Benefícios das Frutas Ana Karolynne Goncalve

Os 30 Benefícios da Melancia Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios da Melancia para saúde são diversos e surpreendentes. Além disso, a Melancia é uma fruta deliciosa que pertence à família Cucurbitaceae e se relaciona com pepino, abóbora, etc. Mas melancias são únicas porque são conhecidas como frutas e vegetais.

A Melancia é uma fruta muito saudável, tem um alto teor de água e também oferece muitos outros nutrientes importantes, incluindo o licopeno e a vitamina C. Esses nutrientes significam que a Melancia não é apenas um deleite rico em calorias, também é muito bom para sua saúde.

A Melancia não é apenas deliciosa, mas também é benéfica devido ao número de nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes, licopeno, fibras dietéticas, etc. presentes neles.

Propriedades Nutricionais da Melancia:

A Melancia é a fruta que mais contém água, quase 93%, e é muito utilizada em dietas para emagrecimento. E possui vários outros benefícios e contém vitaminas, minerais, carboidratos.

Veja neste seguinte exemplo:

A cada 100 gramas você terá os seguintes nutrientes:

  • 89 mg de potássio.
  • 11 mg de magnésio.
  • 4,6 gramas de carboidratos.
  • 0,5 gramas de fibras.
  • 20,5 Kcal.
  • Ácido fólico e provitamina A.

Então, agora que você conhece os valores nutricionais da Melancia, veja quais são os 30 Benefícios Para Saúde e Beleza:

1. Benefícios da Melancia Para o Coração:

Sua composição a base de L-citrulina ajuda a relaxar os vasos capilares, e não é só isso, a Melancia metaboliza arginina, o que é muito positivo para o coração e para a hipertensão.

2. Propriedades Depurativas:

Seu alto conteúdo em fibras é ideal para eliminar elementos tóxicos de nosso organismo e para limpar nosso intestino.

3. Benefícios da Melancia Para o Trato Urinário:

Devido ao seu elevado teor de água, a Melancia é uma boa escolha para a limpeza dos rins e da bexiga. A Melancia também é rica em potássio, que reduz o ácido úrico no sangue e ajudar a remover as toxinas a partir dos rins.

4. Previne o Câncer:

Graças ao licopeno, a Melancia pode nos proteger de determinados tipos de câncer, além de outras doenças cardiovasculares.

5. Melhora a Vida Sexual:

Pode parecer surpreendente, mas a Melancia, graças ao composto L-citrulina, promove a correta circulação do sangue em todas as partes do corpo, relaxa os vasos sanguíneos e é ideal para a disfunção erétil.

6. Benefícios da Melancia Para Perda De Peso:

A Melancia é baixa em gordura e calorias (apenas 30 calorias por 100 g de Melancia), mas rica em muitos fitonutrientes e antioxidantes que são essenciais para auxiliar na perda de peso.

7. Benefícios da Melancia Contra os Radicais Livres:

A Melancia é uma rica fonte de antioxidantes como rins, vitamina A e C. Estes compostos ajudam a reduzir os radicais livres no corpo, prevenindo os sinais de envelhecimento.

8. Benefícios da Melancia Para Saúde Óssea:

Um dos agentes antioxidantes encontrados na Melancia, o licopeno, estimula o processo de formação óssea, prevenindo assim o desenvolvimento de osteoporose

9. Melhora a Saúde Ocular:

A Melancia é também uma boa fonte de betacaroteno, que em nosso organismo é transformado em vitamina A. Os benéficos dessa vitamina para a saúde dos olhos são notórios

10. Benefícios da Melancia Para o Crescimento do Cabelo:

Devido aos altos níveis de proteína, ferro, magnésio e cobre, a Melancia é regularmente elogiada pelo efeito sobre a saúde e aparência do cabelo.

11. Elimina o Colesterol:

Os níveis de fibra dietética, além do excelente equilíbrio de ácidos graxos, podem reduzir os níveis perigosos de colesterol LDL.

12. Digestão:

A Melancia contém muita água e uma pequena quantidade de fibra, ambas importantes para uma digestão saudável.

13. Reduz a Pressão Alta:

A pressão alta, é a condição mais comum observada na atenção primária e geralmente leva a ataques cardíacos, a Melancia é rica em citrulina. Por sua vez, tanto a citrulina quanto a arginina ajudam na produção de óxido nítrico, que é um vasodilatador, o que significa que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.

14. Benefícios da Melancia Contra o Estresse:

A Melancia é uma boa fonte de vitamina C, ele é um nutriente que desempenha um papel importante na síntese de certos neurotransmissores calmantes do humor.

15. Benefícios Anti-Inflamatórios:

Consumir Melancia é muito eficaz para reduzir a inflamação do nosso corpo e para reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças inflamatórias, devido à presença de licopeno de carotenoide.

Veja através do vídeo abaixo outros Benefícios da Melancia Para Saúde:

16. Trata a Constipação:

Consumir Melancia é muito benéfico para o nosso estômago e mantém nosso sistema digestivo saudável. A presença de água e fibras dietéticas ajuda na regulação de movimentos intestinais adequados.

17. Benefícios da Melancia Para Saúde da Pele:

A Melancia é muito bom para a pele, pois remove o excesso de óleo, o que cura muitos problemas de pele como acne.

Outros Benefícios da Melancia:

  • Previne a Asma;
  • Controla a Pressão Sanguínea;
  • Auxilia a Saúde dos Diabéticos;
  • É boa Para os Músculos;
  • Melhora a Saúde dos Rins;
  • Contra Insônia;
  • Melhora a Saúde Nervosa;
  • Aumenta o nível de energia.
  • Elimina Toxinas do Corpo;
  • Dá efeito de formação alcalina;
  • Aumenta o Sistema Imunológico;
  • Reduz a gordura corporal;
  • Auxilia a Memória.

Efeitos Colaterais da Melancia:

O consumo em excesso da Melancia pode provocar alguns problemas como a indigestão, gases, diarreia, náuseas e vômitos isso porque, a Melancia possue licopeno.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.