Benefícios das Frutas

20 benefícios do murici para saúde!

beneficios do murici

O murici é o fruto do Muricizeiro, Fruteira arbustiva, encontrada em toda a região amazônica, e no litoral das regiões norte e nordeste. É pertencente à família Malpighiaceae, a mesma da acerola. Além disso, os benefícios do murici com relação ao controle de diabetes, é um dos seus benefícios mais conhecidos.

Em vários estados do Brasil, esse fruto não é muito conhecido, mas pelos benefícios que traz, vale a pena saber mais sobre sua árvore e seu fruto e aproveite a primeira oportunidade que tiver experimentar seu sabor, desfrutando do bem que faz para nossa saúde.

beneficios do murici
benefícios do murici

Propriedades nutricionais do murici

O murici maduro é rico em gorduras de alto valor nutritivo. Além de ser uma excelente fonte em fibras, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1, vitamina B2, niacina, proteínas e Vitamina C. Além disso, esse fruto também possui propriedades terapêuticas adstringentes, antibacterianas, anti-inflamatórias, laxante, antifúngicas e protetor da mucosa intestinal.

Benefícios do murici para saúde:

1. Prevenção do câncer:

Estudos realizados descobriram que um alto consumo desse fruto ajudam a diminuir os riscos de vários tipos de câncer. No entanto, os estudos mostraram também que essa eficácia se da através da presença de antioxidantes presentes nesse fruto.

2. Controlar diabetes:

As fibras contidas nessa fruta, retardam a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina. Controlando assim vários tipos de diabetes.

Veja Também: Os 18 Alimentos que Ajudam a Controlar a Diabetes

3. Saúde dos cabelos:

A Vitamina C, encontrada nessa fruta, é responsável pela produção de colágeno e contribui para um cabelo forte. No entanto, os antioxidantes ajudam a combater os efeitos nocivos e prejudiciais do ambiente sobre o cabelo.

4. Preservação da memória:

O Fósforo contido nessa fruta são altamente necessário para manter as funções mentais adequadas. Além disso, as funções como a concentração, memória e o próprio funcionamento mental podem ser melhorados com o consumo deste mineral.

 

5. Controle do colesterol:

Esse fruto contem fibras que formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta, que reduzem a síntese de colesterol no fígado.

6. Prevenir a anemia:

O ferro presente nesse fruto também pode apresentar os seus benefícios para a saúde na cura de doenças como a anemia, que ocorre em mulheres durante a gravidez ou a menstruação, por exemplo.

7. Saúde dos ossos:

Esse fruto é rico em Fósforo que é necessário para a saúde dos ossos e dentes, por isso deve-se ter certeza de que você está recebendo Fósforo suficiente. Não é apenas Cálcio que é exigido pelos ossos, o Fósforo é igualmente importante.

8. Dieta de emagrecimento:

Além das poucas calorias, esse fruto é rico em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Dessa forma, esse fruto é um dos melhores aliados de uma dieta saudável para perda de peso.

9. Contra doenças na pele:

No entanto, a antocianina e polifenóis são dois antioxidantes encontrados em abundância nesse fruto. Estes ajudam na luta contra os radicais livres. O colágeno composto de Vitamina C e vitamina A torna esse fruto um dos mais adequados para a pele.

Veja Também: Bebida Detox Para Ter uma Pele Perfeita em 7 Dias

10. Regulação dos vasos sanguíneos:

Além disso, esse fruto também garante a dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajudam a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

murici
murici

11. Controlar o humor:

A Vitamina C presente nesse fruto desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina. Além disso, eles afetar o humor de uma pessoa, e são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

12. Contra doenças nas vias respiratórias:

Esse fruto reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal, dores e várias outras doenças nas vias respiratórias.

13. Possui fonte de antioxidantes:

Esse fruto é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Veja Também: Vitamina Detox Verde Rica em Antioxidantes

14. Regular a pressão sanguínea:

Além disso, esse fruto diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Murici:

Outros benefícios do murici para saúde:

  • Esse fruto é um alimento considerado anti-inflamatório;
  • As propriedades terapêuticas desse fruto podem inibir a febre;
  • A casca desse fruto é um excelente remédio para o trato gastrointestinal e no combate à diarreia;
  • Esse fruto também é rico em tanino, o que o torna antibacteriano, antifúngico e inibe a proliferação de fungos;
  • Os Muricis podem ser consumidos de varias formas, entre elas em sucos, picolé, doces, geleias, farinha e em conservas;
  • A casca desse fruto tem grande benefícios Medicinais.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

1 comentário

  • […] 200 g de polpa de murici […]

Deixe um comentário