Os 22 Benefícios do Tucum Para Saúde

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 22 Benefícios do Tucum Para Saúde
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Benefícios do Tucum Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, o Tucum é rico em diversos nutrientes medicinais que favorecem a saúde da pele e de todo nosso corpo de forma geral. O Tucum, também conhecido como Tucumã ou Tucumãs é encontrado com alguma freqüência, tanto em matas fechadas, no sub-bosque, quanto em campos, sempre preferindo áreas alagadas ou úmidas, principalmente as margens de água doce. O Tucum pode alcançar de 10 a 15 metros de altura.

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Quando atinge idade avançada, perde os espinhos localizados no caule. Os pecíolos, após passarem por processo de maceração, são utilizados na confecção de esteiras, cestas entre outros usos. As flores são abertas para produzir uma bebida fermentada, conhecida como “vinho de tucumã”.

O caule é usado para construções rurais e cercas, e também pode ser consumido como alimento. Um quilo dos frutos do Tucum possui aproximadamente 50 sementes, que germinam e têm desenvolvimento lento. Portanto, em áreas de ocorrência da espécie, é recomendável coletar as plântulas que ficam sob as plantas matrizes.

Valor Nutricional do Tucum:

O fruto é normalmente consumido “in natura”; sua polpa é rica em óleo (empregado no fabricação de sabão, cosméticos e medicamentos), o Tucum é rico em Vitamina A e vitaminas B e C; potássio, cálcio, fibras e proteínas, suas cascas são usadas na defumação de borracha. Agora que já conhecemos o valor nutricional desta fruta, vamos conhecer também Os 22 Benefícios do Tucum Para Saúde:

1. Benefícios do Tucum no Combate ao Envelhecimento Precoce:

O Tucumã é rico em antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde de sua pele, oferecendo o alimento que ela necessita. Estes antioxidantes também protegem o seu corpo de qualquer degeneração celular causada provavelmente devido ao Envelhecimento precoce.

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2. Benefício do Tucum Por ser Rico em Magnésio:

O Magnésio contido no Tucumã ajuda a manter os níveis apropriados de outros minerais, tais como cálcio, potássio e de Zinco. Ele também ajuda na síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares.

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3. Benefícios do Tucum Para Combater a Acne:

O Tucumã também é uma boa fonte de Vitamina C, que ajuda nosso corpo a produzir Colágeno. O Colágeno é conhecido por manter a elasticidade da pele, prevenir rugas e retardar o processo de envelhecimento. A Vitamina C também melhora a nossa Imunidade e ajuda a combater as bactérias da pele causadora da Acne.

4. Benefício do Tucum na Redução do Colesterol:

No Tucumã também é encontrado uma grande quantidade de Fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol no sangue. O Ômega-3, são gorduras saudáveis e benéficas à saúde, que também podem ser encontrado nesta fruta.

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5. Benefícios do Tucum Para Para Saúde Cardiovascular:

Estudos revelaram, que propriedades encontradas no Tucumã que reduzem o Colesterol, também são responsáveis por previne ataques cardíacos, além de prevenir a formação de placas de gorduras nas artérias, aumenta o bom colesterol.

6. Beneficio do Tucum Por ser Rico em Vitamina C:

A Vitamina C encontrada nas tucumãs estimula a produção de glóbulos brancos para atacar a doença e micróbios estranhos no corpo, além de funcionar como um elemento-chave na produção de Colágeno.

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7. Benefícios do Tucum Contra o Câncer:

A Vitamina C presente no Tucumã também age como antioxidante no corpo e elimina ou neutraliza os radicais livres que podem causar doenças crônicas, incluindo o Câncer.

8. Beneficio do Tucum no Fortalecimento dos Ossos:

As proteínas e cálcio presentes nas Tucumãs contribuem para o crescimento e desenvolvimento de músculos, ossos, ligamentos e tecidos.

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9. Benefícios do Tucum Contra a Má Digestão:

As tucumãs são ricas em nutrientes que ajudam a combater infecções estimulando o Sistema Imunológico. As Proteínas também são obrigadas a manter as funções corporais, melhorando a digestão.

10. Benefício do Tucum no Aumento da Ereção:

Além de afrodisíaco, as Tucumãs são importantes para o sistema vascular e, portanto, são ótimas para prevenir, por exemplo, a Disfunção Erétil.

11. Benefícios do Tucum no Aumento da Imunidade:

As Tucumãs além de deliciosas, são ricas fontes de Vitamina C, nutriente essencial para o Sistema Imunológico e para o emagrecimento. A Vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores.

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12. Benefício do Tucum Por ser Rico em Fibras:

A Fibra é a parte indigesta dos carboidratos, encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal como as Tucumãs. Ela forma uma massa gelatinosa no nosso aparelho Digestivo. Ela transforma os alimentos em massa, facilitando a Digestão e aumentando a absorção de nutrientes. A Fibra também ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como a Hipertensão, Colesterol, Diabetes e doenças cardíacas.

13. Benefícios do Tucum Por ser Rico em Potássio:

As Tucumãs são ricas fontes de potássio que é essencialmente usado para manter o equilíbrio de fluidos, auxilia na função muscular, remoção de resíduos do corpo, ajuda a manter o sistema nervoso funcionando corretamente. A deficiência de potássio provoca fadiga, irritabilidade e hipertensão (pressão sanguínea).

Outros Benefícios do Tucum Para Saúde:

  • Ajuda a Melhorar a circulação sanguínea.
  • Pode Prevenir a disfunção erétil aumentando a libido.
  • Ajuda a Combater infecções por bactérias e fungos.
  • Pode Prevenir câncer e doenças cardiovasculares.
  • Também ajuda a Combater o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres.
  • Também é usado como ingrediente de produtos de beleza como cremes hidratantes, loções corporais e máscaras para hidratar os cabelos.
  • Produz energia e regula o açúcar no sangue e participa de diversas reações químicas no corpo.
  • É uma grande fonte natural de colágeno.
  • Promove Saciedade o que favorece dietas de emagrecimento.

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Dicas Para Cultivo do Tucum:

Há uma maneira de fazer a semente germinar mais rápido. Quando os frutos estiverem maduros, ou já passados, retire a polpa, lave os caroços e coloque-os para secar na sombra de 1 a 2 semanas.

Após esse tempo, quebre os caroços para retirar as sementes. Antes de quebrar, balance os caroços para ouvir se as sementes estão soltas. Deixe as sementes de molho por 3 a 5 dias. Nesse caso, use água corrente ou troque a água diariamente para evitar que as sementes apodrecem.

Por último, basta plantar as sementes em um canteiro. A germinação pode começar em apenas 30 dias. Quando as mudas já estiverem com 4 a 5 folhas, já podem ser plantadas nos locais definitivos.

Efeitos Colaterais do Tucum:

Não há estudos científicos comprovados de que o Tucum faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumido em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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