Benefícios das Frutas

Ucuúba – o que é, benefícios e como usar!

ucuuba

A ucuúba, tipica da vegetação amazônica, é um fruto de onde é possível extrair óleo e manteiga bastante empregada na industria cosmética e farmacêutica. Além disso, a manteiga de ucuúba tem grande empregarão na indústria cosmética devida a alta propriedade de hidratação e restauração de pele e cabelos danificados.

ucuuba
ucúuba

Benefícios da ucuúba para saúde:

Na medicina popular, em forma de infusão é empregada para alívio de reumatismo, artrites, dores de estômago causadas por gases, e dispepsia. Além disso, a decoção da casca é usada para limpar e ajudar na cicatrização de feridas.

Pois a resina de sua casca é usada contra a erisipela e a sua seiva, em decoção misturada ao Camapu, é aplicado em chumaços de algodão, sobre as hemorroidas.

Além disso, nas indústrias cosmética e farmacêutica, em forma de manteiga de ucuúba, é empregada na fabricação de variados produtos cosméticos tais como cremes, shampoos, sabonetes e variados tipos de medicamentos.

Os produtos de ucuúba são usados para garantir a saúde da pele e dos cabelos, principalmente. Na construção, sua madeira é utilizada para construções de casas, mourões, canoas, jangadas e empregada na carpintaria.

O óleo extraído das amêndoas é empregado na fabricação de velas e para colocar em lamparinas, pois há locais da Amazônia que ainda não têm luz elétrica. A Natura é uma das empresas que mais investem em pequisa e fabricação de produtos com a ucuúba.

Ela tem proporcionado aos ribeirinhos treinamentos para a exploração sustentável de seus frutos, de forma a preservar a espécie, que esteve ameaçada de extinção.

Onde e como usar a ucuúba:

Você pode adquirir os cosméticos à base de manteiga de ucuúba com diferentes aplicações que vão desde o uso em peles sensíveis até o tratamento de cicatrizes ou, ainda, comprar a manteiga pura de ucuúba.

  • Caso adquira a manteiga pura de ucuúba, esquente em banho-maria a quantidade que for usar, espere esfriar e aplique com movimentos circulares na rachadura nos pés antes de dormir todas as noites, nos joelhos, cotovelos, nas pernas e em todas as áreas mais ressecadas. Depois é só curtir toda a hidratação proporcionada por esta manteiga!

Cuidados:

O uso da ucuúba com medicamentos alopáticos pode trazer problemas para o paciente. Além disso, é importante ressaltar que não existem comprovações em relação ao uso medicinal da planta, principalmente no tratamento de câncer e outras doenças graves. O ideal é sempre consultar um médico ao aparecimento de qualquer sintoma.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário