Início » Benefícios das Frutas » Os 15 benefícios da mangaba para saúde!

Os 15 benefícios da mangaba para saúde!

beneficios da mangaba

A mangaba não é encontrada facilmente em todo o território brasileiro. A sua presença é mais comum nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, no norte de Minas Gerais e nos arredores da floresta Amazônica. O sabor doce característico do fruto da Mangabeira é acompanhado de um aroma delicioso. A carne é branca, geralmente macia e fibrosa.

mangaba beneficios
mangaba beneficios

Deve ser consumida apenas quando estiver madura, quando atinge uma coloração amarelada com mistura de tons em vermelho. Possui um sabor e aroma bastante atrativos e característicos e todo o fruto pode ser utilizado, desde sua polpa até sua casca e folhas, além da raiz e dos troncos da árvore mangabeira.

Valor Nutricional:

A mangaba são fontes ricas de várias vitaminas, minerais e compostos orgânicos essenciais, incluindo fibras dietéticas, proteínas, potássio, ferro, Cálcio, vitamina A, vitamina C e as vitaminas da família B.

Benefícios da Mangaba:

1. Combate dores e infecções:

Algumas partes da Mangabeira são usadas na medicina popular: a pele tem propriedades adstringentes, o látex é utilizado para contusões, inflamações, diarreia, tuberculose, úlceras e herpes. Uma infusão das folhas de mangaba diminuem a dor menstrual.

2. Combate a anemia:

O Ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, e ele é encontrado em grande escala na mangaba. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia.

3. Aumenta o sistema imunológico:

Outro nutriente que é encontrado em grande quantidade na fruta é a vitamina C. O efeito mais conhecido da vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.

4. Benefícios da mangaba para uma vida ativa:

A Vitamina B1 é um dos princípios ativos encontrados na mangaba, Um dos principais benefícios da vitamina B1 (tiamina) é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano.

5. Bom para visão:

A mangaba é rica em vitamina A, a vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

6. Emagrece:

A mangaba é uma fruta rica Em complexo B. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.

mangaba como usar
mangaba como usar

7. Trata de úlceras:

As fibras encontradas na mangaba ajudam a combater úlceras que são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

8. Combate o câncer:

mangaba é rejuvenescedor de saúde na erradicação de elementos tóxicos no corpo. Isso significa que a mangaba ajuda a eliminar o corpo de elementos cancerígenos. A mangaba consiste em componentes conhecidos como salvestrol Q40 e limoneno, que são conhecidos por lutar contra células cancerosas no corpo.

9. Excelente diurético:

Um copo de mangaba encoraja os rins a excretar mais água. Isso é útil no tratamento da pressão arterial elevada, edema e cálculos renais. O diurético natural também pode ser útil no tratamento de ovários policísticos, osteoporose e crescimento excessivo de cabelo em mulheres.

10. Tonificar o fígado:

A mangaba contém um ingrediente essencial chamado d-limonina, que ajuda a desintoxicar o fígado. Um fígado saudável é importante em um mundo tóxico. O fígado deve funcionar bem para quebrar pesticidas, conservantes e outros aditivos não saudáveis ??na dieta americana padrão. Seu fígado é o órgão mais trabalhador do seu corpo.

11. Diminui os níveis de colesterol:

Tomar regularmente a mangaba ajudará a baixar o colesterol LDL, ou o colesterol ruim através dos seus flavonoides de polifenóis. A vitamina C e a vitamina P ajudam a limpar os vasos sanguíneos, prevenindo ou minimizando os riscos de desenvolver condições inter-relacionadas, como pressão arterial alta, doenças cardíacas e doenças cardíacas diabéticas.

12. Trata flebite:

A flebite é inflamação nas paredes de uma veia. As propriedades anti-inflamatórias da mangaba podem aliviar o desconforto desta condição. Ele também pode atuar como um remédio efetivo para olhos injetados de sangue, varizes e até mesmo hemorroidas!

13. Fortalece os ossos:

Devido à sua elevada vitamina C e ao seu teor de Cálcio, a mangaba é um reforçador natural ideal dos ossos. Ossos fortes significam menos chances de desenvolver osteoporose, fracturas ósseas, osteoartrite e artrite reumatoide.

14. Acaba com os gases:

A mangaba é ideal para problemas de gases, muitas vezes associados a uma digestão pesada. Nestes casos, o melhor é tomar uma xícara deste chá após o almoço ou no final da tarde. Seu estômago estará livre desses desconfortos em poucos minutos graças às suas propriedades digestivas.

15. Ajuda perder peso:

Muitas pessoas só sabem os benefícios da mangaba para a saúde sem perceber as vantagens da mangaba. E, eles não conhecem a relação entre mangaba e perda de peso. Sim, podemos usar mangaba para o nosso plano de perda de peso.

Confira através do vídeo abaixo, os benefícios do suco de mangaba para saúde:

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe um comentário