Benefícios das Frutas

17 benefícios do guaraná para saúde!

benefícios do guaraná

O guaraná possui elementos nutricionais importantes para saúde. Ele é um dos superalimentos da moda que também têm propriedades e benefícios para emagrecer. Ou seja, é um alimento 100% natural que em pequenas quantidades contém uma alta densidade de nutrientes, ao mesmo tempo em que possui poucas calorias. Além disso, é uma fonte de antioxidantes, que apresenta nutrientes essenciais.

benefícios do guaraná
benefícios do guaraná

Estes superalimentos já existem há centenas de anos, embora o seu potencial nem sempre tenha sido conhecido. Hoje vamos ver o que tem de especial o Guaraná, quais são suas propriedades e benefícios para emagrecer e inclusive os possíveis efeitos colaterais que pode apresentar.

Valor nutricional do guaraná:

Estimulando a liberação de dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, o pó de guaraná é empregado para conferir vigor e retirar o sono, sendo amplamente utilizado por estudantes e profissionais que enfrentam grandes jornadas de trabalho. Previne também cãibras, enxaquecas, problemas gastrointestinais e até mesmo a arteriosclerose.

Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A. Confira Alguns dos Principais benefícios do guaraná para saúde:

  • Estimula a renovação das células, mantendo a aparência sempre jovial e prolonga a vida.
  • Funciona como um energético natural proporciona mais energia e disposição.
  • Facilita a capacidade de concentração e raciocínio.
  • Ajuda diminuir o excesso de glicose e colesterol.
  • Age como um regulador intestinal.
  • Melhora enxaquecas e dores de cabeça em geral.
  • Age como um tônico revigorante e rejuvenescedor.

Estimulando a liberação de dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, o pó de guaraná é empregado para conferir vigor e retirar o sono, sendo amplamente utilizado por estudantes e profissionais que enfrentam grandes jornadas de trabalho. Previne também cãibras, enxaquecas, problemas gastrointestinais e até mesmo a arteriosclerose.

Benefícios do guaraná para saúde:

1. Serve como antioxidante:

Graças a este potencial o guaraná ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro, sendo mais poderoso do que o chá verde, apesar de ser este último o mais famoso.

2. Melhora a saúde:

Neste caso afeta duas frentes diferentes, a saúde digestiva e a saúde cardiovascular. No primeiro caso, ajuda a desinchar o estômago, reduzir os gases, aliviar a indigestão e perder peso. No segundo caso, ajuda a fortalecer o coração e prevenir os coágulos sanguíneos.

3. Reduz a dor:

conta com algumas propriedades analgésicas, por isso ajuda a aliviar e reduzir a dor. Não é eficaz em dores agudas, mas sim com uma intensidade suave e média. Também é anti-inflamatório, por isso, que ao reduzir as inflamações ajuda a reduzir a dor, ao mesmo tempo.

4. É bom para a concentração:

O guaraná ajuda a concentrar o foco ao realizar diferentes atividades e a manter o controle sobre as faculdades mentais em um tempo prolongado.

5. Aumenta a energia:

Ele tem duas vezes mais cafeína do que o café em grãos, com sua taxa de conteúdo em 2-5%. guaraná pode ser encontrada em muitos produtos comercializados, incluindo refrigerantes, tiros de energia e cápsulas. Ele também pode ser encontrado em infusão.

6. Hidrata a pele:

Esta fruta hidrata a pele e ajuda a restaurar seu brilho natural. Os antioxidantes presentes nesta Fruta restauram o tecido conjuntivo e, portanto, elimina a aparência seca e rachada.

7. Fonte natural de energia:

O teor de cafeína no guaraná é mais do que a quantidade presente em grãos de café. Isso faz com que seja um reforço de energia maravilhoso . Um estimulante natural, evita a fadiga. Também impede um mergulho nos níveis de energia desencadeados devido ao estresse muscular.

8. Ajuda no emagrecimento:

O papel da cafeína na promoção da perda de peso é estabelecido. A fruta também é conhecida por possuir propriedades de supressão do apetite. Um chá preparado usando guaraná tinha sido usado desde tempos imemoriais para suprimir a fome, pavimentando caminho para a perda de peso.

guaraná ajuda no emagrecimento
guaraná ajuda no emagrecimento

9. Ajuda o sistema nervoso:

Os estudos também indicam que esta fruta induz o sistema nervoso a induzir lipólise, onde as gorduras liberadas para o sangue são utilizadas sob a forma de energia durante o exercício. Quanto melhor a taxa de lipólise, mais eficaz será a perda de peso.

10. Remédio natural para o estresse:

Também conhecido como o fruto mágico, é conhecido por ter propriedades calmantes. Uma xícara de chá com esta fruta poderia realmente ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar seu humor. A cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e os sentimentos de bem-estar.

11. Melhora a saúde mental:

Além de facilitar melhores capacidades de aprendizagem, guaraná também é conhecido por ajudar a melhorar o desempenho intelectual. Você pode usá-lo junto com Ginseng para poderes mentais aprimorados. Esta fruta tem potencial para melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental. Quanto melhores forem os níveis de circulação sanguínea, mais alívio você receberá de sua enxaqueca e dores de cabeça.

12. Melhora sistema digestivo:

Quando usado junto com o pó de Cúrcuma, isso pode ser usado para melhorar o poder de digestão . Um remédio natural para inchaço e diarreia, Guaraná tem sido usado em toda a Europa para tratar a retenção de água. A fruta também é conhecida por ser útil na cura de problemas intestinais e ajuda na eliminação dos resíduos e toxinas acumuladas nos intestinos, atuando como agente desintoxicante natural.

13. Afrodisíaco natural:

Este suplemento dietético é conhecido em todo o mundo por suas propriedades afrodisíacas naturais. A presença de cafeína nesta fruta enriquece com suas propriedades inativas de liberação de libido. Assim, o uso regular pode ajudar uma pessoa a levar uma vida sexual bem-aventurada.

14. Bom para sistema cardiovascular:

O guaraná ajuda na luta contra os radicais livres que afetam o funcionamento do sistema cardiovascular. A eliminação desses elementos aumenta assim o poder do sistema cardiovascular, mantendo várias doenças cardíacas à distância.

15. Antídoto natural para problemas menstruais:

Esta é uma benção para as mulheres que são propensas a menstruação dolorosa. Ele regula os ciclos e também é conhecido por ajudar na eliminação dos sintomas pré-menstrual. As mulheres, que se sentem letárgicas e desgastadas durante a menstruação, podem tomar a ajuda do guaraná para melhorar seus níveis de energia.

16. Agente de diluição do sangue natural:

A presença de catequinas e cafeína permite que estes frutos atuem como agentes antiplaquetários. Esses ingredientes ajudam a reduzir o risco de várias doenças cardiovasculares, bem como a trombose, impedindo que o sangue se torne diluente, tornando-se “pegajoso” e formando coágulos.

17. Guaraná dar mais energia:

Guaraná tem mais quantidade de cafeína do que os grãos de café. Por isso, devido a isso, é um impulsionador de energia incrível. Atua como estimulante natural e, portanto, evita a fadiga. Isso evita o estresse nos músculos.

18. Promove a Saúde Intestinal:

Além de seus efeitos energéticos e de perda de peso, o guaraná também fornece uma série de benefícios médicos para o corpo, de acordo com GuaranaStudies.com. Guarana incentiva o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de constipação. Além disso, o guaraná é eficaz para tratar outras complicações das entranhas, incluindo gás e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e a limpar o sistema.

19. Combate a caspa:

Consumir esta fruta regularmente ajuda a resolver o problema da caspa. Ele remove a caspa do couro cabeludo e torna o couro cabeludo livre de óleo.

guaraná combate a caspa
guaraná combate a caspa

20. Previne perda de cabelo:

Os nutrientes presentes no guaraná combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e ajudam a prevenir a perda de cabelo . Isso ajuda a re-crescimento do cabelo do couro cabeludo e, além disso, deixa-o bem e brilhante.

21. Diluição do sangue:

Possui componentes como cafeína e catequinas e isso permite que este fruto seja uma substância anti-plaquetas. Esses componentes ajudam a diminuir o desenvolvimento de muitas doenças cardiovasculares e trombose. Isso evita que os sangue se amassam, sejam pegajosos e assim formem coágulos.

22. Analgésico natural:

Ajuda a estimular a circulação sanguínea no corpo. Isso diminui o efeito das dores experimentadas no momento da lesão. Também atua como analgésico natural e, portanto, ajuda as pessoas que sofrem de certas dores de cabeça , enxaquecas e menstruais, bem como outras dores.

23. Melhora o tom de pele:

Consumir guaraná diariamente ajuda a melhorar o tom da pele e faz com que pareça muito mais justo e brilhante. Ele protege a pele de qualquer mente de infecções ou cicatrizes.

24. Reduz a acne:

Esta fruta ajuda na redução do risco de acne . Os componentes presentes nele combatem a acne causando germes e removê-lo da pele, protegendo assim a pele de qualquer dano.

25. Atua como hidratante:

A pele experimenta muitos tipos de degradação quando exposta a qualquer fonte de oxigênio e, portanto, esta fruta hidrata a pele e ajuda na restauração do brilho natural. Estes antioxidantes presentes reabastecem o tecido da pele, restaura o tecido conjuntivo e, portanto, elimina o aspecto seco e rachado.

26. Ótimo antioxidante:

As sementes de guaraná possuem alto teor de antioxidantes e isso torna muito ideal para reabastecer a aparência da pele. Os antioxidantes são naturais na prevenção da degradação dos alimentos, pois ajudam na redução de qualquer efeito causado pela oxidação.

27. Melhora a pratica de exercícios:

Um dos Benefícios do Guaraná são os seus efeitos energizantes. Pois, o guaraná tem uma estrutura química semelhante à da cafeína, proporcionando um efeito maior do que a da cafeína.

28. Melhora a digestão:

Quando usado junto com o pó da cúrcuma, o guaraná pode ser usado para melhorar a potência da digestão. Um remédio natural para inchaço e diarreia, o guaraná tem sido utilizado em toda a Europa para tratar a retenção de água. O fruto é também conhecido por ser útil na cura de problemas intestinais e ajuda na eliminação dos resíduos e toxinas acumuladas nos intestinos, agindo assim como um agente desintoxicante natural.

29. Aumenta a inteligência:

Facilita a capacidade de aprendizagem e melhora o desempenho intelectual. O guaraná tem o potencial de melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental. Melhores níveis de circulação sanguínea é sinal de alívio das enxaquecas e dores de cabeça.

30. Melhora a circulação sanguínea:

O pó de guaraná pode auxiliar na melhor circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.

Contraindicações do Guaraná:

A maioria dos efeitos colaterais de guaraná são devido a uma dose diária muito elevada deste suplemento alimentar. Para desfrutar de seus benefícios você deve tomar Guaraná em uma dose diária variando entre 250 e 1200mg (que contêm entre 20 e 200 mg de cafeína) no caso de você consumir em forma de xarope.

Para consumir em cápsulas ou comprimidos, você deve tomar diariamente 2 comprimidos de guaraná. Em ambos os casos não devem consumir mais de 300 mg de cafeína por dia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] 100 ml de xarope de Guaraná; […]

  • […] Guaraná; […]

  • […] com a cafeína, mas cujos efeitos são de 4 à 7 vezes mais forte do que a cafeína. Além disso, o guaraná também contém taninos( que dão a planta suas propriedades adstringentes), Vitamina A, Vitamina […]

Deixe um comentário