Benefícios das Frutas Byanca Stefany

25 benefícios do sapoti para saúde!

Os benefícios do sapoti são diversos, pois, possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Alem disso, o nome ‘sapoti‘ pode não ser tão familiar para maioria de nós. Sapoti é outro nome para o fruto mais conhecido como ‘chikoo’. Quando falamos sapoti, estamos, basicamente, referindo-se à uma árvore perene tropical que leva este fruto.

O sapoti tem a sua origem nas florestas tropicais da América Central, particularmente no México e Belize, mas é facilmente encontrado na Índia. O fruto é de forma redonda ou oval medindo cerca de 10 centímetros de diâmetro e pesando 150 gramas. Tem 2 à 5 sementes grandes, preto no centro. A fruta verde tem uma superfície dura e polpa branca, devido ao seu alto teor de látex.

beneficios do sapoti

benefícios do sapoti

Valor nutricional do sapoti:

O sapoti contém uma série de vitaminas como a vitamina A, B1, B2 e B3, C, além de cálcio, ferro, cobre, fósforo e potássio. O sapoti é bastante utilizado na fabricação de xaropes, refrescos, geleias e é bastante utilizado no tratamento de febres altas, retenção de líquido e infecção renal. :

Benefícios do sapoti para saúde:

1. Para saúde dos olhos:

O sapoti é rico em vitamina A que faz ser altamente benéfico para a saúde dos olhos. A vitamina dar uma melhor nutrição para os olhos e ainda proteger contra danos da retina. A vitamina C também é altamente benéfico para os olhos. Como a vitamina C é um poderoso antioxidante, que protege os olhos dos danos na retina provocados pelos os radicais livres.

2. Aumentar a imunidade:

Sapoti é uma rica fonte de vitamina C. 100g sapoti contém 14,7 mg que é igual a 24,5 da dose diária recomendada (RDA) de vitamina C. Como a vitamina C é um poderoso antioxidante, é eficaz para aumentar a imunidade.

Ele também contém tanino que tem propriedade antiviral e antibacteriana. Portanto, comer ao sapoti pode aumentar a sua imunidade, portanto terá uma forma eficaz de combate o frio, gripe e proteção contra infecções.

3. Melhora a digestão:

Sapoti é rica em fibra solúvel (100 g contêm fibras 5,3 g). A fibra solúvel é necessário para melhorar a digestão. É altamente recomendado para prevenir e curar a constipação. Também é altamente eficaz em proteger contra a infecção do trato digestivo. Portanto, comer sapoti pode ser altamente benéfico para o sistema digestivo.

Veja Também: Os 10 Alimentos Para Melhorar sua Digestão

4. Regular a pressão arterial:

Não é nenhuma novidade que o sapoti possui diversos Princípios ativos que são essenciais para nossa saúde, é rico em ômega 3 que é capaz de evitar a formação das placas de gordura na parede das artérias e garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.

5. Combater ao câncer:

Como você deve estar sabendo que sapoti é rica em vitamina C, vitamina A e Antioxidante. É altamente benéfico para proteger os danos celulares dos radicais livres. Os radicais livres destrói ativamente célula normal para mudar sua funcionalidade. Mas antioxidante neutraliza esses radicais livres para evitar mais danos.

6. Como antioxidante natural:

Não é nenhuma novidade que o sapoti, assim, como muitos frutos e peixes do mar, é rico em ômega 3, que é o poderoso antioxidante, responsável pela maioria das vantagens nutricionais oferecidas pelos pescados. Para atletas, os frutos do mar também ocupam um lugar especial nas refeições, por serem ótimas fontes de nutrientes como zinco, cálcio, selênio, ferro, vitamina B6 e proteínas de alto valor biológico e gorduras poli-insaturadas.

7. Como agente anti-Inflamatório:

O sapoti é rico em antioxidantes e taninos, os taninos apresentam principalmente ações anti-inflamatórias, anti-bacterianas, anti-virais, e anti-parasitária. Além disso também tem ajuda no tratamento de hemorragia, hemorroidas, gastrite, enterite, esofagite, e em distúrbios intestinais.

8. Ajudar perder peso:

O sapoti possui boa quantidade de vitamina B1, essa vitamina A ajuda a metabolizar o carboidrato do corpo transformando-o em energia, dessa forma, mesmo contendo muitas calorias, o sapoti pode auxiliar na perda de peso se consumido com moderação.

9. É rico em vitamina A e C:

O sapoti contem a vitamina A e por isso mantém nossos olhos saudáveis, e você pode ver os benefícios disso quando você for muito mais velho. E quanto à vitamina C, seus benefícios são mais conhecidos. Mantém sua imunidade forte, a pele em boas condições, mata os radicais livres, evita distúrbios cardíacos, etc.

10. Para a memória:

Estudos Realizados mostrou-se que o sapoti aumentar a memória de uma pessoa. Pois, ele ajuda a manter a acetilcolina no cérebro, que ajuda a reter a memória. Sapoti também contém antioxidantes que são úteis para aumentar a memória. Além disso, Ele também ajuda Para uma rápida recuperação de amnésia.

sapoti

sapoti

11. Impedir sangramentos:

A erva de sapoti é conhecida por suas propriedades hemostáticas, ou seja, impedindo a perda de sangue. Assim, esta erva é benéfica na redução de sangramento no caso de pilhas e lesões. Como sementes moídas podem ser aplicadas como uma pasta para picares e picadas de insetos.

12. Tem propriedades anti-virais e antibacterianas:

Devido à presença de antioxidantes polifenólicos, considera-se que o sapoti possui propriedades anti-virais, antiparasitárias e anti-bacterianas. Os antioxidantes impedem uma entrada de bactérias no corpo humano. A vitamina C destrói os radicais livres prejudicial, enquanto o potássio, ferro e folato, niacina e ácido pantotênico facilitam o funcionamento adequado do sistema digestivo.

13. Induz a lactação:

Como o sapoti é rico em ferro e cálcio, é muito bom para as mães lactantes, bem como as mulheres grávidas. Aumenta as secreções das glândulas mamárias para estimular a produção de leite. Além disso, fornece força e energia para novas mães após o parto.

Misturar 1 colher de chá de sapoti em pó em um copo de leite morno. Adicionar um pouco de mel para o sabor. Beber diariamente à noite (após o jantar) por várias semanas.

14. Saúde ocular:

Uma das vitaminas mais importantes encontradas nesta fruta é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.

15. Repor a energia:

O sapoti é rico em calorias, a cada 100 gramas apresenta em média 96 calorias, dessa forma ele repõe rapidamente a energia perdida, sendo perfeito para ser consumido tanto antes quanto após exercícios físicos.

16. Como laxante natural:

Rico em fibras dietéticas, o sapoti contém 5,5 gramas de fibras em 100 gramas de fruta, o sapoti é um laxante natural, ajudando a combater e aliviar a constipação, protegendo e prevenindo o cólon do câncer.

17. Para as grávidas:

O sapoti, atua como um tempero maravilhoso para mães e novas mães. Suas propriedades de aliviar a constipação e melhorar a digestão ajudam grandemente as mulheres grávidas a lidar com sintomas de gravidez como náuseas e constipação.

Além de ajudar a uma melhor entrega, este tempero aumenta a lactação. Além disso, a elevada quantidade de ferro e teor de Cálcio aumenta a produção de leite sem efeitos colaterais.

18. Para gripe:

O sapoti podem ser consumida quando uma pessoa está com frio, bronquite, asma e tosse. Este tempero forte e pungente tem um efeito calmante e quente. Ele ajuda a liberar o catarro e, portanto, ajuda contra nariz entupido e garganta. Chá de sapoti com mel é uma opção maravilhosa durante o inverno e podem auxiliar no alívio de dores de cabeça.

19. Para constipação:

O sapoti é conhecido por ser o melhor remédio natural para tratar a constipação. É carregado com fibras que aumenta o peristaltismo do intestino grosso e, portanto, faz com que seja mais fácil para expelir as fezes. Além disso, este fruto é adicionado às vezes para isabgol para melhorar a ação laxante.

20. Para digestão:

O sapoti é um alimento saudável quando se trata de digestão. Isso ajuda a melhorar a produção de saliva, que ajuda na desintegração adequada de partículas de alimento. Sapoti é rica em fibra dietética, que ajuda a restringir o início da constipação. Além disso, As Fibras alimentar ajuda no movimento intestinal regular e, portanto, limpa o intestino.

21. Aliviar a cólica:

Devido as suas qualidades carminativas e alívio, sapoti também é bom para aliviar a dor de cólica, que é um problema comum em bebês. Colocar 1 colher de chá de sementes em uma xícara. Despejar água quente e cobrir. Permitir embeber por 15 minutos. Coar a solução. Dar 1 ou 2 colheres de chá de água para a criança uma vez por dia para acalmar a dor de cólica.

22. Contra infecções:

O sapoti tem propriedades anti-sépticas e anti-microbianas. Além disso, ele mantém várias infecções virais na baía. Portanto, eles ajudam a impulsionar a imunidade do corpo. Além disso, mostrou-se ser muito benéfica para os órgãos respiratórios.

Devido à sua natureza quente que ajuda a suprimir a formação de muco. Além disso, a constipação podem ser prevenida por o consumo de sapoti, já que contém vitamina C e ferro, portanto, melhorá a imunidade e as infecções ficaram longe.

23. Contra o envelhecimento:

O envelhecimento é um problema comum que está se espalhando muito rápido. Além disso, é devido a radicais livres produzidos devido ao estresse oxidativo. Os radicais livres destroem as células da pele. Devido a esta degeneração da pele ocorrem qual é responsável por rugas. Mas provou-se que os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento. Portanto, comer sapoti pode ajudá-lo a combater o envelhecimento precoce.

24. Contra anemia:

Sapoti é uma rica fonte de muitos nutrientes. Ele tem uma boa quantidade de ferro, fósforo, ácido fólico, etc. Além disso, estes nutrientes provar ser benéfico na produção de novas células do sangue. Com o aumento da produção de novas células do sangue você pode ficar protegido de anemia.

25. Desintoxicar o corpo:

Sendo rico em antioxidantes, o sapoti também ajuda a desintoxicação, removendo toxinas do corpo. Além disso, é uma ótima fonte de manganês, que ajuda a produzir enzimas que eliminam e destroem os radicais livres. Um corpo desintoxicado prepara o caminho para mais energia e melhor imunidade e metabolismo.

Veja Também através do vídeo abaixo, outros benefícios do sapoti para saúde:

Sobre o autor | Website

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.