Benefícios das Frutas

30 benefícios da groselha para saúde!

benefícios da groselha

A groselha possui muitas substancias que são bastante importantes para saúde de todo nosso organismo. A groselha é uma frutinha vermelha, transparente e brilhante, bastante popular na Europa.

benefícios da groselha
benefícios da groselha

A groselha pode ser consumida de diversas formas, frescas ou através da preparação de sucos e chás, mas seu sabor forte requer edulcorantes para ser palatável. É por isso que as bagas geralmente são cozidas com uma variedade de pratos doces ou salgados.

Valor Nutricional da Groselha:

A groselha possui uma lista muito abrangente de nutrientes como a vitamina A, folatos, ácido pantotênico, vitamina B5, piridoxina (vitamina B-6) e tiamina (vitamina B1), bem como os minerais de cálcio, zinco, magnésio, potássio, cobre, ferro, fósforo e manganês.

Benefícios da groselha para saúde:

1. Ajudam a tratar a diabetes:

As groselhas são bastante conhecida no mundo medicinal por ajuda no tratamento da diabetes ou açúcar elevado no sangue.

Ela é rica em crómio e ajuda a regular o metabolismo dos carboidratos fazendo com que o corpo responda melhor à insulina que por sua vez, reduz os níveis de glicose do sangue.

2. Fortalece a saúde do coração:

Nutrientes encontrados nas groselhas ajudam a Fortalece os músculos do coração, pois bombeiam o sangue suavemente por todo o corpo.

O alto teor de ferro contido na fruta promove a produção de novas células vermelhas do sangue, melhorando a circulação mantendo as artérias limpas reduzindo o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

3. Favorece a saúde capilar:

Por causa de seu alto teor de vitamina C, as groselhas são utilizadas como tratamento para muitas condições de cabelo, como perda de cabelo, cabelo opaco e grisalho prematuro. A deficiência de vitamina C pode levar à quebra e perda de cabelo.

4. Melhora a visão:

Não é nenhuma novidade que as groselhas ajudam a manter a visão saudável, sua grande quantidade de vitamina A e caroteno ajudam a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira noturna.

5. Ajuda a regular o colesterol:

Estudos revelaram que o consumo regular das groselhas ajuda a diminuir os níveis colesterol, devido ao seu grande teor de pectina, ela inibe a agregação plaquetária e reduz os níveis de colesterol no organismo.

6. Combate os radicais livres:

Uma Pesquisa realizada por uma universidade dos USA, constatou que a vitamina C presente em grandes quantidades nas groselhas, ajudam a inibir ação dos radicais Livres no corpo.

7. Ajuda a aumentar a imunidade:

Ainda devido o alto teor de antioxidantes presentes nas groselhas, como a vitamina C, este ajuda a aumentar o sistema imunológico drasticamente.

8. Previne o envelhecimento:

Pesquisas revelaram que o consumo regular das groselhas ajudam a retardar os sinais de envelhecimento, para alcançar este objetivo inclua esta fruta a sua dieta.

groselha previne o envelhecimento
groselha previne o envelhecimento

9. Favorece a produção de colágeno:

As groselhas são ricas em vitamina A, que ajuda no estimulo e produção de colágeno no corpo, que também ajuda a manter a pele mais saudável e jovem.

10. Fortalece o fígado:

Muitas pessoas não sabem, mas, as groselhas fortalece o fígado e ajuda na liberação de toxinas fora do corpo, devido ao seu alto número de antioxidantes.

11. Combate a psoríase:

Estudos concluíram que a groselha e uma forte combatente contra a eczema e a psoríase, para alcançar este fim, misture um pouco de suco de groselha em um óleo e aplique como loção para o corpo para evitar o ressecamento.

12. Age contra a gripe:

Como relatado anteriormente, a groselha ajuda a inibir a ação dos Radicais Livres, assim, ela também combate automaticamente várias infecções comuns desde uma gripe até uma doença mais grave.

13. Combate o Câncer:

Devido as suas muitas propriedades antioxidantes, e antitumorais, as groselhas são umas das grandes aliadas contra a formação de células cancerígenas em todo o corpo.

14. Ajuda na saúde bucal:

A vitamina C e outros nutrientes encontrados nas groselhas são excelentes para sua saúde bucal, estes nutrientes combatem bactérias e infecções, previnem as cáries e melhoram as cavidades, ajuda a curar os tecidos da gengiva, quando tomado internamente.

groselha ajuda na saúde bucal
groselha ajuda na saúde bucal

15. Aumenta o número de células brancas:

Muitos não sabem, mas, as groselhas ajudam a aumentar a contagem de células brancas do sangue, que é principal linha do sistema imunológico de defesa.

16. Evita problemas urinários:

As groselhas favorece grandemente o sistema renal, pois, ela é diurética, o que aumenta a frequência e o volume de micção liberando as toxinas através do sistema urinário.

17. Favorece a saúde mental:

Estudos indicam que esta fruta desempenha um papel importantíssimo na melhoria da memória e funções cognitivas por se rica em vitamina C e outros antioxidantes ela nutre o cérebro e aumenta o funcionamento mental.

18. Combate o Alzheimer:

As groselhas possuem nutrientes que agem como poderosos tônicos para o cérebro e nervos e auxilia na melhoria do sistema nervoso central do corpo e é útil no tratamento de doença de Alzheimer.

19. Regula a pressão arterial:

Consumir groselhas regularmente pode ajudar a regular os níveis da pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão, doenças cardíacas, câncer e osteoartrite.

20. Trata anemia:

O Consumo das groselhas é altamente indicado, para aqueles que sofrem de anemia ferropriva, devido ao seu alto teor de ferro.

21. Favorece a saúde óssea:

O cálcio presente nas Groselhas é um componente essencial de nossos ossos, dentes e unhas, e também garante que temos lindos cabelos lustrosos.

22. Combate a cólica menstrual:

Alguns dos minerais e vitaminas presentes na groselha, se combinam para torná-la muito útil no tratamento de cólicas menstruais.

Uma vez que leva um tempo para que os elementos necessários se acumulem no corpo, é melhor consumir a fruta regularmente, de modo que seus nutrientes estão sempre no sistema e podem ser evitadas cólicas menstruais.

23. Ajuda no aumento da micção:

Além de ser uma fruta rica em água, as groselhas também é ligeiramente diurética. Isso significa que aumenta a freqüência e o volume de micção.

A micção ajuda o nosso organismo a eliminar toxinas indesejadas e níveis excessivos de água, sal e ácido úrico.

24. Favorece a perda de peso:

As propriedades diuréticas das groselhas podem ajudá-lo a perder peso, pois até 4% de urina é realmente composto de gordura, e a ação diurética promove a liberação de urina.

25. Combate a diarreia:

As groselhas é são ricas em fibras, como a maioria das frutas. A Fibra adiciona volume às fezes e ajuda os alimentos a se moverem pelos intestinos e mantêm os movimentos regulares. Isso reduz as chances de constipação e a fibra também pode aumentar as fezes soltas e reduzir a diarreia.

26. É fonte de energia:

As groselhas são muito benéficas, pois aumenta o nível de energia. É uma boa comida que melhora o processo de recuperação, reduzindo assim a lesão.

27. Reduz Inflamações:

São ricas em fito nutrientes, antioxidantes e taninos que se tornam úteis para prevenir a inflamação do estômago, intestino e sistema cardiovascular.

28. Combate a osteoporose:

O zinco e o cálcio presente nas groselhas promovem o aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose.

Veja no Vídeo e um pouco mais abaixo, outros Benefícios da groselha para saúde:

  • são ricas em magnésio.
  • são ricas em tiamina.

Efeitos colaterais da groselha:

As groselhas possuem alto teor de Zinco. Altas ingestões dietéticas de zinco podem aumentar a síntese de uma proteína chamada de metalotioneína intestinal, que se liga ao cobre impedindo sua absorção intestinal.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] 1 xícara de Groselha. […]

  • […] pimentões, ameixa, cereja, morango, damasco, uva, trigo mouro, mamão, ginkgo biloba, toranja, groselha, […]

Deixe um comentário