Benefícios das Frutas Alan Costa

Abricó – o que é, benefícios e como consumir!

O abricó é uma fruta desconhecida por muitos, que pode trazer diversos benefícios a saúde humana graças as suas muitas propriedades medicinais. De nome científico Mammea americana. Além disso, o abricó é também conhecido como abricó-do-pará, abricote e abricoteiro. Seu fruto é carnoso, possui apenas uma semente, é duro e redondo.

A fruta é consumido principalmente nos Estados Unidos, e no Brasil é mais consumida no estado do Pará. A árvore é frondosa, grande e piramidal, e pode chegar aos 15 metros de altura. As folhas podem medir até 14 cm de comprimento, e são pecioladas.

abrico

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Valor nutricional do abricó:

O abricó também é conhecido popularmente como Damasco. Esta fruta é mais encontrada enlatada e seca. Qualquer alimento seco é mais nutritivo, pois seus nutrientes ficam concentrados.

Além disso, este fruto é rica em vitamina A, E, B2 e C, sendo um excelente anti-oxidante. Como não consegui encontrar dados sobre o peso e as informações nutricionais do Damasco in natura, colocarei os dados do Damasco seco.

Benefícios do abricó para saúde:

1. Saúde cardiovascular:

O beta caroteno encontrado no abricó é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.

2. Melhora a visão:

O abricó e  ricos em vitamina A e carotenoides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.

3. Contem baixos índices glicêmicos:

O abricó consegue repor energia de atletas profissionais e amadores rapidamente. Mantém os fluídos corporais. Também pode ser usado antes do treino por causa dos baixos índices glicêmicos.

4. Saúde mental:

A essência das flores do abricó trabalha ainda a deficiência mental, fazendo a reconexão dos canais energéticos no nível mental. É um floral indicado para quem tem dificuldade em concretizar e realizar.

5. Contém vitamina A:

Um dos grandes benefícios do abricó para saúde é que ele, é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção, agindo também como um poderoso antioxidante.

6. Saúde digestiva:

Além disso, o abricó é também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.

7. Previne contra o reumatismo:

No entanto, esta planta é indicado para problemas digestivos, febre, combate aos insetos como bicho-do-pé, limpeza do sangue, combate à malária, reumatismo e vermes. A sua resina, assim como suas folhas e raízes, são vulnerárias e inseticidas, principalmente contra o bicho-do-pé, e delas é extraído um excelente remédio para picadas de inseto.

8. Prevenir o eczema:

As pesquisas revelaram que esfregar o o óleo extraído do abricó sobre a pele pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças como eczema e sarna, tonando um dos grandes benefícios do abricó para saúde.

Como consumir o abricó?

Além disso, o abricó pode ser consumido quando maduro, geralmente na época do outono, e pode ser usada para preparar sucos ou compotas, por exemplo.

1. Suco de abricó: 

Etapas:

  1. Em primeiro lugar para preparar o suco deve-se bater no liquidificador a polpa de abricó com 500 ml de água,
  2. Em seguida, adoçe com açúcar ou mel, caso seja necessário.

2. Geleia de abricó: 

Etapas:

  1. Cortar a polpa em pequenos pedaços e adicionar 1 copo de açúcar e levar ao fogo baixo, mexendo sempre.
  2.  Geralmente não é preciso adicionar água, mas se achar que fica grudando na panela, coloque pequenas quantidades.
  3. Aos poucos a textura da compota vai se formando e o doce fica pronto em cerca de 20 minutos.
  4.  Depois deve colocar num recipiente de vidro bem lavado e manter guardado na geladeira.
  5. Além disso, também é possível preparar outras receitas doces e vitamina de frutas, por exemplo.

Utilidades medicinais do abricó:

Ácido Úrico: Usar abundantemente na fruta, fazendo refeições exclusivas desta fruta.

Catarro: Para as eliminações catarrais em geral recomenda – se fazer refeições compostas principalmente na planta- do pará; mas não convêm usá-lo em excesso.

Febre: Chá das folhas, não muito forte. Morno, às colheradas.

Hipertensão Arterial: Parece adequada a inclusão desta planta na alimentação dos hipertensos.

Verminoses: Moer as sementes. Misturar com mel e tomar uma colher de sobremesa em jejum

Contraindicações do abricó:

Apesar do abricó poder ser consumido de forma natural, é preciso tomar cuidado com sua casca e a polpa, pois estas contêm substâncias fortes, amargas e acres que podem, em contato com os lábios ou a língua, causar mal-estar que permanece por algumas horas.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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