Jambolão – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Jambolão – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta e sem prejudicar a saúde. Além disso, o Jambolão, que também é denominado Jambol, jambul, jamelão e jalão, é uma árvore de alto porte, muito comum no Brasil. Seus ramos e folhas são dispostos aos pares. Os frutos do jambolão, insípidos, são de um colorido roxo-negro. Frutifica em fevereiro. A casca da árvore do jambolão tem emprego contra disenteria, hemorragias e leucocoria, sob a forma de decoção.

As sementes são empregadas com efeitos benéficos contra diabete açucarada, para o que se toma 0,5g dessas sementes pulverizadas, duas a três vezes por dia. Para o mesmo efeito usa-se também o suco obtido das sementes esmagadas, na dose de duas gotas misturadas com um pouco de água, três vezes por dia.

A árvore é da mesma família da goiaba e a pitanga, a myrtaceae. Os frutos ovais e escuros, são parecidos com a azeitona quando maduros e, pelo efeito da cor desses frutos, a árvore é usada em ornamentação de jardins, inclusive, em Brasília, é muito comum nos canteiros e quadras.

Valor Nutricional do Suco de Jambolão:

O Suco de Jambolão ainda apresentam um teor de gorduras na faixa de 11 a 15% (principalmente de gordura boa, do tipo monoinsaturada), de carboidratos entre 4 e 6% (sobretudo na forma de fibra dietética) e um pequeno conteúdo de proteínas. Os outros componentes de maior relevância são a Vitamina E e os minerais Ferro e cálcio.

Benefícios do Jambolão:

Os benefícios medicinais do Jambolão  não se encontram apenas na fruta, mas nas folhas e caule também. Como, por exemplo:

  • Contém Propriedades antibacteriana;
  • Antifúngica;
  • Antiviral e antialérgica;
  • Auxilia na Saúde dos Olhos;
  • Aumenta os níveis sanguíneos;
  • Fonte de Ferro;
  • Tem Ação Anti-inflamatório;
  • Auxilia na saúde digestiva;
  • Previne o Câncer;
  • Rico em Vitamina E;
  • Alivia dores no corpo.

Como Usar Jambolão:

O jambolão deve ser consumido in natura para conseguir aproveitar todas as suas propriedades. No entanto, o chá feito com as sementes carrega também todos esses benefícios.

Além disso, o jambolão já pode ser encontrado como doce, vinhos, geleias e tortas, mas é preciso tomar muito cuidado, pois todos esses alimentos preparados retiram as propriedades da fruta e ainda possuem muitos açúcares.

Como Preparar o Chá Jambolão:

O chá de jambolão tem se tornado muito comum para tratamentos dos problemas mencionados no tópico dos benefícios e propriedades do jambolão, além de auxiliar no tratamento de diarreia.

Para preparar o jambolão, você deve usar a proporção de duas colheres de chá das sementes para cada caneca de água. Em um recipiente, coloque as sementes, amasse bem e reserve. Em outro recipiente, coloque a água e leve ao fogo até alcançar fervura.

Coloque a água por cima das sementes e então tampe deixando a mistura descansar por um período de aproximadamente dez minutos e consuma em seguida sem adoçar. A dose indicada é de três xícaras ao dia.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Jambolão:

O consumo do chá não deve ser feito sem orientação médica. Quando usado nas doses indicadas por um profissional, não existem contraindicações. Não foram encontrados efeitos colaterais nos materiais consultados.

ATENÇÃO: O chá deve ser feito sempre nas medidas indicadas, pois é forte e pode causar intoxicação caso não seja feito com indicação médica e nas medidas certas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *