Benefícios das Frutas

16 benefícios da nêspera chinesa para saúde!

nespera chinesa

Os benefícios da nêspera chinesa são variados, pois possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a árvore frutífera que recebe o nome é comum na região de florestas tropicais no sudeste da China, espalhando-se posteriormente por todo o mundo. É também conhecida como ameixa, maltês japonês ou ameixa japonesa.

Aparece nas árvores até o final do inverno no Japão, e sua colheita ocorre em junho. A época de colheita varia, no entanto, de acordo com as regiões onde é cultivada. Amadurecem, de uma forma geral, antes da colheita e têm uma textura bastante macia. Suas sementes não são comestíveis e devem ser descartadas, pois podem conter tóxicos cianogênicos-glicosídeos.

nespera chinesa
nêspera chinesa

Valor nutricional da nêspera chinesa:

Atua como uma fonte fácil para adquirir vitaminas como A, C, K, B6 e ácido fólico. Em termos de minerais, é uma boa fonte de cálcio, silício, Ferro, manganês, Potássio e cobre.

Benefícios da nêspera chinesa para saúde:

1. Promove a saúde da pele:

A nêspera chinesa é rica em vitamina A, sendo está uma das vitaminas que ajuda na proteção da pele. Além disso, contém uma boa quantidade de antioxidantes que protegem o envelhecimento precoce.

2. Regula o colesterol:

A pectina da nêspera chinesa também foi mostrado a reduzir os níveis de colesterol no sangue, diminuindo a sua re-absorção no cólon por ácidos biliares resultantes da sua excreção do corpo de ligação.

3. Promove a saúde olhos:

Frescas contêm uma boa quantidade de vitamina A, sendo esta uma vitamina benéfica para a saúde dos olhos. Além disso, possui uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam na proteção dos olhos. Ela também é eficaz em evitar danos da retina. Além disso, assim, melhora a visão do olho e proteção contra catarata e degeneração macular.

4. Controla o colesterol:

O consumo regular da nêspera chinesa ajuda a diminuir o LDL ou colesterol ruim no sangue, mantendo o coração saudável.

5. Trata as doenças do estômago:

A nêspera chinesa é um eficaz remédio para enjoos. Quando misturado com mel, pode ajudar a tratar a colite, diarreia, constipação e infecções intestinais. O xarope é usado para tratar hemorroidas.

6. Combate o câncer:

As propriedades antioxidantes da nêspera chinesa ajudam o corpo a lutar contra os radicais livres e destroem as células cancerosas malignas. Além disso, os grânulos na polpa contêm compostos adstringentes conhecidos como taninos, catequina e epicatequina.

Estes taninos protegem as membranas mucosas dos cancros, ligando-se a toxinas e produtos químicos causadores de câncer no cólon.

7. Promove uma boa digestão:

A pectina é um tipo particular de fibra dietética encontrada na nêspera chinesa, que pode auxiliar na digestão. A fibra dietética pode aumentar e estimular o movimento peristáltico, que ajuda com a regularidade dos movimentos intestinais. Além disso, se você sofre de prisão de ventre, diarreia, cólicas, inchaço, ou outros distúrbios de estômago, a fibra dietética pode melhorar a saúde do seu intestino.

8. Atua como um agente antiviral:

Uma pesquisa mostrou que a nêspera chinesa é rico em propriedades anti-viral. Além disso, os fenólicos possuem atividade anti-gripe forte, bem como propriedades antioxidantes. Ele ajuda a proteger contra resfriados e outros patógenos virais.

9. Regula a pressão arterial:

A nêspera chinesa contém uma boa quantidade de Potássio que é necessário para manter sobre controle os níveis de sódio. Além disso, o Potássio é necessário para manter os níveis de fluido em equilíbrio.

Portando, ajuda a manter a pressão arterial sobre controle e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco. ela também contém minerais como o Manganês, magnésio, Ferro, Cobre e vitamina A que ajudam a manter a pressão sanguínea em controle.

10. Fortalece os ossos:

Perder a densidade mineral óssea é um grande problema para muitas pessoas à medida que envelhecem, especialmente para mulheres pela menopausa. Além disso, felizmente, a nêspera chinesa foi mostrada para evitar a perda de densidade óssea em várias partes do corpo, devido a sua rica mistura de vitaminas, nutrientes e componentes químicos com efeitos hormonais.

11. Atua como anti-inflamatório:

A fruta madura da nêspera chinesa é uma fonte rica da vitamina C, contribuindo com quase 25% da quantidade diária recomendada. Além disso, a vitamina C ajuda a aumentar a imunidade e auxilia no tratamento de condições inflamatórias. Ele também possui propriedades anti-alérgicas. O fruto e o extrato de suas sementes podem ser usados para tratar dermatite atópica e cistite.

12. Beneficia o sistema circulatório:

Altos níveis de Ferro na dieta são importantes para evitar anemia. O Ferro é encontrado em altas concentrações na nêspera chinesa. Além disso, oFerro é um elemento necessário da hemoglobina.

Que transporta células vermelhas do sangue oxigenadas por todo o corpo, aumentando assim a circulação. Isso pode acelerar a cicatrização, aumentar a energia e garantir que todos os seus órgãos trabalhem em plena capacidade.

13. Auxilia na perda de peso:

A nêspera chinesa possui um baixo calor calórico, porém esta também contém uma boa quantidade de fibras alimentares. Portanto, dietas ricas em fibras ajudam a suprimir o apetite e a aumentar o metabolismo, promovendo assim, a perda de peso.

beneficios da nespera chinesa
benefícios da nêspera chinesa

Outros benefícios da nêspera chinesa:

  • Também identificada como ameixa do Pará, a nêspera chinesa auxilia no ataque ao colesterol ruim e combate a retenção de líquido, em razão do seu potencial diurético;
  • Por ser rica em Ferro, Manganês, cobre, magnésio e coleto é um alimento que quando consumido estimula a produção de glóbulos vermelhos;
  • Costuma ser colhida e disponibilizada entre Março e Setembro e São Paulo é um dos principais produtores do alimento. Vale a pena comprar algumas.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe um comentário