Benefícios das Frutas Byanca Stefany

Os 15 Benefícios da Cabeludinha Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios da Cabeludinha Para Saúde são variados e eficazes. Além disso, Cabeludinha (Myrciaria glazioviana) é uma planta de origem brasileira, facilmente encontrada na região sudeste, principalmente nos estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela é conhecida também por guapirijuba, jabuticaba amarela, café cabeludo, vassourinha da praia e fruta cabeluda.

Quando amadurecem apresentam cor amarela, são globosos, com casca grossa e peluda. A polpa é translúcida, doce, suculenta e apresenta traços de acidez. O arbusto prefere clima quentes, solos férteis, ricos em nutrientes, frequentemente regados. Sua propagação acontece por suas sementes, ou através da enxertia.

beneficios da cabeludinha

Valor Nutricional da Cabeludinha:

A Cabeludinha são fontes ricas de várias vitaminas, minerais e compostos orgânicos essenciais, incluindo fibras dietéticas, proteínas, potássio, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C e as vitaminas da família B. Então, confira Os 15 Benefícios da Cabeludinha Para Saúde:

1. Benefícios da Cabeludinha Para Saúde dos Olhos:

Além de ser um fruto comestível e natural, apresenta um sabor agradável, levemente ácido e muito rico principalmente em vitamina C, a vitamina C promove a saúde geral do corpo, inclusive a saúde dos olhos, pois suas propriedades antioxidantes evitam doenças como a catarata.

Veja Também: Como Reduzir as Bolsas e Círculos Escuros nos Olhos

2. Benefícios da Cabeludinha Para Tratar Doenças Cardiovasculares:

Como citado acima, a Cabeludinha é rica em vitamina C. A vitamina C é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial. portanto, o consumo da Cabeludinha ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.

3. Benefícios da Cabeludinha Para o Humor:

Foi altamente comprovado que a vitamina C encontrada na Cabeludinha e em outras frutas desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina. Eles afetam o humor de uma pessoa, e são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

4. Benefícios da Cabeludinha Para Tratar Infecções Urinarias:

A Cabeludinha é um purificador das vias urinárias por excelência, e ajuda a curar infecções nessa região. Não se preocupe se a cor da urina mudar um pouco ao consumi-lo, isso é normal.

5. Benefícios da Cabeludinha Para Aliviar Dores:

A Cabeludinha tem um grande valor nutritivo, ela é rica em proteínas, gorduras saudáveis e minerais​​. o Caroço da Cabeludinha também tem seus benefícios, você pode moer o caroço e aplicar sobre a área afetada como uma pomada. Usar também este remédio muito eficaz para aliviar dores musculares.

6. Benefícios da Cabeludinha Para Tratar Problemas Renais:

O consumo da Cabeludinha pode auxiliar no tratamento de insuficiência renal, os princípios ativos antioxidantes presentes na Cabeludinha irão eliminar as substâncias tóxicas que deveriam ser eliminados pelos rins, que ficam retidas no sangue; essa retenção, denominada uremia, é a causa da maior parte dos sintomas próprios desta doença.

7. Benefícios da Cabeludinha Para Saúde Geral:

Entre os princípios ativo da Cabeludinha estão os taninos, matérias aromáticas e pépticas. A planta possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, antinefrítica, além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele, escarros com sangue, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

8. Benefícios da Cabeludinha Para a Circulação:

O teor significativo de ferro na Cabeludinha aumenta a contagem de glóbulos vermelhos no organismo, aumenta a oxigenação de tecidos e grupos musculares importantes, estimula o crescimento do cabelo, agiliza o processo de cicatrização e aumenta a eficiência metabólica.

9. Benefícios da Cabeludinha Para o Sistema Imunológico:

Os níveis elevados de vitamina C e vitamina A aumentam o sistema imunológico do corpo, atuando como antioxidantes, eliminando radicais livres prejudiciais que podem mutar ou matar células saudáveis. Essas duas vitaminas impedem o envelhecimento prematuro, doenças crônicas, estimulam o desenvolvimento celular e o crescimento e aumentam a saúde e a aparência da pele.

10. Benefícios da Cabeludinha Para Saúde Digestiva:

A fibra dietética na Cabeludinha ajuda a facilitar a passagem de alimentos através do trato digestivo, eliminando a constipação e outros problemas gastrointestinais. Em medicamentos tradicionais das Filipinas, a Cabeludinha foram confiadas para curar a disenteria e a diarreia, que talvez seja sua aplicação mais comum na saúde humana.

Veja Também: Os 10 Alimentos Para Melhorar sua Digestão

11. Benefícios da Cabeludinha por ser Rica em Vitaminas:

Como a Cabeludinha é uma fonte de vitamina A e C, ela tem um efeito antioxidante, um aliado importante na manutenção da juventude e da beleza. Por seu baixo teor de sódio, riqueza de potássio e pouca gordura é aconselhável para aqueles que sofrem de hipertensão ou distúrbios cardíacos ou vasos sanguíneos. Da mesma forma, também reduz os níveis de colesterol.

12. Benefícios da Cabeludinha Contra Irritação da Pele:

quando aplicada ou consumida topicamente, a polpa da Cabeludinha mostrou uma habilidade notável para reduzir a inflamação e a irritação na pele, e muitas vezes é transformada em medicina alternativa como a maneira mais rápida de curar condições de pele e queimaduras.

cabeludinha

13. Benefícios da Cabeludinha Para Saúde Óssea:

A Cabeludinha é rica em cálcio. O cálcio é um dos principais nutrientes que promovem a força dos ossos e dentes. O elevado teor de cálcio de na Cabeludinha ajuda a impedir que condições tais como osteoporose e artrite reumatoide. A Cabeludinha deve ser uma parte da dieta regular em todos os grupos etários.

14. Benefícios da Cabeludinha na Saúde Ocular:

Uma das vitaminas mais importantes encontradas nesta fruta é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.

15. Benefícios da Cabeludinha Para Prevenir a Menopausa:

Durante a menopausa, a produção de estrogênio no corpo de uma mulher é diminuída. Esta queda repentina de estrógenos pode causar muitos problemas de saúde em mulheres pós-menopáusicas. Elas estão em maiores riscos de doenças relacionadas com o coração, diabetes e obesidade. Isso também pode causar depressão, alterações de humor, insônia e vários outros transtornos psicológicos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.