Benefícios das Frutas Alan Costa

30 benefícios do tomate para saúde!

O tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha muito saudável. Esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

benefícios do tomate

benefícios do tomate

O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Em cataplasmas ou cru, ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral.

Valor nutricional do tomate:

Os tomates possuem uma grande variedade de nutrientes benéficos e antioxidantes, incluindo:

  • Ácido alfa-lipóico;
  • Licopeno;
  • Colina;
  • Ácido fólico;
  • Betacaroteno;
  • Luteína.

A cocção de tomates parece aumentar a disponibilidade de nutrientes-chave, como os carotenoides, o licopeno, a luteína e a zeaxantina. Os tomates guisados ​​fornecem mais luteína e zeaxantina do que tomates secos ao sol e tomates cereja.

1. Melhora a digestão:

O tomate ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e do fígado e a prevenção da constipação, especialmente quando misturado com suco de espinafre.

2. Mantém a saúde capilar:

Estudos Revelam que substancias encontradas no tomate ajudam a melhorar constantemente a aparência e a textura do cabelo e, como é rico em vitamina k, ajuda a fortalecer as mechas dos cabelo e aumentar o brilho, bem como a revitalização do crescimento.

3. Ajuda a manter os ossos fortes:

Os tomates possuem uma quantidade considerável de cálcio e vitamina K. Ambos os nutrientes são essenciais no fortalecimento e realização de pequenas reparações nos ossos, bem como no tecido ósseo.

4. Aumenta a imunidade:

O consumo diário do tomate está aumenta a proporção de Vitamina C no sangue, que inibe os níveis de hormônios do estresse e fortalece o sistema imunológico. Então, consumir o tomate ajuda a aliviar a tensão e o estresse.

5. Reduz o risco de câncer de mama:

O câncer de mama também pode ser reduzido com tomates. Pesquisas mostram que quantidades maiores de carotenoides, incluindo alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína, zeaxantina, licopeno e carotenoides totais podem reduzir o risco de câncer de mama.

6. Previne AVC:

Estudos revelaram que uma dieta a base de tomate pode ajudar a prevenir acidentes vasculares cerebrais. Os cientistas constataram que isso ocorre devido ao rico conteúdo de licopeno dos tomates.

7. Melhora a visão:

Como os tomates são uma grande fonte rica de fitonutrientes, como beta caroteno, luteína e zeaxantina, eles podem ajudar a melhorar a visão e proteger seus olhos da degeneração macular.

tomate melhora a visão

tomate melhora a visão

8. Mantem a saúde sanguínea normal:

Pesquisas sugerem que um único tomate pode fornecer cerca de 40% do requerimento diário de Vitamina C e também contém vitamina A, potássio e ferro que é essencial para manter a saúde sanguínea normal.

9. Favorece a saúde da pele:

Os ricos componentes presentes no tomate combate acne e evitam danos nas células da pele. Estudos indicaram que beber duas xícaras de suco de tomate por dia ajuda a melhorar a aparência geral da pele em um curto período de tempo.

10. Reduz o peso:

O tomate pode ajudá-lo a perder peso também. Ele têm muito pouca gordura e zero colesterol. Ele também contêm muita água e fibra, que ajudam seu estômago a encher rapidamente sem muitas calorias.

11. Promove o sono:

Níveis mais elevados de Vitamina C em sua dieta ajudam a promover o sono, e os tomates são uma grande fonte de Vitamina C.

12. Reduz a dor crônica:

Tomates podem reduzir a dor crônica, devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides.

13. Reduz a pressão arterial:

Por causa da vitamina B e de potássio presente no tomate, ele é eficaz na redução dos níveis de colesterol e de redução da pressão arterial.

14. Controla o diabetes:

Estudos mostram que o licopeno (encontrado nos tomates) pode ajudar a restaurar o equilíbrio bioquímico em diabéticos.

15. Favorece a saúde do coração:

O teor de fibra, potássio, Vitamina C e colina presentes no tomate favorecem a saúde cardíaca. Um aumento na ingestão de potássio, juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio, é a mudança dietética mais importante que a pessoa média pode fazer para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

16. Previne a constipação:

Comer alimentos com alto teor de água e fibras, como os tomates, podem ajudar a hidratação e apoiar os movimentos intestinais normais. Os tomates são freqüentemente descritos como um fruto laxante. A fibra adiciona volume às fezes e é útil para reduzir a constipação.

Tomate

17. É essencial na gestação:

Os tomates são ricos em folato. A ingestão adequada de folato é essencial antes e durante a gravidez para proteger contra defeitos do tubo neural em lactentes.

O ácido fólico é a forma sintética do folato. Está disponível em suplementos, mas também pode ser impulsionado através de medidas dietéticas.

18. Reduz cálculos renais:

Os tomates favorecem a saúde dos rins. Adicionando tomates sem sementes à sua dieta foi comprovada em alguns estudos para reduzir o risco de cálculos renais.

19. Previne a hipertensão:

Estudos revelaram que consumir tomates regularmente reduz o risco de desenvolver hipertensão, também conhecida como pressão alta. Isto é parcialmente devido aos níveis impressionantes de potássio encontrados nos tomates.

20. Reduz sintomas da artrite:

Os tomates possuem propriedades anti-inflamatórias. Isso o torna altamente eficaz na redução de sintomas de artrite.

21. Ajuda a tratar a anemia:

Os tomates são ricas fontes de Vitamina C, que atua no organismo potencializando a absorção do ferro contido nos alimentos, a ingestão dos sucos ou até mesmo dos próprios Tomates ajudam a tratar a anemia naturalmente.

22. Combater a insonia:

Os tomates possuem substancias calmantes que são essenciais para atuar em um bom sono.

23. Ajuda a tratar a depressão:

Como relatado anteriormente, os tomates possuem substâncias calmantes que auxiliam no tratamento da ansiedade e no tratamento da depressão.

24. Tratar infecções:

A ingestão de tomates reduz a incidência de infecções do trato urinário, bem como o câncer de bexiga. Isso ocorre porque os tomates são ricos em água, o que pode estimular a micção.

25. Reduz o Estresse:

A Vitamina C presentes nos tomates é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos.

26. Combate aos radicais livres:

Estudos constataram que o Tome possui ricas fontes de antioxidantes que ajudam a inibir a ação dos radicais livres no corpo.

27. Combate o mal de Alzheimer:

Ainda sobre os antioxidantes presente em grandes quantidades nos tomates, como relatado anteriormente, estes também ajudam a combater outras doenças e distúrbios como o mal de Alzheimer.

28. Alivia Dores:

A Vitamina C presente nos tomates, auxilia na saúde dos tendões, ligamentos e juntas: Evita dores e aumenta o desempenho durante atividades físicas.

Veja no Vídeo Abaixo Outros Benefícios do tomate Para Saúde:

29. Auxilia na desintoxicação:

A Vitamina C encontrada e grandes quantidades no tomate, tem ação detox no organismo, auxiliando na desintoxicação.

30. Regula o colesterol:

Ainda sobre a Vitamina C, encontrada nos tomates, estas regulam os níveis de colesterol e atua na digestão de gorduras.

Efeitos colaterais do tomate:

Os tomates são Ricos em potássio, consumir muito potássio pode ser prejudicial para pessoas com insuficiência renal. A falta de remoção de excesso de potássio no sangue pode ser fatal.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

39 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.