Benefícios das Frutas Valeria Carneiro

30 benefícios do abacaxi para saúde!

O abacaxi é uma fruta tropical da família das frutas cítricas, como a laranja e o limão, que são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, que são essenciais para garantir a saúde. O abacaxi pode ser consumida fresca ou na forma de conservas, sendo adicionada em diversas preparações como sucos, sobremesas e doces.

benefícios do abacaxi

benefícios do abacaxi

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Hoje descobriremos quais são os maiores benefícios do abacaxi, para que serve e que propriedades fazem dele uma fruta funcional.Com esse calorzinho, nada melhor que apreciar um abacaxi geladinho, não é? Além de ser uma delícia, o abacaxi hidrata o corpo e repõe as energias!

O abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Ele é rico em vitamina A (betacaroteno), B, C, além de minerais como cálcio, manganês, zinco, potássio, magnésio e ferro.

casca externa do abacaxi é dura, áspera e escamosa, podendo ser verde, amarela, laranja ou amarelo avermelhada. Há ainda a coroa de folhas duras e espinhos. Daí entende-se a provável origem da expressão popular “descascar abacaxi”, que significa resolver algum problema difícil. Então, confira agora os

Benefícios do abacaxi para saúde:

1. Ajuda no emagrecimento:

Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, na lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apena 50 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, e com poucas calorias.

2. Ajuda no alívio de dores após treinamento:

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

3. Cuida da saúde da pele:

O alto teor de vitamina C e bromelina do presente no abacaxi torna-o um tratamento eficaz para a acne. A bromelina é uma enzima que suaviza a pele e tem sido usada para combater a inflamação e inchaço, conforme afirmado anteriormente.

Consumir o abacaxi ajuda o corpo a sintetizar o colágeno, que ajuda a manter a pele firme e flexível, enquanto que os ácidos aminados e a vitamina C ajudam na reparação dos tecidos.

4. Facilita a digestão:

O abacaxi possui um elemento chamado bromelina, que ajuda na digestão, ou seja, caso tenha problemas para que o alimento seja digerido pelo corpo, consuma uma fatia de abacaxi como sobremesa e verá que é muito melhor e mais saudável do que qualquer remédio efervescente.

Veja Também: Os 3 Hábitos Para Evitar inchaço, indigestão e Refluxo ácido!

5. Retarda o envelhecimento:

Está é uma ótima notícia para as mulheres, pois afinal de contas, ninguém quer parecer mais velho do que realmente é, este efeito é graças a presença da vitamina A presente no abacaxi.

Além da vitamina A, o abacaxi possui outros nutrientes e antioxidantes que ajuda a retardar o envelhecimento da pele, combatendo rugas e linhas de expressão.

6. Previne dores nas articulações:

Os benefícios do abacaxi incluem ainda a capacidade de ajudar aqueles que sofrem de artrite e dores nas articulações, pois a bromelina pode acelerar a cura associada a procedimentos cirúrgicos.

O consumo do abacaxi também é muito útil para o tratamento de lesões desportivas, incluindo distensões e dores pós-treinos.

abacaxi previne dores nas articulações

abacaxi previne dores nas articulações

7. Controla a coagulação sanguínea:

A bromelina mostrou ainda efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

8. Tem ação antioxidante:

Uma fatia de abacaxi de 100g fornece 80% das necessidades diárias de vitamina C. Essa vitamina, também chamada ácido ascórbico, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, outros tipos de infecções, doenças cardíacas, protegendo os vasos sanguíneos e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa.

Além disso a vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres internos e externos ao organismo, doenças como aterosclerose e câncer e o envelhecimento precoce.

9. Previne a asma:

O betacaroteno encontrado no na fruta, ajuda a diminuir o risco de desenvolver asma. Toxinas, má alimentação, poluição, abuso de antibióticos e estresse desempenham um grande papel no desenvolvimento da asma. Todos esses fatores causam inflamação, mas felizmente um dos benefícios do Abacaxi é que ele pode ajudar a reduzi-la através de desintoxicação.

10. Aumenta o fluxo sanguíneo:

Os antioxidantes presentes na fruta, como a vitamina C, betacaroteno e outras vitaminas e minerais, incluindo o cobre, afetam tanto a fertilidade masculina quanto a feminina. Os antioxidantes têm sido mostrados para ajudar a aumentar o fluxo de sangue e restaurar a formação de tecido adequada nos órgãos genitais. Além disso, eles podem ajudar no aumento da contagem de espermatozoides.

11. Fortalece o sistema imunológico:

O abacaxi possui uma grande quantidade de vitamina C. A vitamina C é comumente usada para minimizar a tosse, resfriados e sintomas de gripe, pois, fortalece o sistema imunológico. A vitamina C encontrada no abacaxi é uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel na manutenção da saúde do tecido conjuntivo do corpo, bem como atuando como um antioxidante.

12. Fornece brilho para pele:

O abacaxi é excelente para a manutenção de uma pele clara e brilhante, devido ao seu teor de vitamina C que ajuda a reparar os danos no tecido e promover o clareamento da pele.

Além disso, suas enzimas promovem a elasticidade da pele e eliminação das células mortas da pele. Os frutos ricos em antioxidantes também são ótimos para o anti-envelhecimento.

13. Cuida da saúde cardiovascular:

A vitamina C beta-caroteno e antioxidantes no suco de abacaxi ajudar o seu corpo para manter a saúde cardiovascular. O abacaxi, também ajuda a reduzir a pressão sanguínea e é muito eficaz para combater a hipertensão, que por sua vez contribui para reduzir o seu risco de doença cardíaca.

14. Previne resfriado, tosse e gripe:

Devido a sua grande quantidade de vitamina C, o abacaxi torna-se bastante benéfico em prevenir gripes e resfriados. A Bromelina tem propriedades que suprimem a tosse e podem ajudar a soltar o muco. Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios. abacaxi, juntamente com mel é recomendado para uma pessoa que tem dor de garganta.

15. Cuida dos dentes:

O abacaxi previne a placa bacteriana e doenças da gengiva, pois é rica em vitamina C.

16. Melhora a saúde da pele:

Acelera a cicatrização de feridas e mantém a pele macia, uma vez que contém enzimas que fazem a pele elástica, abacaxi é um remédio caseiro para tecido infectado resultante de lesões e para reduzir manchas de idade!

17. Protege contra a degeneração macular:

abacaxi contém beta-caroteno, que ajuda as retinas dos olhos. Estudos feitos descobriram que o consumo de abacaxi pode reduzir significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade.

abacaxi protege contra a degeneração macular

abacaxi protege contra a degeneração macular

18. Ajuda na digestão:

Pela ação na quebra de proteínas, a bromelina que contém no abacaxi, auxilia o organismo da digestão de alimentos ricos nesse nutriente, ajudando a melhorar a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada por exemplo. Além disso as fibras, vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

19. Protege contra uma série de doenças:

A ação anti-inflamatória da bromelina tem ainda mais benefícios do abacaxi. Estudos demostraram sua ação contra a osteoartrite e o câncer, doenças associadas a excessivas condições inflamatórias. Uma pesquisa identificou que a bromelina foi capaz de prolongar a sobrevida de animais com diversos tipos de tumor. Mais estudos e evidências clínicas são necessárias para comprovar os resultados.

20. Fortalece as unhas:

Você já pensou por que suas Unhas ficam secas e frágeis? Não? Culpe as Vitamina A e B. A falta delas no corpo é o principal culpado. No entanto, você não precisa se entupir de nenhuma pílula multivitamínica para aliviar esta condição! Apenas use o abacaxi. Você pode até mesmo preparar uma loção amaciante em Unhas em sua casa usando Suco de abacaxi.

21. Hidrata os lábios:

Quer ter lábios macios e flexíveis? Pegue minha sugestão e utilize o abacaxi que, quando usado juntamente com Óleo de Coco, oferece alívio aos lábios rachados. O abacaxi, assim como o Óleo de Coco, possui propriedades hidratantes e nutritivas da Pele.

22. Previne a perda de cabelo:

Assistir centenas de fios de Cabelo indo para o ralo quando você está no chuveiro pode ser muito doloroso. Mas, algumas mudanças dietéticas podem ajudá-lo a evitar esta Perda de Cabelo incômoda. Incluir abacaxi em sua rotina de almoço/jantar é uma dessas soluções.

Veja Também: Receita Caseira Para Acabar com a Queda de Cabelo!

23. Combate rachaduras nos pés:

Outro dos problemas mais comuns que nos fazem depender desses cremes comerciais. Mas, a pele de abacaxi é muito mais barata, além de ser um método eficaz para fazê-las desaparecer. A propriedade esfoliante do abacaxi, juntamente com o seu colágeno sintetizando na natureza, torna um excelente esfoliante natural para seus pés.

24. Para ter cabelo mais grosso:

Os extratos de abacaxi são conhecidos por possuir propriedades de espessamento do Cabelo. As enzimas presentes neste ouro-amarelo enriquecem os folículos pilosos, tornando nutrientes vitais. Isto, por sua vez, melhora a elasticidade e espessura do Cabelo.

25. Elimina os radicais livres:

O abacaxi são uma rica fonte de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, impedindo assim os danos celulares. Estes antioxidantes também protegem o nosso corpo de doenças como a Aterosclerose, doenças cardíacas, Artrite, vários tipos de Câncer, etc. Portanto, se você está procurando uma fuga destas condições, não hesite em comer abacaxi.

26. Combate a acne:

Este sabor exótico é como um elixir para a nossa pele, especialmente para se livrar de Espinhas teimosas. Como? Bem, a presença de vitamina C (assim, a acidez) no abacaxis permite que esta fruta seja utilizada, tanto interna como externamente, como uma cura para a acne e outras condições inflamatórias da Pele. Além disso, a bromelina encontrada no abacaxi, uma enzima anti-inflamatória, estimula o poder de cura da vitamina C.

Veja Também: Diga Adeus a Acne Cística Em Apenas 5 Dias!

27. É um esfoliante natural:

A fim de esfoliar a Pele, você pode usar um abacaxi recém-esmagado. Esta superfície tem uma textura áspera que elimina a pele morta e acentua o fluxo sanguíneo. Isso, por sua vez, faz sua Pele parecer mais brilhante.

28. Ajuda na prevenção do câncer:

Você sabia que o abacaxi também são comprovadamente benéficos contra todos os tipos de Câncer? A abundância de antioxidantes nos abacaxis ajuda a combater os radicais livres. Isso também interrompe o processo de lesão celular e previne vários tipos de cânceres.

20. Ajuda a prevenir a aterosclerose:

Os radicais livres causam a Aterosclerose, que pode ser facilmente prevenida pelos antioxidantes no abacaxi.

30. Combate o catarro:

Nome peculiar, não é? Mas é uma desordem em que há inflamação da membrana do muco em uma das vias aéreas ou cavidades do corpo. Esta desordem pode ser prevenida regularmente.

Sobre o autor | Website

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

31 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.