Benefícios das Frutas

30 benefícios da goiaba para saúde!

benefícios da goiaba

A goiaba é uma das frutas que mais proporciona nutrientes importantes para saúde do corpo humano. A Goiaba é uma fruta doce e deliciosa cultivada nos climas tropicais. Esta fruta sazonal, cientificamente conhecida como Psidium Guajava , é redonda ou em forma de pera e é de cor verde-clara, amarela ou até mesmo marrom quando ela amadurece.

benefícios da goiaba
benefícios da goiaba

A Goiaba pode apresentar uma carne branca, vermelha ou até mesmo marrom, dependendo do seu tipo, e tem pequenas sementes duras envoltas de sua polpa macia e doce.

Valor nutricional da goiaba:

A goiaba é uma rica fonte de nutrientes, ela é uma boa fonte de energia, fibra dietética e vitaminas, como vitamina A, vitamina C, niacina, vitamina B-6, folato, tiamina e riboflavina. Também contém minerais essenciais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e potássio.

Benefícios da goiaba para saúde:

1. Ajuda a tratar a diarreia:

Os Benefícios das goiabas para tratar a diarreia já é conhecido em todo o mundo, esta doença ocorre quando o intestino é afrouxado. Esta condição pode ser tratada usando astringentes, que podem ser encontrados em quantidade elevada em goiabas.

Quando os adstringentes das goiabas se ligam ao intestino, alguns sintomas de diarreia podem ser aliviados.

2. Melhora a saúde bucal:

Contendo propriedades antibacterianas, e astringentes, a goiaba pode ajudar a manter a saúde de sua boca. Estas propriedades também são eficazes na inibição do crescimento da disenteria causadora de micróbios.

3. Reduz reações alérgicas:

Estudos revelaram que propriedades encontradas ajudam a reduzir Reações Alérgicas na pele. Para esta condição você pode consumir o suco da goiaba ou aplicar as suas folhas diretamente no local afetado pelas alergias.

4. Favorece a perda de peso:

As goiabas podem ser utilizada como lanche saudável em dietas de emagrecimento, pois é zero colesterol, carboidratos digeríveis e embalados com fibra, minerais e vitaminas. Consumir as goiabas lhe fornecerá os nutrientes necessários sem adicionar carboidratos demais, mantendo seu estômago cheio.

5. Aumenta a imunidade:

As goiabas são ricas em vitamina C que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico. Aumenta o metabolismo e a imunidade do corpo, protegendo o corpo de várias doenças.

6. É uma rica fonte de cálcio:

As goiabas também são uma excelente fonte natural de cálcio, que é muito importante incluir na sua dieta de gestantes, crianças e pessoas idosas.

7. Combate a queda de cabelo:

A vitamina C encontrada na goiaba auxilia no crescimento do cabelo. Para alcançar este fim, a goiaba pode ser consumida em forma de suco ou chá, como você preferir. O Importante é consumi-la pelo menos uma vez ao dia, durante duas 1 semana.

goiaba combate a queda de cabelo
goiaba combate a queda de cabelo

8. Melhora a visão:

A goiaba é rica em vitamina A e previne a cegueira e melhora a visão de pessoas que sofrem de catarata.

9. Controla o colesterol:

As fibras presentes na goiaba favorecem a saúde do seu coração. Ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue que de outra forma são um fator de risco para doenças cardiovasculares.

10. Possui efeito calmante:

O estresse atinge grande parte da população mundial, a goiaba é uma rica fonte de magnésio que relaxa nervos e músculos, ajudando a relaxar e aliviar o estresse, fazendo você se sentir leve.

11. Combate a infecções:

A goiaba é rica em vitamina C,e vitamina E, carotenoides, isoflavonoides e polifenóis, conhecidos por suas propriedades antioxidantes. Eles ajudam a combater os germes e as infecções e ajudam a diminuir suas chances de adoecer.

12. Auxilia na prevenção do câncer:

A razão pela qual a goiaba é excelente na prevenção do câncer é porque ela é rica em licopeno e vitamina C,o licopeno é um antioxidante poderoso, que é eficaz na redução do risco de câncer de próstata de acordo com alguns estudos, pois isso contém anticorpos anti-câncer e anti – propriedades de valores.

A vitamina C, atua como antioxidante que podem ser úteis para aumentar seu sistema imunológico para obter mais proteção contra os radicais livres. O câncer é freqüentemente causado por radicais livres, de modo que fornecer proteção contra eles é o mesmo que reduzir o risco de câncer.

13. Combate os radicais livres:

Como relatado anteriormente, a goiaba é muito rica em vitamina C,, que age no corpo humano como um poderoso antioxidante natural, que combate e inibe a ação dos radicais livres, fortalecendo o corpo e prevenindo doenças.

14. Combate a acne:

Adstringente presentes na goiaba sãos úteis para resolver muitos problemas de pele, incluindo a acne, então você não precisa se preocupar em lidar com essa coisa irritante. Não só a fruta, as folhas também são ótimas para curar acne com seu alto teor de vitamina C,.

15. Controla a diabetes:

Por ser rica em fibras, o consumo da goiaba é excelente para controlar a diabetes. As fibras podem ajudar o seu corpo a absorver o nível de açúcar no sangue, para que ele possa ser regulado.

Além disso, esta fruta também é baixa em índice glicêmico, o que é ótimo para inibir o aumento repentino dos níveis de açúcar.

16. Alivia a dor de dente:

Aliviar a dor de dente é um dos principais benefícios da goiaba. Pois, Ela contêm astringentes que podem reduzir os sintomas, deixando você aliviado.

Além disso, você pode consumir a fruta para tratar gengivas inchadas ou sangramentos, que são algumas das causas da dor de dente.

17. Age como hidratante corporal:

Para manter sua pele hidratada, você precisa beber bastante água por dia. Apoie este hábito juntamente com o consumo da Goiaba, pois, ela favorecerá a hidratação da sua pele ainda mais.

goiaba age como hidratante corporal
goiaba age como hidratante corporal

18. Melhora a absorção de nutrientes:

Obter todos os nutrientes bons dos alimentos que você come é muito importante, porque, a finalidade de comer é mais do que apenas manter seu estômago cheio, mas também, fornecer nutrientes suficientes para o seu corpo para manter todos os órgãos e células funcionando adequadamente.

As goiabas possuem uma longa lista de nutrientes, incluindo manganês. Este mineral é útil para suportar uma melhor absorção de nutrientes no seu corpo, fazendo com que os alimentos saudáveis ​​que você come podem ser tomados corretamente.

19. Melhora a saúde do coração:

A doença cardíaca está intimamente relacionada com pressão alta ou hipertensão arterial. Quando a pressão arterial está bem regulamentada, a doença cardíaca também pode ser prevenida.

A goiaba é rica em potássio que é útil para manter a pressão arterial normal enquanto melhora os níveis de colesterol no corpo, favorecendo a saúde do coração.

20. Favorece a saúde do cérebro:

Como já foi mencionado anteriormente, a goiaba contém vitaminas de niacina e B6, esta fruta é muito apropriada para apoiar a saúde do cérebro.

21. Previne a constipação:

Tanto a carne como as sementes de goiabas podem tratar constipação, uma vez que a carne contém fibras e as sementes fornecem agentes laxantes. Esta combinação pode manter a saúde do seu movimento intestinal enquanto limpa o sistema excretor e os intestinos.

22. Alivia a tosse:

As propriedades adstringentes presentes nas goiabas podem aliviar a tosse, reduzir o muco e inibir a ação microbiana que estejam causando causando a tosse. Além disso, a vitamina C, é muito importante para aliviar a tosse e o resfriado, pois é eficaz na prevenção das infecções virais.

23. Alivia de dores menstruais:

Muitas mulheres experimentam dismenorreia – sintomas dolorosos da menstruação, como cólicas no estômago. No entanto, há algumas evidências de que o extrato das Goiabas podem realmente reduzir a intensidade da dor das cólicas menstruais.

24. Regula a pressão arterial:

O potássio presente nas goiabas ajudam a normalizar os níveis de pressão arterial.

25. Limpa toxinas:

Com a sua riqueza em fibras, a goiaba é um excelente limpador natural de corpo. Ela ajuda a eliminar toxinas do seu corpo, bem como a eliminar outros conteúdos benéficos.

26. Combate sintomas da dengue:

As goiabas possui ricos nutrientes que ajudam a amenizar os sintomas da dengue. Você pode consumir o suco da fruta para alcançar este fim. Recomenda-se beber o suco pelo menos três vezes ao dia para obter resultados efetivos.

27. Melhora a circulação:

As goiabas podem melhorar a função cerebral porque melhora a circulação em seu corpo. Como contém altos níveis de potássio, ajuda na regulação da pressão sanguínea. Foi relatado que este mineral pode ajudar a reverter os efeitos do excesso de sódio no corpo.

Veja através do vídeo abaixo outros benefícios da goiaba Para Saúde:

28. Protege a pele de raios UV:

As goiabas possuem duas vezes a quantidade de licopeno presente nos tomates. O licopeno é um antioxidante que protege sua pele de ser danificada por raios UV e poluição ambiental.

29. Combater o envelhecimento:

As goiabas são ricas fonte de vitaminas A, B, C e potássio que são bons antioxidantes e desintoxicantes. Eles lutam os radicais livres, mantendo sua pele brilhante e livre de sinais prematuros de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

30. Favorece a gestão:

As Goiabas possuem ácido fólico ou vitamina B-9, o que é recomendado para mulheres grávidas, uma vez que pode ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e proteger o recém-nascido de distúrbios neurológicos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

16 comentários

  • […] o que significa que o seu consumo pode também aumentar as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de uma série de doenças, dentre elas, resfriados e […]

  • […] Goiaba […]

  • […] Frutas (nectarina, pêssego e goiaba). […]

  • […] da folha de goiaba para saúde são incríveis e todos deveriam conhecer. Além disso, a goiaba é conhecida como uma fruta tropical que é rica em nutrientes. As pessoas gostam de comer, pois […]

  • […] é originária da Índia. Ele é parente de frutas bastante conhecidas por aqui no Brasil como a goiaba, a pitanga, o melão, a jabuticaba e outras frutas […]

  • […] 1 Goiaba […]

  • […] Goiaba; Chá Verde; Cenoura; Cebola; Pepino; Peixes; Laranja; Alho; Aipo; Passas. […]

  • […] goiaba contém mais de 200% de sua necessidade diária de vitamina C, bem como uma quantidade notável de […]

  • […] de Goiaba Para Saúde oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a goiaba tropical é melhor adaptada ao clima quente da Flórida e do Havaí, embora possa ser cultivada no […]

  • […] vinte, mas hoje é pouquíssimo conhecido. Da família à qual pertencem frutas populares, como Goiaba, Jabuticaba e Pitanga e outras menos conhecidas, como cambuci, araçá e gabiroba ou guariroba, o […]

  • […] Kiwi; Laranja; Abacate; Semente de Abóbora; Goiaba; Açaí; Repolho; Sardinha; Aveia; Uva; Couve; Mirtilo; Cogumelos; […]

  • […] 4. Goiaba. […]

  • […] Goiabas […]

  • […] Goiabas […]

  • […] pele, eliminando efeitos indesejados como rugas e linhas de expressão. O resultado da ingestão de goiaba na dieta é de uma pele mais jovem e […]

  • […] folhas frescas de goiaba também ajudam no alivio da Dor de Dente devido seus efeitos anti-inflamatórios e propriedades […]

Deixe um comentário