Benefícios das Frutas Valeria Carneiro

30 benefícios do mamão para saúde!

O mamão (ou papaya) é rico em macro e micronutrientes, como vitaminas, sais minerais, fibras, e carboidratos, sendo inclusive considerado uma planta medicinal. Por conter substâncias bio-ativas terapêuticas estudadas, o mamão é utilizado há muito tempo como tratamento para diversas condições orgânicas, além de conter muitos outros benefícios para saúde.

benefícios do mamão

benefícios do mamão

O mamão é uma fruta que provém da América Central, famosa por seu delicioso sabor doce e sua riqueza nutricional.

Quando está verde é amargo, como quase todas as frutas, mas algumas pessoas costumam usá-lo nesse estágio como um substituto das verduras.

O mamão, bem como as outras partes do mamoeiro, contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas.

Esta enzima é especialmente concentrada na fruta ainda verde e serve para fazer suplementos digestivos e também é usada como um ingrediente em algumas gomas de mascar.

Propriedades nutricionais:

Entre suas muitas propriedades, pode-se apontar o fato de ser uma fonte riquíssima fonte de vitamina C – o mamão possui 10 vezes mais vitamina C que a laranja.

Ainda é rico em vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, além de conter betacarotenos, serotonina, carpaína e papaína, uma enzima digestiva que ajuda a regulação de desordens digestivas, além de ter propriedades anti-inflamatórias.

Benefícios do mamão para saúde:

1. Combate a prisão de ventre:

A papaína e seu alto teor de fibra transformam o mamão em um dos melhores remédios naturais contra a prisão de ventre.

Comer o mamão sozinho, em vitaminas ou saladas, impulsiona o movimento intestinal para facilitar a expulsão dos rejeitos acumulados no cólon.

2. Elimina parasitas intestinais:

Até as sementes do mamão podem ser aproveitadas, elas contêm uma quantidade significativa de enzimas proteolíticas e um alcaloide conhecido como carpaína, que demonstrou ser eficaz no tratamento contra os parasitas intestinais e as amebas.

3. Ajuda a combater as rugas: 

O envelhecimento é um processo natural da pele que pode ser atrasado com a adoção de todo tipo de hábitos saudáveis.

mamão é uma fonte saudável de vitamina E, vitamina C e betacarotenos que, graças ao seu efeito antioxidante, diminui o dano celular da pele e previne as rugas precoces.

4. Fortalece o sistema imunológico:

Esta fruta é uma excelente fonte de vitamina C, nutriente essencial para aumentar a resposta imunológica do corpo contra o ataque dos vírus e bactérias que causam doenças. Os ativos do mamão previnem a gripe e os resfriados, além de outros tipos de doenças virais.

5. Diminui a dor menstrual:

Mulheres que sofrem durante o período menstrual devido às cólicas, deveriam incluir mais mamão em sua alimentação.

Seu composto ativo, a papaína, promove o fluxo normal durante o período menstrual e dá uma sensação calmante dessa dor intensa.

mamão diminui a dor menstrual

mamão diminui a dor menstrual

6. Mantém a pele saudável e jovem:

O envelhecimento é um processo natural da pele que pode ser atrasado com a adoção de todo tipo de hábitos saudáveis.

Esta fruta tropical é uma fonte saudável de vitamina E, vitamina C e betacarotenos que, graças ao seu efeito antioxidante, diminui o dano celular da pele e previne as rugas precoces.

Adicionar o mamão com frequência na dieta ajuda a deter o efeito dos radicais livres, moléculas que causam grande parte das alterações cutâneas.

7. Ajuda emagrecer:

Comer mamão é um grande complemento para quem está tentando perder alguns quilos.

Apesar de não se tratar de um alimento milagroso, apoia a dieta saudável e o exercício para conseguir resultados em pouco tempo.

Possui poucas calorias e oferece nutrientes como a fibra, essencial para expulsar os rejeitos do corpo e sentir-se mais cheio.

Veja Também: 9 Dicas Simples Para Emagrecer 5 kg em 5 Dias!

8. Ajuda proteger a saúde visual:

O mamão contém carotenoides de luteína, capazes de absorver os raios UV do sol para que não gerem danos à retina.

Também oferece zeaxantina, uma substância que protege as gorduras do interior dos olhos, as quais podem ser afetadas pelos radicais livres.

Em geral, consumir mamão protege a vista das cataratas e de outras doenças oculares.

9. Melhora digestão:

É rico em fibras, característica que por si só já realiza o facilita o trânsito intestinal. E, além disso, ele possui componentes que facilitam a digestão.

Ele possui papaína e quimiopapaína, que, além de serem anti-inflamatórias, são as enzimas que digerem as proteínas.

10. Combate os radicais livres:

Rico em vitamina A, o mamão possui antioxidantes que retardam o envelhecimento e previne a manifestação de doenças.

11. Fortalece o sistema imunológico:

A combinação da vitamina A à vitamina C constitui uma dupla invencível contra gripes e resfriados.

Além disso, por conter também vitaminas do complexo B, o sistema imunológico como um todo é beneficiado.

12. Melhora a saúde dos olhos:

A vitamina A é conhecida por aumentar a visão noturna. Como o mamão conta com uma grande quantidade deste componente, ele é considerado um ótimo aliado da saúde dos olhos.

13. Melhora a visão:

mamão contém carotenoides de luteína, capazes de absorver os raios UV do sol para que não gerem danos à retina.

Também oferece zeaxantina, uma substância que protege as gorduras do interior dos olhos, as quais podem ser afetadas pelos radicais livres.

14. Aliviar a dor menstrual: 

As Mulheres que sofrem durante o período menstrual devido às cólicas, deveriam incluir mais mamão em sua alimentação. Seu composto ativo, a papaína, promove o fluxo normal durante o período menstrual e dá uma sensação calmante dessa dor intensa.

15. Aumenta a resistência dos ossos:

O mamão contem cálcio e fósforo. O primeiro é conhecido por fortalecer os ossos e combater a osteoporose, e o fósforo, por ser um tônico contra o cansaço.

16. Contém propriedades anticâncer: 

Os pesquisadores descobriram que o mamão  é eficaz contra câncer de mama, pancreático e outros.

Um extrato de folha de mamão obtido a partir de folhas secas produziu efeitos anticancerígenos contra células tumorais que foram cultivadas em laboratório.

17. Hidrata a Pele:

Pode ser um agentes revitalizantes, e é por isso que eles são usados ​​em muitos cosméticos.

Além disso, os mamões são usados em máscaras faciais caseiras por muitas mulheres. Ele também elimina células mortas e purifica a pele.

18. Trata queimaduras: 

As propriedades benéficas e as enzimas de cura presentes no mamão ajudam a tratar a queimadura solar e a pele irritada. Uma boa massagem facial com mamão é uma boa para queimaduras.

19. Contribui para a cicatrização:

O ácido ascórbico, ou vitamina C, auxilia na cicatrização de ferimentos pois melhora a capacidade da pele de se regenerar.

20. Combate o mau colesterol:

Por ser rico em pectina, um polissacarídeo que ajuda a reduzir a absorção de gorduras, o mamão pode ser consumido a fim de normalizar as taxas de colesterol no organismo.

Veja Também: Receita Caseira Para Baixar o Colesterol Naturalmente!

21. Trata a degeneração macular:

degeneração macular é uma doença no olho. Nesta condição, as células oculares degeneram, o que resulta em visão turva e também pode causar cegueira.

Esta é uma doença relacionada à idade e adicionar o mamão à sua dieta é benéfica para reduzir o risco de desenvolver degeneração macular.

22. Benefícios do Mamão Para Reduzir a Acne: 

O látex obtido a partir dos mamões é usado para tratar as áreas da pele afetada pela acne. O lado carnudo da pele de mamão pode ser usado como uma máscara para curar a acne. Uma dieta que inclui mamões ajudará a curar as condições internamente, tornando a pele mais clara.

23. Combate a constipação: 

A presença de folato, vitamina C e vitamina E no mamão reduz o enjoo produzindo um efeito tônico no estômago e no intestino.

suco de mamão e a sua forma amadurecida também ajuda na digestão. A fibra obtida a partir da fruta ajuda a aumentar os movimentos intestinais.

mamão combate a constipação

mamão combate a constipação

24. Ajuda no crescimento do cabelo:

Os mamões são muito eficazes para manter o cabelo saudável. A vitamina A contida no mamão é utilizado na produção de sebo, um composto que é crucial para manter o cabelo liso, brilhante e hidratado.

A aplicação externa do extrato de mamão no couro cabeludo pode ajudá-lo a se livrar da caspa.

25. Ajuda reduzir o estresse: 

mamão é rico em vários nutrientes, como a vitamina C, que pode mantê-lo livre de estresse. De acordo com um estudo realizado na Universidade do Alabama, descobriu que 200 mg de vitamina C podem ajudar a regular o fluxo de hormônios do estresse.

26. Benefícios do Mamão Para Combater A Inflamação:

A inflamação crônica está na raiz de muitas doenças, e alimentos insalubres e escolhas de estilo de vida podem direcionar o processo inflamatório.

Ela pode ser medida testando vários marcadores sanguíneos, incluindo a proteína C reativa (CRP), o fator de necrose tumoral (TNF) e a interleucina-6 (IL-6).

Estudos têm mostrado que frutas e vegetais ricos em antioxidantes como o mamão ajudam a reduzir esses marcadores inflamatórios.

Por exemplo, um estudo mostrou que os homens que aumentaram sua ingestão de frutas e vegetais ricos em carotenoides, apresentaram uma diminuição significativa na proteína C reativa.

Veja neste vídeo, mais benefícios do mamão para saúde:

27. Previne doenças cardíacas: 

Comer mamão pode ser muito útil para a prevenção da aterosclerose e doenças do coração, é uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A. Estes nutrientes ajudam a evitar a oxidação do colesterol.

Quando oxidado, o colesterol é capaz de aderir e acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas perigosas que podem, eventualmente, causar ataques cardíacos ou derrames.

28. Combate infecções: 

mamão é eficaz para matar vermes intestinais, evitando assim infecções e complicações associadas a elas. O seu uso também previne doenças relacionadas a infecções estomacais.

29. Alivia dores na gengiva:

O mamão pode ser usado para massagear os dentes e gengivas. A casca da árvore, principalmente a casca interna, também é um excelente remédio para as gengivas.

 30. Possui efeitos anti-inflamatórios: 

As enzimas presentes no mamão, especialmente a papaína e a quimopapana, reduzem a inflamação em diferentes partes do corpo.

Sobre o autor | Website

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

28 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.