Benefícios das Frutas Alan Costa

20 benefícios da lima para saúde!

As lima é uma das frutas mais populares no Brasil, possuindo forma semelhante a de uma laranja, no entanto, a cor dela é mais amarelada e o sabor também é menos cítrico.

Além disso, cientificamente ela é conhecida como Citrus Aurantifolia, ela é muito utilizada na medicina, principalmente por conseguir fazer o que muitos medicamentos especializados não podem. No entanto, existem muitas variedades delas encontradas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais e nos climas mediterrânicos.

lima

lima

Valor nutricional da lima:

Esta fruta possui em sua composição um alto teor de vitamina C, é fonte de sais minerais como o cálcio e o potássio. Supre as vitamina B2 e B5, tem ação diurética e auxilia na cicatrização de feridas gástricas.

Benefícios da lima para saúde:

1. Tratamento da anemia:

No entanto, graças a vitamina C , que atua no organismo potencializando a absorção do ferro contido nos alimentos, a ingestão dos sucos ou até mesmo na fruta ajuda no tratamento natural da anemia.

2. Melhora a digestão:

Devido aos flavonoides em seu aroma, leva a um aumento de salivação, estimulando o sistema digestivo, aumentar a secreção de sucos gástricos, bile e ácido e também estimular o movimento peristáltico.

Veja Também: Receita Detox Para Combater a Digestão de Forma Natural…

3. Saúde da Pele:

Embora poucas pessoas saibam disso, essa fruta é uma das melhores aliadas naturais para uma pele saudável, já que ela diminui a oleosidade, hidrata, purifica naturalmente os poros e favorece uma aparência muito mais jovial.

4. Ajuda na perda de peso:

Em virtude da elevada quantidade de fibras contidas nesta fruta, contribui para o processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo.

5. Auxilia no tratamento da gota:

Devido aos flavonoides e à vitamina C presentes nesta fruta, ela é tida como uma poderosa aliada no tratamento da gota, um tipo de doença reumatológica associada ao excesso de toxinas ou ácido úrico no organismo.

7. Diminuir a acidez no estômago:

O consumo regular da fruta é de grande valia para as pessoas que sofrem de problemas estomacais em virtude do excesso de acidez, incluindo uma doença chamada de refluxo. Além disso, essa fruta ajuda equilibrar a quantidade de ácidos presentes no estômago, atuando como um bálsamo no organismo.

beneficios da lima

benefícios da lima

8. Auxilia no tratamento das úlceras:

Tanto no caso de úlceras estomacais, quanto hemorroidas e feridas na pele, portanto, o consumo dessa fruta ajuda a combater a grande causa dessas doenças, a inflamação.

Veja Também: Suco Detox Para Aliviar os Sintomas das úlceras…

9. Tratamento de infecções de urinarias:

Além disso, devido à boa concentração de potássio e vitamina C nesta fruta, ela contribui para limpar os rins e eliminar as bactérias causadoras das infecções urinárias, que geralmente causam terríveis desconfortos como ardor ao urinar.

10. Fortalece o sistema imunológico:

Pelo fato de esta fruta ser muito rica em vitamina C, ela é considerada uma importante amiga das defesas imunológicas, ou seja, diminui a incidência de diversas doenças como infecções, inflamações, gripes, resfriados etc.

11. Contra o envelhecimento:

Tanto pela vitamina C quanto pelas demais substâncias contidas nesta fruta, ela atua de forma muito favorável para o rejuvenescimento dos olhos, cabelos, pele e unhas.

12. Contra a insônia:

Além disso, em virtude das propriedades calmantes desta fruta, ela atua como uma grande aliada para boas noites de sono, auxiliando também no tratamento natural da ansiedade e até mesmo depressão.

13. Combater doenças respiratórias:

No entanto, embora poucas pessoas saibam disso, o óleo obtido desta fruta é muito utilizado pela indústria farmacêutica para fabricação de medicamentos que tratam a congestão nasal.

Veja Também: Suco Detox Para Tratar Doenças Respiratórias…

14. Regula o intestino:

Portanto, também devido às fibras presentes nesta saborosa fruta, o consumo regular dela ajuda imensamente na atividade intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções e demais doenças no aparelho excretor.

Outros benefícios:

  • Retarda o Envelhecimento;
  • Trata a constipação;
  • Alivia o estresse;
  • Rico em antioxidantes;
  • Combate a artrite;
  • Reduz a caspa.

Veja Também os benefícios do suco da lima no Vídeo Abaixo:

Efeitos colaterais:

Além disso, não há estudos científicos comprovados de que ela faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumido em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.