Os 15 Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Os 15 Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde
4.8 (96%) 5 vote[s]

Os Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde são inúmeros, pois, o Pitanga Preta contém grande valor nutricional indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, a Pitanga Preta é da espécie nativa da Mata Atlântica. Seu nome tem origem no tupi-guarani – “pyrang” que significa “vermelha”. A fruta carnosa, de cor vermelha, verde rajada de laranja, amarela, roxa ou preta tem sabor doce.

As Pitangueiras de um modo geral são de origem tropical, mas pelas suas propriedades nutricionais o seu cultivo já se encontra difundido por diversos países, podendo ser encontradas no sul dos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos. Pertencente a família botânica das Myrtaceae, a pitanga (Eugenia uniflora L.) é uma das mais importantes frutas nativas da Mata Atlântica.

Valor Nutricional da Pitanga Preta:

Na composição da Pitanga Preta encontramos uma série de vitaminas como a Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, vitamina C, além de Cálcio, Ferro, Cobre, Fósforo e Potássio. Então confira agora Os 15 Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde:

1. Alivia a Dor:

Devido à sua rica mistura de antioxidantes e compostos orgânicos, as funções da Pitanga Preta soam como um analgésico bem-sucedida. Por milhares de anos, tem sido tradicionalmente usada para aliviar a dor dos ferimentos e doenças com grande sucesso. Na verdade, mais de 2.500 anos atrás, o primeiro uso registrado de uma erva na medicina tradicional chinesa.

2. Combate a Hipertensão:

A Pitanga Preta diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

3. É Rica em Anti-inflamatórios:

A inflamação assume muitas formas diferentes dentro do nosso corpo. Se você estiver olhando para eliminar a inflamação em suas vias respiratórias, sistema gastrointestinal ou nas articulações, a pode rapidamente aliviar os sintomas. Se você preparar uma decocção ou um chá, você vai sentir a inflamação e dor tópica de artrite, síndrome do intestino irritável, a gota e outras condições desaparecer.

4. Regula os Vasos Sanguíneos:

A Pitanga Preta ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

5. Alivia a Febre:

Uma das propriedades anti-inflamatórias mais importantes da pitanga preta é na redução da febre. As febres são um sintoma de uma infecção no corpo, mas a redução de uma febre ou “quebra” é importante para acelerar o processo de cicatrização e obter que os sistemas de órgãos trabalhem normalmente. Tem sido usada para tratar febres há milhares de anos.

6. Ajuda a Perder Peso:

A Pitanga Preta é uma fruta que tem tanto propriedades diuréticas quanto antioxidantes além de conter poucas calorias, a sua propriedade diurética ajuda o organismo a se livrar do líquido acumulado em excesso no corpo e a ação antioxidante ajuda na eliminação de toxinas.

7. Regula a Menstruação:

Para muitas mulheres que sofrem de períodos anormalmente pesados ou graves sintomas menstruais, tomando um copo pequeno pode fazer maravilhas para tudo, desde dores menstruais e cólicas à mudanças de humor e desnecessários estresse de hormônios no corpo. Suas características relaxantes são particularmente boas nestas circunstâncias, pois podem ajudar a reequilibrar os hormônios no corpo de uma mulher.

8. Fortalece os Ossos:

A fruta Pitanga Preta é rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Além de possuir minerais, como o Cálcio é essencial para manter os ossos saudáveis. Dessa forma é uma fruta que previne a osteoporose na idade avançada e ajuda na recuperação de lesões ósseas.

9. Promove Saúde Para a Pele:

A aparência da pele é muito importante para muitas pessoas. O alto teor de compostos antioxidantes encontrados na pitanga preta pode ter um grande impacto sobre a saúde da pele. Se aplicado topicamente ou consumido, pode aumentar o fluxo sanguíneo para a pele devido a seus antioxidantes, além de reduzir o aparecimento de rugas e marcas de idade. Além disso, pode eliminar a inflamação na pele e aliviar a dor de picadas de insetos e irritação.

10. Tem Ação Antioxidantes:

Os principais ingredientes na Pitanga Preta são os antioxidantes, que são ricos em vitamina. Estes antioxidantes ajudam na prevenção de produções de radicais livres. Estes radicais livres se produzidos, levará a reações que podem causar inflamação e outras doenças. Os antioxidantes são necessários pelo organismo para controlar o excesso de oxidação, de acordo com uma pesquisa.

11. Promove a Saúde da Visão:

A Pitanga Preta tem enormes quantidades de beta-caroteno que são necessários para manter os olhos saudáveis e melhorar a visão. Apenas uma  pitanga por dia é suficiente para manter a visão e lutar contra as devastações da tensão dos olhos.

12. Trata Resfriado:

A Pitanga Preta é útil no tratamento do resfriado comum. A vitamina C é um nutriente essencial para o nosso corpo, ricos em antioxidantes que nos ajudam a prevenir e a combate os radicais livres que são os principais responsável pelo envelhecimento precoce. Além disso, A principal função da vitamina C é produzir e nutrir o colágeno, um nutrientes encontrados nos vasos da pele, ligamentos e no sangue.

13. Promove a Saúde dos Rins:

As pessoas que bebem 1 litro de suco diariamente reduzem o risco de desenvolver pedra nos rins. Devido ao alto teor de vitamina C, o suco ajuda a aumentar o pH urinário e acelerar a taxa de secreção do ácido cítrico. Isso reduz o risco de formação de pedras nos rins.

14. Auxilia nos Tratamentos de Beleza:

As vitaminas encontradas na Pitanga Preta ajuda a manter pele, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

15. Fortalece o Sistema Imunológico:

A Pitanga Preta é uma fonte rica de manganês, que é um poderoso antioxidante. Este mineral ajuda a aumentar a sua imunidade e protege suas células nervosas dos danos dos radicais livres. A ingestão adequada de manganês é vital para a condução nervosa e a função cerebral.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *