Sapucaia – O que é, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Sapucaia – O que é, Benefícios e Como Usar!
4.7 (94.6%) 137 vote[s]

Sapucaia – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além do que, pertencente à família das Lecitidáceas (a mesma do jequitibá) a Sapucaia é endêmica da Mata Atlântica. Além de ter suas sementes comestíveis, é cultivada também por ser uma planta ornamental, linda que dá flores rosa-lilases.

beneficio da sapucaiaO nome “Sapucaia ” tem origem no termo tupi ïasapuka’i, que significa “fruto que faz saltar o olho”. O responsável por sua disseminação (reprodução da espécie) é o morcego Phyllostomus hastatus (talvez também outros morcegos frugívoros) que se alimentam de suas sementes.

Benefícios da Sapucaia:

O chá da Sapucaia é um ótimo medicamento caseiro para o tratamento de artrites, artroses, hérnias de disco, bico de papagaio, úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amigdalite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabetes, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, anticancerígeno e combate as inflamações no útero e ovários.

Além disso, estudos demonstraram que o óleo dos frutos inibe a penetração da cercária da esquistossomose na pele, podendo ser utilizada na profilaxia dessa endemia.

Usos da Sapucaia Para Saúde:

  • Das suas sementes da Sapucaia se extrai um óleo usado na fabricação de pomada para tratamento de lesões da pele (herpes e outras) e também para combater piolhos.
  • Estudos revelaram que o óleo extraído da casca da Sapucaia tem ótimas propriedades cicatrizantes.
  • A cabaça (coco) do fruto é preenchida de água pelas populações locais de onde a árvore cresce, para ser usada como remédio natural contra diabetes, pois dizem que ela regula o açúcar no sangue.
  • Esta água, conforme o conhecimento popular, também atua como anti-inflamatório.

As sementes (castanhas) são muito saborosas seja para o homem que para a fauna local e são também muito saudáveis porque o cultivo do fruto não requer uso de agrotóxicos.

sapucaia

Contraindicações da Sapucaia:

A planta é considerada muito segura para o consumo e não possui contraindicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino.

No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados à possíveis efeitos colaterais. Também não foi encontrada nenhuma contraindicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *