. Um nível adequado do mineral ajuda a regular funções cognitivas como memória, atenção, concentração e mantém o nível de reação do cérebro.

19. Saúde óssea:

Os benefícios do Potássio até mesmo estendem-se a melhorar a saúde de seus ossos. Há certas qualidades de potássio que neutralizam vários ácidos por todo o corpo e que retêm a preservação do cálcio. Tornando-os inacessíveis a ser usado para a resistência óssea e durabilidade.

Além disso, um estudos afirmam que comer frutas e legumes que têm altos níveis de potássio aumenta densidade mineral nos ossos, fortalecer e prolonga a vida de seus ossos!

20. Alivia sintomas pré-menstruais:

De acordo com alguns estudos as mulheres que costumam ingerir quantidades recomendadas de ferro, tendem a diminuir os sintomas pré-menstruais em até 40%. Os sintomas que podem diminuir são: alterações de humor, tonturas e mal-estar.

o bacuri alivia sintomas pré-menstruais

21. Pedras nos rins:

As pedras nos rins são depósitos de Cálcio e outros minerais cristalizado no trato urinário humano. A forma mais comum de pedras nos rins é cálculos de oxalato. Anteriormente, pensava-se que a ingestão elevada de cálcio ou de alta absorção desenvolvia pedras nos rins. Mas os estudos mais recentes mostraram que a ingestão elevada de cálcio na dieta diminui o risco de pedras nos rins.

O cálcio não causa pedras nos rins, mas o excesso de cálcio presente na água resulta. Outros fatores como o alto consumo de oxalato a partir de vegetais folhosos, bem como a redução do consumo de líquidos pode causar esse mal.

22. Saúde bucal:

As propriedades do bacuri também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

23. Função cerebral:

bacuri desempenham um papel chave na manutenção da condutividade elétrica do cérebro e dramaticamente afeta a função cerebral. Ele também está envolvido na maior função cerebral, como a memória e a aprendizagem.

Para além disso, doenças graves, como a epilepsia, estão relacionadas com a disfunção dos níveis de potássio. Na verdade, existem correntes de potássio, que desempenham um papel importante em neurônios de mamíferos. Estes canais estão interligados com uma vasta gama de função neural. E pode ajudar a moderar e regular correntes elétricas em todo o corpo!

24. Melhora o apetite:

A suplementação de ferro auxilia no crescimento das crianças e no aumento do apetite. Essa afirmação foi confirmada por um estudo realizado pelo The Journal of Nutrition com crianças quenianas de uma escola primária.

25. Nível alcalino pH saudável:

O excesso de açúcares e alimentos conservados contribuem na formação de acidez no organismo. Que, por sua vez, pode dar origem a várias condições de doença, como câncer, cálculos renais e hipertensão. O Cálcio ajuda a manter um nível de pH saudável, melhorando assim a sua vitalidade e saúde em geral.

26. Absorve vitaminas:

O Bacuri ajuda a absorver as vitaminas, especialmente a Vitamina B, no corpo. As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo. O bacuri ajuda a reparar e manter as várias células do corpo que sofrem desgaste diário e lágrima. Ele garante que as células sejam bem desenvolvidas e estejam ativas.

27. Força muscular:

Um dos benefícios mais úteis do bacuri é o seu papel no sentido de garantir o bom crescimento dos tecidos musculares. E para a utilização adequada de energia liberada durante o metabolismo, o que aumenta significativamente a força muscular. Os músculos, incluindo os músculos cardíacos muito importantes. São propensos a paralisia devido a uma deficiência de potássio na dieta de uma pessoa.

28. Fraqueza:

Este elemento tem a capacidade de remover pequenos problemas de saúde, como fraqueza muscular, dormência, fadiga e doenças semelhantes. Os níveis normais de que no corpo são uma excelente maneira de ficar em forma e ativo.

De acordo com os especialistas, uma quantidade normal pode ser de cerca de 1200mg para adultos. Fraqueza sexual também pode ser curada com a suplementação saudável deste mineral. De modo que questões como perda da libido, frigidez, impotência e mobilidade dos espermatozoides pode ser conduzido por isso.

29. Metabolismo:

O bacuri presta assistência no processamento metabólico de vários nutrientes como gorduras e carboidratos. Assim, o bacuri é de grande valor na extração da energia de nutrientes que são consumidos. Estudos têm mostrado que o potássio do bacuri é também integral na síntese de proteínas. Que têm um impacto de regeneração de tecidos, crescimento de células e um metabolismo equilibrado global.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios do Bacuri para a saúde:

Malefícios:

Não há estudos comprovados de que o bacuri faça mal a saúde. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Sair da versão mobile