Benefícios das Frutas

30 benefícios da azeitona para saúde!

A azeitona são consideradas o símbolo da paz e da sabedoria, por isso, essa árvore é mencionada nos tempos da era egípcia antiga e na bíblia. Nessa época, a árvore que produz as azeitonas era também utilizada para combustível e fins medicinais. Além disso, os benefícios das azeitonas verdes e pretas podem ser adicionadas a uma variedade de pratos, que vão desde massas, pizza, arroz, saladas até sopas e elas provêm das oliveiras.

azeitona
azeitona

Benefícios da azeitona para saúde:

1. Combater os radicais livres:

Os radicais livres contribuem para o AVC, câncer e ataques cardíacos. O inimigo do radical livre? Antioxidantes! As azeitonas é rica em antioxidantes, o que significa que todas as vezes que você a come, combate os radicais livres.

2. Aumenta o colesterol bom:

Os Benefícios da azeitona contribui para a perda de peso. Além disso, ela contém gordura que aumenta o colesterol bom e isso diminui o risco de doença cardíaca.

3. Melhora a memória:

As azeitonas contêm polifenóis, um produto químico natural que reduz o estresse oxidativo no cérebro. Além disso, ao comer uma porção diária de azeitonas saudáveis, você pode ajudar a melhorar sua memória.

4. Saúde da pele:

Comer azeitona ​​ajuda a pele a ficar macia e saudável, uma vez que elas contêm ácido oleico.

5. Diminuir o apetite:

Ao comer algumas azeitonas antes de uma refeição, você consegue controlar seu apetite. Portanto, isso ocorre porque os ácidos graxos contidos nas azeitonas ​​retardam o processo de digestão e estimulam o hormônio colecistoquinina, que envia mensagens de satisfação ao cérebro.

6. Ajuda a reduz as dores:

O óleo de azeitonas contém oleocanthal, uma substância com agentes anti-inflamatórios que podem atuar como um Ibuprofeno natural.

7. Combater o efeito antiviral:

As azeitonas também são antivirais por natureza e possuem a capacidade de melhorar a defesa do seu corpo contra o herpes e a hepatite, por exemplo.

benefícios da azeitona
benefícios da azeitona

8. Fortalece os ossos:

Pesquisas recentes demonstraram que a oleuropeína, um extrato potente da oliveira, tem o poder de melhorar o desenvolvimento de osteoblastos, responsáveis por formar ossos novos.

9. Reduzir a ingestão de sódio:

Cada azeitona contém cerca de 60 mg de sódio, portanto, você pode reduzir a quantidade de sal substituindo fazendo uma salmoura com água filtrada. Portanto, se você tem pressão arterial elevada ou foi aconselhado a reduzir a ingestão de sódio, consuma todos os alimentos salgados de forma responsável.

10. Ajuda a equilibra os hormônios:

Além disso, as azeitonas são altas em gordura monoinsaturada, que é um tipo saudável de gordura que reduz o risco de obesidade. Estudos demonstraram que as gorduras monoinsaturadas ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, reduz a gordura da barriga e equilibra os hormônios.

11. Propriedades energéticas:

100 gramas de azeitonas contêm 115 calorias, que é composta de 10-15% de gordura saudável e 80-85% de água. Esta combinação é ótima para hidratar o corpo e para aumentar a energia, especialmente porque é uma energia que é liberada lentamente. Entretanto, o número de vitaminas e minerais em cada azeitona também ajuda a dar ao seu corpo os nutrientes que precisa para reduzir o estresse e aumentar o seu humor.

12. Combater e previne a anemia:

Também é uma excelente fonte de ferro, o que ajuda a aumentar a oxigenação em todo o corpo, melhorando a contagem de glóbulos vermelhos. Uma deficiência de ferro pode causar anemia, o que leva a enxaquecas.

Veja Também: Como Combater a Anemia em Poucos Dias:

13. Saúde cardiovascular:

Quando os radicais livres oxidam o colesterol, os vasos sanguíneos são danificados e a gordura se acumula nas artérias, possivelmente levando a um ataque cardíaco. Além disso, os nutrientes antioxidantes nas azeitonas pretas impedem essa oxidação do colesterol, ajudando assim a prevenir doenças cardíacas.

Veja Também: Outros Benefícios das Azeitonas Para Saúde:

14. Protegem contra câncer de cólon, cama e pele:

Azeitonas e azeite contêm uma abundância de antioxidantes fenólicos, bem como os compostos anti-câncer de esqualeno e terpenoide. Além disso, eles também contêm altos níveis de ácido graxo insaturado, ácido oleico, que reduz a inflamação excessiva.

azeitona para perda de peso
azeitona para perda de peso

15. Ajuda na perda de peso:

Parece que as gorduras monoinsaturadas, do tipo encontrado nas azeitonas, podem encorajar a perda de peso. Além disso, o consumo de óleo de oliva foi demonstrado que degrada gorduras dentro de células de gordura, livrar-se da gordura da barriga e reduzir a insensibilidade à insulina.

Veja Também: Como Emagrecer Até 5 kg em 2 Dias Com Este Segredo Natural:

16. Melhora a digestão:

O consumo freqüente de vitamina E e as gorduras monoinsaturadas em azeitonas pretas está associado a menores taxas de câncer de cólon. Estes nutrientes ajudam a prevenir o câncer de cólon, neutralizando os radicais livres. Além disso, a função protetora do óleo de oliva também tem um efeito benéfico sobre úlceras e gastrite.

17. Boa fonte de ferro:

Além disso, as azeitonas são ricas em ferro , especialmente pretas, são muito altas em ferro. A capacidade dos glóbulos vermelhos de transportar oxigênio em todo o corpo deve-se à presença de ferro no sangue. Se sofremos de falta de ferro, nossos tecidos não recebem oxigênio suficiente, e podemos sentir frio ou fraco. O ferro também desempenha um papel vital na produção de energia.

Outros benefícios das azeitonas:

  • Eliminar o excesso de colesterol no sangue.
  • Controlar a pressão arterial.
  • Possui grande fonte de vitamina E.
  • Atuar como um antioxidante, protegendo as células.
  • Reduzir os efeitos das doenças degenerativas tais como a doença de Alzheimer, tumores benignos e malignos, incluindo as veias varicosas menos graves e cavidades.
  • Ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos que podem levar a um infarto do miocárdio ou trombose venosa profunda (TVP)
  • Proteger as membranas celulares contra doenças como o cancro.
  • São uma grande proteção contra anemia.
  • Aumentam a fertilidade e reprodução sistema.
  • Desempenhar um papel importante na manutenção de um sistema imunitário saudável, especialmente durante o stress oxidativo e doenças virais crônicas.

Efeitos colaterais das azeitonas:

As azeitonas são geralmente um alimento extremamente saudável . No entanto, existem algumas alergias sazonais associadas ao pólen da oliveira , que às vezes pode entrar nas azeitonas, de modo que as reações alérgicas não são inéditas.

Além disso, considere os potentes ácidos e compostos orgânicos em azeitonas e azeite. Não é recomendado comer muitas azeitonas durante a gravidez ou amamentação, uma vez que estudos insuficientes foram feitos sobre a transferência de material da mãe para a criança.

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2015. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

5 comentários

  • […] 10 Azeitonas. […]

  • […] é o consumo e digestão de triglicerídeos, que são encontrados em alimentos vegetais, como Azeitona, Nozes e Abacate, e alimentos para animais como carnes, Ovos e produtos lácteos. Essas gorduras […]

  • […] frutas que são azeda e rica em vitamina C. Desta forma, você pode incluir os limões, um pouco de azeitona ou Abacate em suas […]

  • […] Ferva a água, depois acrescente as folhas de oliveira; […]

  • […] Azeitona; […]

Deixe um comentário