Alfarroba – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Alfarroba – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.56%) 9 vote[s]

Alfarroba – O que é, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Alfarroba possui ricas propriedades essenciais que favorecem a saúde do corpo humano. A Alfarroba é um fruto da árvore Ceratonia siliqua e bastante conhecida como um substituto saudável do chocolate. Sim, o gosto é praticamente o mesmo do cacau. Ela é naturalmente doce, dispensa adição de açúcar no preparo dos alimentos que contém o fruto.

alfarroba

A maioria dos chocolates que existe hoje no Brasil é de má qualidade, com muito açúcar e gordura e pouca manteiga de cacau. Ela é uma vagem de uma árvore chamada alfarrobeira, de cor marrom escura à preta com sabor adocicado que pode ser usado como um substituto saudável do chocolate. A Alfarroba pode ser encontrada em forma de vagem com 8 a 12 sementes em seu interior, que podem ser usadas em forma de pó para ser utilizada na confecção de alimentos.

Propriedades da Alfarroba:

A Alfarroba é rica em antioxidantes, e uma alternativa ao uso do cacau em pó. Ela também pode ser encontrada em pó facilmente nos supermercados ou lojas especializadas em produtos naturais, tem 38 calorias por cada colher de sopa e é uma boa fonte de vitamina A, vitamina B1 e vitamina B2, niacina, cálcio e magnésio. Além disso, não possui gorduras, glúten ou qualquer outra proteína. Confira agora os Benefícios da Alfarroba Para Saúde:

Benefícios da Alfarroba Para Saúde:

  • A Alfarroba concentra bons níveis de gorduras poli-insaturadas, que são aquelas benéficas ao nosso organismo. Graças a isso, essa é uma boa opção para quem precisa reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.
  • O magnésio e o potássio, também presentes o fruto, são dois nutrientes importantes para diminuir a pressão arterial e, assim, colaboram para evitar a hipertensão.
  • As fibras presentes neste fruto também retardam o processo de digestão. Com isso, evitam-se os picos de glicose, que causam resistência à insulina e, por consequência, a diabetes tipo 2. Por tudo isso, é um alimento permitido aos diabéticos.
  • Isso mesmo. Por conter altos níveis de vitamina A e vitamina C, é um poderoso antioxidante. Isso faz com que seja evitado o envelhecimento precoce e garante que as células da pele se mantenham saudáveis e bem nutridas.
  • Ajuda metabolizar gordura, proteína e carboidrato pela presença rica das vitamina B1 e vitamina B2.
  • Combate os radicais livres e envelhecimento pela presença dos antioxidantes polifenóis (o mesmo presente no cacau)
  • Não contém glúten, lactose e cafeína
  • Pode ser consumido por pessoas com hipertensão

Como Usar a Alfarroba?

A versão em pó deste fruto pode ser usada na preparação de receitas variadas que, normalmente, levariam cacau, como tortas, bolos e outros doces variados.

Receita de Vitamina de Alfarroba:

Anote uma receita prática e saudável para consumir em sua dia a dia.

INGREDIENTES:

  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de Calda de Agave Jasmine
  • 2 colheres (sopa) de Alfarroba em pó
  • 200 ml de Bebida Vegetal Orgânica de Arroz com Amêndoas Jasmine

MODO DE PREPARO:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

beneficios da alfarroba

Contraindicações da Alfarroba:

A Alfarroba deve ser usada com cuidado por pessoas com obstrução intestinal ou com estenose do esôfago ou do intestino. O seu consumo deve ser moderado, especialmente por pessoas com obstrução intestinal ou com estenose do esôfago ou do intestino.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *