Os 30 Benefícios do Goji Berry Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios do Goji Berry são variados e muito importantes para manter a saúde em dia. Além disso, o Goji Berry pode controlar a diabetes, a reduzir o colesterol, elimina os radicais livres, protege a saúde cardiovascular, controla o câncer, protege as células cerebrais, protege o fígado e a pele, da radiação UV. Ela também ajuda a melhorar a visão, o bem-estar geral e fortalecimento do sistema imunológico.

Goji Berry ou wolfberry, é usada na medicina e na preparação de alimentos tradicional chinesa. O suco de wolfberries em si são vendidos para os vários benefícios de saúde que ela oferece. Esta fruta é realmente dividida em duas subespécies. Que são conhecidos como Lycium barbarum e Lycium chinense, ambos pertencentes à família Solanaceae.Benefícios do Goji Berry

Goji Berry é considerado nativa da China e também cresce nas regiões mais quentes ao redor do mundo. Incluindo Austrália, América do Norte, a bacia do Mediterrâneo, da Ásia Central e Sudoeste da Ásia. A China é o maior exportador deste fruto no mundo.

O nome inglês gojy é derivado do nome em mandarim Gouqi. O outro nome, wolfberry, pode ter originado a partir do nome grego da planta Lycium, de Lycos ou “lobo” em grego. A árvore cresce até uma altura de cerca de 3 metros. O fruto é pequeno, até 2cm, em forma de vermelho ou laranja, e oblongo escuro. Seu gosto é amargo em doce.

Goji Berry é utilizada não só como alimento e remédio na China, mas também em outros países asiáticos, como Coréia, Japão e Vietnã. A planta inteira, incluindo os frutos, folhas, raízes, casca da raiz e têm sido utilizados para fins medicinais. Na medicina tradicional, o Goji Berry é usado para curar doenças do fígado, infertilidade, dor abdominal, tosse seca, fadiga e dores de cabeça.

Esta fruta seca contêm calorias, carboidratos, gordura, fibra alimentar, açúcar e proteína. As vitaminas e minerais encontrados nessa fruta incluem sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, selênio, vitamina C, caroteno, tiamina, riboflavina, licopeno, zeaxantina, polissacáridos, betaína e os peptidoglicanos. Então, confira a seguir os 30 Benefícios do Goji Berry Para Saúde:

1. Previne a Diabetes:

Diabetes surgiu como uma das principais doenças do mundo nos tempos modernos. Controlar ou prevenir o diabetes é absolutamente necessário, pois pode levar ao desenvolvimento de várias outras doenças. Como obesidade, doenças cardíacas, doenças cardiovasculares, AVC e doenças oculares. Um dos maiores benefícios para a saúde de consumir Goji Berry é que pode ajudar no controle da diabetes. Estudos recentes sugerem que seus extratos possuem propriedades hipoglicêmicas consideráveis.

2. Controla os Níveis de Colesterol:

O colesterol é uma das principais razões para o desenvolvimento de doenças cardíacas. O colesterol forma estruturas tipo placa dentro dos vasos sanguíneos e das artérias que obstruem o fluxo sanguíneo. Isso, por sua vez, faz com que o coração bombeie com maior força. Resultando em enfraquecimento cardíaco, que pode ser seguido por um ataque cardíaco.

Para iniciantes, o colesterol é de dois tipos. Um é HDL que é um bom colesterol, e o outro é LDL, que é um colesterol ruim. É o colesterol LDL (ruim) que forma placa e leva ao enfraquecimento do coração. Estudos recentes mostraram que sua ingestão reduz os níveis elevados de colesterol. Em particular, os níveis de colesterol LDL são reduzidos.

3. Benefícios do Goji Berry Para Melhorar a Saúde Cardiovascular:

A ingestão regular de Goji Berry assegura a melhor saúde cardiovascular e níveis de colesterol no sangue bem mantidos. Os antioxidantes poderosos presentes na fruta acompanhados pelo alto teor de fibra funciona a reduzir os riscos de ataque cardíaco e colesterol alto. Além disso, também desintoxica o sangue humano.

4. Mantém Corpo Saudável:

Os benefícios do Goji Berry incluem bem-estar geral e um corpo saudável. Os resultados de um estudo realizado sugerem que seu consumo melhora as funções gastrointestinais e reduz o estresse e fadiga. Também melhora o desempenho neurológico e psicológico também.Benefícios do Goji Berry

5. Prevenção do Câncer:

A prevenção de câncer é um dos melhores e mais importantes benefícios do Goji Berry oferecidos ao consumidor. Na verdade, estes frutos brilhantemente coloridos são enriquecidos com antioxidantes potentes. Que eliminam os radicais livres causadores do câncer do sangue, mantendo assim longe diferentes tipos de câncer.

6. Protege Células Cerebrais:

Os radicais livres podem atacar neurônios ou células cerebrais e as células cerebrais danificadas podem desenvolver doenças neurodegenerativas. Essas doenças podem ser efetivamente contrariadas pelo seu consumo. Os extratos de Goji Berry mostraram atividade neuroprotetiva significativa. A equipe que realizou pesquisas verificou que ele possui efeitos antienvelhecimento e sugeriu isso como um medicamento preventivo.

7. Benefícios do Goji Berry Para a Pele:

A radiação ultravioleta é uma das ameaças que todos enfrentamos, devido ao esgotamento da camada de ozônio em várias partes do mundo. A exposição da pele à radiação UV pode resultar em danos na pele e câncer de pele em casos extremos. Podemos reduzir esse risco consumindo mais Goji Berry. Os seus extratos podem proteger nossa pele dos danos causados pela radiação UV. Estudos demonstraram que ele reduz significativamente a inflamação da pele e a supressão imune. Seu potencial antioxidante foi atribuído a essa ação.

8. Melhora a Qualidade do Sono:

Alguns dos seus usos tradicionais chineses foram para induzir o sono e reduzir o estresse. A pesquisa mostrou que o Goji Berry, quando administrado a seres humanos, melhorou significativamente a qualidade do sono sem ter efeitos adversos.

9. Aumenta a Qualidade do Esperma:

Ele tem sido usado na medicina tradicional chinesa como um afrodisíaco. Estudos científicos sobre as propriedades afrodisíacas de Goji Berry concluíram que pode reduzir o dano causado aos testículos. E proporcionar proteção contra o estresse oxidativo devido à presença de peróxido de hidrogênio nele. Isso pode diminuir a contagem de sêmen, bem como a qualidade do esperma.

10. Benefícios do Goji Berry Para a Visão:

Devido às suas propriedades antioxidantes, também ajuda a melhorar a visão. Os antioxidantes protegem os olhos dos radicais livres que podem causar perda de visão, cataratas e outros distúrbios relacionados ao olho.

11. Excelente Fonte de Antioxidantes:

Os antioxidantes protegem contra os radicais livres, que são moléculas nocivas que podem danificar suas células. Ele têm uma pontuação elevada de capacidade de absorção de radicais de oxigênio (ORAC) de 3,290. Esta classificação indica a quantidade de antioxidantes em certos alimentos.

O escore ORAC de Goji Berry é muito maior do que as pontuações de bananas (795) e maçãs (2.828), mas um pouco menos do que as pontuações de amoras (4.699) e framboesas (5.065).

Tenha em mente que os valores de ORAC são determinados em estudos com tubo de ensaio, portanto, esses frutos podem não ter necessariamente os mesmos efeitos no corpo humano. No entanto, há outras evidências de que o Goji Berry pode aumentar os níveis de antioxidantes em seres humanos.

Os marcadores antioxidantes aumentaram em mais de 8% entre 50 adultos saudáveis que beberam 4 onças (120 ml) de seu suco concentrado por dia, em comparação com aqueles que não beberam o suco. Um estudo em idosos e idosos saudáveis descobriu que tomar uma bebida com base em leite com Goji Berry por dia durante 90 dias aumentou os níveis de zeaxantina antioxidante em 26% e aumentou a capacidade antioxidante em 57%.

Esta é uma boa notícia, uma vez que os antioxidantes consumidos através da dieta são considerados importantes para a saúde.

12. Pode ter Benefícios Anti-envelhecimento:

Antioxidantes como aqueles em Goji Berry podem ajudar a combater o envelhecimento, evitando que os radicais livres prejudiquem o colágeno na pele. Alguns pequenos estudos também mostraram que seu extrato pode ajudar a atrasar o processo de envelhecimento nas células.

Um estudo em ratos mostrou que o seu extrato inibe a glicação, um processo que envelhece a pele. Outro estudo de tubo de ensaio descobriu que o extrato de Goji Berry aumentou a síntese de DNA em certas células, protegendo-os contra o envelhecimento causado por danos no DNA.

Consumir uma grande variedade de alimentos com alto teor de antioxidantes é pensado para ajudar a proteger contra o envelhecimento prematuro. Esses resultados preliminares são promissores, mas estudos humanos são necessários.

13. Melhorar o Controle do Açúcar no Sangue:

Estudos em animais e tubos de ensaio mostraram que o extrato de Goji Berry pode ter efeitos positivos no controle do açúcar no sangue. Um estudo aplicou seu extrato em ratos com diabetes tipo 2 por quatro semanas. Os pesquisadores descobriram que os níveis de glicose no sangue diminuíram em quase 35% dos ratos.

Outro estudo encontrou o mesmo. Ratos com diabetes tipo 2 que consumiram extrato de Goji Berry diariamente durante três semanas apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue após a ingestão, bem como aumento da sensibilidade à insulina. Estes efeitos positivos sobre o açúcar no sangue estão fortemente ligados à atividade antioxidante do extrato de Goji Berry.

Estudos nesta área mostraram que o extrato de Goji Berry promove a sensibilidade à insulina. Aumentando a absorção de glicose nas células através da molécula transportadora GLUT4. E aumentando a secreção de insulina pelo pâncreas. No entanto, esses estudos são limitados aos animais. Por isso não está claro se os humanos experimentariam os mesmos efeitos positivos. Mais pesquisas em humanos são necessárias.

14. Pode Aumentar os Níveis de Energia:

Consumir extrato concentrado de Goji Berry ou suco foi associado à melhoria da energia e dos sentimentos de bem-estar geral. Quando os ratos receberam extrato de Goji Berry, eles se adaptaram mais rapidamente a exercícios particulares. Eles também mostraram melhor desempenho e melhor recuperação após um teste de exercício.

Pensa-se que o extrato de Goji Berry poderia aumentar a criação de glicogênio muscular e hepático. Uma forma de armazenamento de glicose que o ajuda a manter a atividade física. Também pode acelerar a depuração do nitrogênio ureico no sangue. Um produto residual que o seu corpo produz após o exercício extenuante.

Resultados semelhantes foram encontrados em seres humanos. Em um estudo controlado, 34 homens e mulheres saudáveis consumiram 4 onças (120 ml) de suco de Goji Berry concentrado por 14 dias.

Como resultado, eles relataram aumento de energia, melhor desempenho do exercício, melhoria da qualidade do sono e menor estresse e fadiga em comparação com antes de começarem a consumir o suco. Eles também relataram sentir-se mais felizes e mais conteúdo

15. Pode Ajudá-lo a Perder Peso:

O Goji Berry têm certas propriedades que podem torná-lo amigáveis com a perda de peso. Por exemplo, ele é rico em fibras, o que pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e o apetite, ajudando você a sentir-se cheio por mais tempo.

Goji Berry também têm um índice glicêmico baixo (GI). O valor GI para um determinado alimento ou bebida indica o efeito que ele terá em seus níveis de açúcar no sangue. Uma vez que você o come. Como os alimentos de baixa IG liberam açúcar mais lentamente na corrente sanguínea. Eles são pensados para ajudar a melhorar os sentimentos de plenitude e reduzir os cravings.Benefícios do Goji Berry

Há alguma evidência de que o Goji Berry possa auxiliar na perda de peso ao aumentar a taxa metabólica. Um estudo descobriu que, quando homens e mulheres saudáveis com excesso de peso consumiam uma dose única de 40 onças (120 ml) de suco de Goji Berry concentrado, sua capacidade de queimar calorias após uma hora foi 10% maior do que naqueles que não consumiram o suco.

Quando os participantes consumiram suco de Goji Berry em 14 dias, a circunferência da cintura diminuiu uma média de 1,9 polegadas (4,7 cm). No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para determinar se o Goji Berry é eficaz no emagrecimento.

16. Pode Ajudar a Impulsionar o Sistema Imunológico:

O extrato de Goji Berry pode ajudar a aumentar a função imunológica. Um estudo em 60 adultos idosos saudáveis descobriu que tomar 3.4 onças (100 ml) de suco de Goji Berry concentrado diariamente por 30 dias levou a uma função imune melhorada.

Mais especificamente, impulsionou linfócitos, glóbulos brancos responsáveis pela proteção do corpo contra bactérias e vírus prejudiciais. Alguns estudos em animais apoiam esses achados, mostrando que o extrato de Goji Berry aumentou a produção de linfócitos T.

17. Aumenta a Testosterona:

O Goji Berry têm uma longa história ligada à fertilidade sexual. Um estudo em ratos mostrou que Goji Berry significativamente:

  • Aumento da quantidade e movimento de esperma
  • Resposta reduzida de ereção, captura e ejaculação
  • Capacidade sexual melhorada
  • Recuperação melhorada dos níveis de testosterona

Pesquisas sugerem que o Goji Berry pode ser uma alternativa à prescrição de disfunção erétil como o Viagra .

18. Evita as Rugas e Linhas de Expressão:

O benefício de beleza mais emocionante do Goji Berry é que é um poderoso anti-envelhecimento. Não só promove a longevidade, mas também a pele de aparência jovem! Acrescente alguns Goji Berrys em seus smoothies na próxima vez para experimentar um envelhecimento lento da pele!

19. Oferece Proteção Solar:

Você conhece a frase “Coma seu protetor solar”? Significa comer certos alimentos, naturalmente, eleva sua pele com a habilidade de bloquear os raios UV nocivos. Entre os alimentos que você pode comer como um protetor solar natural, inclui Goji Berry. Eles contêm uma carga de antioxidantes que protegem a pele dos raios UV e dos radicais livres que danificam as células da pele.

20. Aumenta a Produção de Colágeno:

Com o seu alto teor de vitamina C, não é de admirar que o Goji Berry aumente a produção de colágeno. A vitamina C é conhecida por incentivar a produção de colágeno na pele, protege a pele do estresse oxidativo e mantém a elasticidade da pele. Isso ajuda a sua pele a ficar flexível, suave e firme!

21. Benefícios do Goji Berry Para Mantem o Cabelo Saudável:

Com regularidade, comer Goji Berry também promoverá manchas de cabelo saudáveis! Uma vez que eles são ricos em aminoácidos, que é basicamente proteína e nossos fios de cabelo também são compostos de proteína. Comer Goji Berry assegurará que suas cordas de cabelo permaneçam fortes e não se quebram facilmente.

22. É Rico em Zinco

O zinco, presente no Goji Berry, é essencial para centenas de processos enzimáticos dentro do corpo humano, incluindo digestão de proteínas e síntese de hormônios necessários para a função tireoidiana saudável.

23. Mantém os Músculos Saudáveis:

Goji Berry for utilizado por milhares de anos para promover a força física. Embora possa não parecer a primeira vista, essas duas coisas realmente andam de mãos dadas.

Um fígado de funcionamento saudável é muito mais eficiente na eliminação do ácido láctico armazenado de tecidos musculares em excesso. Além disso, ao facilitar o aumento do fluxo de sangue e oxigênio em todo o corpo, o Goji Berry pode realmente ajudar a prevenir a produção excessiva de ácido lático em primeiro lugar.

24. Ajuda a Regular a Glicemia:

Goji Berry é uma das poucas frutas que podem ser apreciadas com segurança pelos diabéticos. Com um valor GI de apenas 29, o Goji Berry não causará picos nos níveis de glicemia como algumas frutas.

Houve também estudos que mostram que o Goji Berry pode ter um impacto positivo na redução da resistência à insulina. A ingestão regular de Goji Berry também pode promover níveis saudáveis de peso, triglicerídeos e colesterol.

25. Benefícios do Goji Berry Para Fortificar o Fígado:

Goji Berry contêm um grupo de compostos químicos neutros chamados betaines, que são o segredo por trás de sua longa história de uso para suportar a saúde do fígado.

Os Betaines demonstraram reduzir os depósitos de gordura no fígado. O que pode resultar de qualquer número de fatores de estilo de vida (consumo de álcool, diabetes, dieta, etc.). Enquanto estudos controlados envolvendo ratos de laboratório superaram em grande parte os realizados em seres humanos, a história do Goji Berry fala por si.

26. Atividade Hepatoprotectora:

Goji Berry foi sabido para restaurar glutationa em nosso corpo. Uma das previsões acreditadas da expectativa de vida longa é a saúde do fígado. O conteúdo de glutationa mais numeroso está no fígado do que outro órgão, relacionado ao papel do fígado para desintoxicar os radicais livres em nosso corpo.

Como uma fonte alta de antioxidantes, Goji Berry tem benefícios para a saúde da atividade hepatoprotectora. Restaurando o nível de glutationa, mesmo durante o processo de cicatrização da hepatite.

27. Benefícios do Goji Berry Para Aumenta a Resistência:

O Goji Berry seco também podem ser feitas de suco. Mergulhe o Goji Berry em água mineral durante a noite na geladeira, processe-as no liquidificador. Estique-o e temos um delicioso suco saudável.

Desta forma, podemos obter todos os benefícios do Goji Berry diretamente, aumenta a energia e elimina a fadiga em nenhum momento. Esta bebida é ideal para consumir após exercícios ou após um longo dia no escritório.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios do Goji Berry para a saúde:

Efeitos Colaterais do Goji Berry

Apesar dele ser um poderoso antioxidante, e possuir diversos benefícios para a saúde. Existem alguns efeitos colaterais e interações medicamentosas que devem ser levados em consideração:

Assim como qualquer alimento, o Goji Berry pode desencadear reações alérgicas graves. Pessoas com histórico de alergia a tabaco, pêssegos, tomates ou nozes apresentam maior risco de também terem alergia ao Goji Berry.

Algumas pessoas apresentam quadro de náuseas e vômitos após o consumo-lo. Porém esse efeito é incomum e costuma ocorrer apenas com doses elevadas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *