Pitangão – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Pitangão – O que é, Benefícios e Como Usar
4.5 (90%) 4 vote[s]

Pitangão ou Pitangatuba, Pitangão-amarelo, Pitangola é uma fruta da família da Pitanga, entretanto o Pitangão é bem diferente, mas possui alguns benéficos em comum com a pitanga. Já imaginou uma pitanga do tamanho de uma carambola? Pra quem não conhece essa é o Pitangão. De nome científico Eugenia Pitanga, essa fruta é bem maior que sua parente próxima, apesar de seu sabor ser levemente parecido.pitangao

Seu habitat natural é a flora da restinga, onde é muito importante na alimentação principalmente das aves. Embora seja da família das Mirtáceas e do mesmo gênero da pitanga, o Pitangão parece mais a uma carambola pequena, alongada, de cor amarelo-esverdeada, possui suaves gomos que se voltam para dentro do fruto.

O Pitangão tem o perfume forte e característico de seus parentes mais conhecidos, e as suas flores delicadas fecham em si mesmas ao entardecer. Existem poucos exemplares nas restingas no Sudeste e Sul do país, assim como em alguns enclaves de campos cerrados nas mesmas regiões, por este motivo é muito raro encontrar na literatura mais detalhes e nos aprofundarmos no assunto.

O que é o Pitangão

As sementes são grandes e germinam em 30 a 90 dias se plantadas diretamente em saquinhos individuais de 8 cm de largura por 20 cm de altura. O melhor substrato é feito com mistura de 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia. Formar as mudas em local ensolarado, pois, nessas condições as mudas atingem 30 cm com 6 a 7 meses de idade.

O Pitangão frutifica nos meses de janeiro a março. Os frutos tem pouca polpa mais tem sabor agradável de pitanga com laranja, podendo ser consumidos in-natura e na forma de sucos ou geléias e sorvetes.

As flores produzem bastante néctar e pólen, ótima para criar abelhas silvestres. Então confira agora os Benefícios do Pitangão Para Saúde:

Tem Propriedades Antioxidantes:

Os principais ingredientes no Pitangão são os antioxidantes , que são ricos em vitamina. Estes antioxidantes ajudam na prevenção de produções de radicais livres. Estes radicais livres se produzidos, levará a reações que podem causar inflamação e outras doenças.

Os antioxidantes são necessários pelo organismo para controlar o excesso de oxidação, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Erlangen-Nurnberg, os ingredientes presentes no Pitangão realmente reduzem a inflamação.

Benefícios do Pitangão Para o Resfriado:

Pitangão é útil no tratamento do resfriado comum. A vitamina C é um nutriente essencial para o nosso corpo, ricos em antioxidantes que nos ajudam a prevenir e a combate os radicais livres que são os principais responsável pelo envelhecimento precoce.

Além disso, A principal função da vitamina C é produzir e nutrir o colágeno, um nutrientes encontrados nos vasos da pele, ligamentos e no sangue. O Colágeno ajuda a manter as cartilagens, dentes e ossos saudáveis

Possui uma Ação Antioxidantes:

Os principais ingredientes no Pitangão são os antioxidantes , que são ricos em vitamina. Estes antioxidantes ajudam na prevenção de produções de radicais livres. Estes radicais livres se produzidos, levará a reações que podem causar inflamação e outras doenças.

Os antioxidantes são necessários pelo organismo para controlar o excesso de oxidação, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Erlangen-Nurnberg, os ingredientes presentes no Pitangão realmente reduzem a inflamação.

Benefício do Pitangão Para a Beleza:

As vitaminas encontradas no Pitangão ajudam a manter pele, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

Ajuda a  Combater Acne e Rugas:

Além de muitos benefícios do Pitangão, ela pode também auxiliar no combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto, esse problema afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.

Benefício do Pitangão Para os Ossos:

Pitangão é rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Além de possuir minerais, como o cálcio ele é essencial para manter os ossos saudáveis. Dessa forma o Pitangão é uma fruta que previne a osteoporose na idade avançada e ajuda na recuperação de lesões ósseas.

Ajuda a Prevenir o Câncer:

Por ser rica em antioxidantes , antocianinas, carotenoides e flavonoides, o Pitangão livra o corpo de radicais livres que podem alterar o DNA das células e causar diversos tipos de câncer.

Benefícios do Pitangão Para Perder Peso:

Pitangão é uma fruta que tem tanto propriedades diuréticas quanto antioxidantes além de conter poucas calorias, a sua propriedade diurética ajuda o organismo a se livrar do líquido acumulado em excesso no corpo e a ação antioxidante ajuda na eliminação de toxinas.

Como Usar o Pitangão

Chá de Pitangão

As folhas do Pitangão também são ricas em propriedades que trazem uma série de benefícios ao organismo. É usada para o tratamento de doenças estomacais, de bronquite, da hipertensão e para abaixar a febre. Também possui propriedades anti-inflamatória, diurética e calmante.

Modo de preparo do chá de Pitangão

Em meio litro de água coloque dez folhas de pitangueira lavadas e deixe ferver. Retire as folhas e tome o chá durante o dia, quente ou frio.
Contra indicações

Grávidas, lactantes, pacientes com doenças crônicas e crianças devem consultar um médico ou nutricionista antes de começar a consumir o chá de Pitangão para tratamento.

Em excesso pode causar alergia com a presença de algumas substancias presente no Pitangão. Seu efeito diurético também pode prejudicar a frequência cardíaca e eliminar sais minerais essenciais para o corpo.beneficios do pitangao

Geleia de Pitangão:

Leve ao fogo para cozinhar por 15 minutos: 300 gramas de polpa de pitanga, 300 gramas de açúcar, suco de 1 limão e casca de uma maçã.

Deixe esfriar e verifique se está com consistência gelatinosa, se ainda estiver mole deixe no fogo por mais alguns minutos.

Retire as cascas da maçã e guarde em pote com boa vedação e… está pronta a geleia!

Com a pitanga podemos fazer diversos tipos de receitas como forma de consumir essa fruta tão benéfica para saúde.

Pitangão Efeito Colateral

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *