Benefícios das Frutas Alan Costa

22 benefícios do tucum para saúde!

O tucum é rico em diversos nutrientes medicinais que favorecem a saúde da pele e de todo nosso corpo de forma geral. Além disso, ele também conhecido como tucumã ou tucumãs é encontrado com alguma freqüência, tanto em matas fechadas, no sub-bosque, quanto em campos, sempre preferindo áreas alagadas ou úmidas, principalmente as margens de água doce.

No entanto, a planta pode alcançar de 10 a 15 metros de altura e quando atinge idade avançada, perde os espinhos localizados no caule. Portanto, os pecíolos, após passarem por processo de maceração, são utilizados na confecção de esteiras, cestas entre outros usos. As flores são abertas para produzir uma bebida fermentada, conhecida como “vinho de tucumã”.

tucum

tucum

Valor nutricional do tucum:

Além disso, o fruto é normalmente consumido “in natura”; sua polpa é rica em óleo (empregado no fabricação de sabão, cosméticos e medicamentos), o tucum é rico em vitamina A e vitamina do complexo B e vitamina C; potássio, cálcio, fibras e proteínas, suas cascas são usadas na defumação de borracha.

Benefícios do tucum para saúde:

1. Combate ao envelhecimento precoce:

O tucum é rico em antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde de sua pele, oferecendo o alimento que ela necessita. No entanto, estes antioxidantes também protegem o seu corpo de qualquer degeneração celular causada provavelmente devido ao Envelhecimento precoce.

2. Rico em magnésio:

O Magnésio contido no tucumã ajuda a manter os níveis apropriados de outros minerais, tais como cálcio, potássio e de Zinco. Além disso, ele também ajuda na síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares.

Veja Também: Bebida Detox Para Prevenir o Envelhecimento Precoce…

3. Combater a acne:

O tucum também é uma boa fonte de Vitamina C, que ajuda nosso corpo a produzir Colágeno. O Colágeno é conhecido por manter a elasticidade da pele, prevenir rugas e retardar o processo de envelhecimento. No entanto, a Vitamina C também melhora a nossa Imunidade e ajuda a combater as bactérias da pele causadora da Acne.

4. Ajuda na redução do colesterol:

No tucum também é encontrado uma grande quantidade de Fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol no sangue. Além disso, o Ômega-3, são gorduras saudáveis e benéficas à saúde, que também podem ser encontrado nesta fruta.

benefícios do tucum

benefícios do tucum

5. Saúde cardiovascular:

Estudos revelaram, que propriedades encontradas no tucum que reduzem o colesterol, também são responsáveis por previne ataques cardíacos, além de prevenir a formação de placas de gorduras nas artérias, aumenta o bom colesterol.

6. Rico em vitamina C:

Além disso, a Vitamina C encontrada nas tucumãs estimula a produção de glóbulos brancos para atacar a doença e micróbios estranhos no corpo, além de funcionar como um elemento-chave na produção de Colágeno.

Veja Também: Os 12 Alimentos Ricos em Vitamina C…

7. Contra o câncer:

A Vitamina C presente no tucumã também age como antioxidante no corpo e elimina ou neutraliza os radicais livres que podem causar doenças crônicas, incluindo o Câncer.

8. Fortalecimento dos ossos:

As proteínas e cálcio presentes nas Tucumãs contribuem para o crescimento e desenvolvimento de músculos, ossos, ligamentos e tecidos.

9. Contra a má digestão:

As tucumãs são ricas em nutrientes que ajudam a combater infecções estimulando o Sistema Imunológico. As proteínas também são obrigadas a manter as funções corporais, melhorando a digestão.

10. Aumento da ereção:

Além de afrodisíaco, as Tucumãs são importantes para o sistema vascular e, portanto, são ótimas para prevenir, por exemplo, a Disfunção Erétil.

11. Aumento da imunidade:

As Tucumãs além de deliciosas, são ricas fontes de Vitamina C, nutriente essencial para o Sistema Imunológico e para o emagrecimento. Além disso, a Vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores.

Veja Também: Os 10 Alimentos que Ajudam a Tratar a Disfunção Eréctil…

12. Rico em fibras:

A fibra é a parte indigesta dos carboidratos, encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal como as Tucumãs. Ela forma uma massa gelatinosa no nosso aparelho Digestivo.

No entanto, ela transforma os alimentos em massa, facilitando a Digestão e aumentando a absorção de nutrientes. A fibra também ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como a Hipertensão, colesterol, diabetes e doenças cardíacas.

13. Rico em potássio:

Além disso, as  tucumãs são ricas fontes de potássio que é essencialmente usado para manter o equilíbrio de fluidos, auxilia na função muscular, remoção de resíduos do corpo, ajuda a manter o sistema nervoso funcionando corretamente. No entanto, a deficiência de potássio provoca fadiga, irritabilidade e hipertensão (pressão sanguínea).

Outros benefícios do tucum para saúde:

  • Ajuda a Melhorar a circulação sanguínea.
  • Pode Prevenir a disfunção erétil aumentando a libido.
  • Ajuda a Combater infecções por bactérias e fungos.
  • Pode Prevenir câncer e doenças cardiovasculares.
  • Também ajuda a Combater o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres.
  • Também é usado como ingrediente de produtos de beleza como cremes hidratantes, loções corporais e máscaras para hidratar os cabelos.
  • Produz energia e regula o açúcar no sangue e participa de diversas reações químicas no corpo.
  • É uma grande fonte natural de colágeno.
  • Promove Saciedade o que favorece dietas de emagrecimento.
benefícios tucum

benefícios tucum

Efeitos colaterais do tucum:

Além disso, não há estudos científicos comprovados de que o tucum faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumido em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.