Os 10 Benefícios do Uxi Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Os 10 Benefícios do Uxi Para Saúde
4.6 (92.5%) 8 vote[s]

Os Benefícios do Uxi Para Saúde são incríveis, pois o Uxi contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, o Uxi é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.Esta planta é originada da Amazônia brasileira, e possui, dentre as suas propriedades, efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico. Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina.

O nome científico do Uxi é Endopleura uchi, e sua parte utilizada costuma ser a casca na forma de lascas, que podem ser compradas em feiras livres, mercados e lojas de produtos naturais, ou também podem ser encontradas na forma de cápsulas ou em pó.

Valor Nutricional do Uxi:

Os principais nutrientes presentes no fruto Uxi são Carboidratosmagnésiozinco, Fibra alimentar e Sódio. Então, veja agora Os 10 Benefícios do Uxi Para Saúde:

1. Fortalece o Sistema Imunológico: 

vitamina C, presente no Uxi aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater micro-organismo e estruturas estranhas que podem danificar o corpo.

2. Previne o Câncer:

Estudos científicos mostraram que o consumo regular de Uxi pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, pois ele possui um poder antimutagênico, que evita o surgimento de certos tipos de câncer.

3. Ajuda a Reduzir os Cistos:

O Uxi ajuda a equilibrar a proporção de estrogênio com progesterona no seu corpo. Isto ajudará a reduzir os cistos.

4. Ajuda na Proteção Contra os Vírus:

A ação Antiviral do Uxi promove uma proteção contra vários tipos de vírus, que se não combatidos, tem o poder de espalhar diversas doenças em nosso corpo, como é o caso da gripe, do resfriado, da febre, da tosse e de várias outras.

5. Ajuda a Acabar com as Rugas e Celulites: 

A fruta possui em sua composição algumas substância com ação anti-inflamatória que ajudam o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos.

Além disso, tais substancias contribuem também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.

6. Combate Inflamações no Uterinas:

Devido às substâncias anti-inflamatórias contida na frutacontribui para inibir processos inflamatórios no útero, um problema bastante comum entre mulheres, muitas vezes ocasionado pela baixa das defesas imunológicas do organismo feminino.

7. Acelerar o Emagrecimento: 

A ação diurética da fruta estimula os rins a liberar o sódio, a água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.

8. Ajuda na Proteção do Corpo: 

A fruta possui poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o corpo. Além disso, as células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres.

Esses radicais livres são provenientes da oxidação da membrana celular, responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano.

O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.

9. Ajuda na Desintoxicação do Organismo: 

Consumir diariamente a fruta nos ajuda a eliminar substâncias nocivas que afetam a nossa saúde, tais como o álcool, as gorduras, os aditivos, a cafeína e etc. Além disso, ele promove a desintoxicação completa do nosso organismo.

10. Ajuda a Prevenir a Hipertensão Arterial:

É fato consumado que a fruta deve aparecer com regularidade no menu quando se quer barrar a constrição dos vasos. afinal, a fruta é uma exímia fonte de fibras, compostos que dificultam a absorção de gorduras e do colesterol ruim, o LDL.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *