Benefícios das Frutas Alan Costa

6 formas de usar ameixas para tratar constipação!

Usar ameixas para tratar constipação de forma simples é eficaz, pois, a constipação é um dos problemas gastrointestinais comuns enfrentados por muitas pessoas. A constipação ocorre quando é difícil e doloroso defecar as fezes. Isso acontece quando o cólon absorve a água das fezes, fazendo com que permaneça nos intestinos por um longo período de tempo.

usar ameixas para tratar constipaçao

usar ameixas para tratar constipação

Os principais motivos da constipação são a desidratação, falta de fibra na dieta e falta de atividade física. Os remédios caseiros como ameixa seca, azeite e óleo de mamona são alguns dos laxantes seguros e eficazes para tratamento da constipação. Neste artigo, vamos dar uma olhada em como as ameixas para tratar constipação são eficientes.

Por que a ameixa para tratar constipação funciona? 

A fibra solúvel melhora o sistema digestivo, estimulando o movimento das ondas dos músculos intestinais (peristaltismo) que movimenta o alimento através do sistema digestivo. Ele quebra os bloqueios causadores da constipação absorvendo a água. Também ajuda na absorção adequada de nutrientes.

Fibra não solúvel: a fibra não solúvel não é digerível e passa pelo corpo sem prejudicar. Além disso, a fibra insolúvel quebra as fezes. Isso faz com que o intestino execute seu trabalho livremente e diminua o tempo de trânsito. Ele incentiva o crescimento de bactérias saudáveis no intestino melhorando a digestão.

Sorbitol: as ameixas para tratar constipação secas contêm 15% de sorbitol, o que ajuda na retirada do conteúdo de água perdida pelo cólon. Além disso, ajuda na suavização das fezes.

Diidrofenilização: é uma substância química presente na pele da ameixa. Além disso, estimula o movimento nos intestinos, aumenta a secreção de fluido que suaviza as fezes.

Enzimas digestivas ativas: vitamina A, potássio e vários minerais estão presentes nas ameixas para tratar constipação, que ajudam na ativação das enzimas digestivas. As enzimas digestivas ativadas ajudam na movimentação das fezes rapidamente através do cólon e do reto. Além disso, o potássio retrai a água perdida e fortalece o cólon contra bactérias nocivas.

Formas de usar ameixas para tratar constipação:

1. Ameixas com molho de maçã: 

Esta combinação aumenta o teor de fibras no corpo, regulando os movimentos intestinais corretamente.

INGREDIENTES

  • Adicione ¼ de xícara de ameixa, molho de maçã;
  • 1/2 xícara de farelo.

MODO DE PREPARO:

  • Coma 1 – 2 colheres de sopa de mistura e tome 6 a 8 onças de água ou suco.
  • Repita o consumo diariamente à noite.

2. Doce de ameixa: 

Preparar o doce de ameixa é muito fácil. O doce de ameixa contém muita fibra.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de ameixas secas picadas;
  • 1 xícara de frutas secas picadas (figueiro, damasco ou data);
  • 2 xícaras de água fervente.

MODO DE PREPARO

  • Misture durante 15 minutos e retire do fogo.
  • Despeje a solução em um frasco enquanto ainda estiver quente e cubra com uma tampa.
  • Você pode armazená-lo por alguns dias sem refrigeração.
  • Prepare outro lote uma vez que terminar, pois as ameixas para tratar constipação estão disponíveis em todo o ano. Além disso, consuma 1 colher de sopa deste doce de ameixa diariamente com biscoito de arroz ou pão de trigo integral.

3. Suco de ameixa: 

A maioria das pessoas tem dificuldade em fazer suco de ameixa com secas, pois não contém nenhum teor de água. Caso seja um deles, então esse processo é para você. Além disso, remova as sementes das ameixas secas.

Mergulhe ou deixe ferver as ameixas secas em água. Isso ajuda na suavização dessas ameixas para tratar constipação. Além disso, juntamente com a água, adicione as secas embebidas ou cozidas no liquidificador. Misture por alguns minutos e despeje este suco em um copo.

4. Ameixa e maçã: 

Caso não goste de beber suco de ameixas para tratar constipação sozinho, tente esta receita, pois é uma bebida saborosa e surpreendente. Além disso, misture 65 gramas de ameixas e 350ml de suco de maçã em uma tigela. Deixe a mistura durante algumas horas ou durante a noite.

Em um liquidificador, adicione a mistura de suco de maçã, 3 colheres de sopa de iogurte e uma pitada de canela. Além disso, misture por um minuto e despeje em um copo para servir.

5. Café da manhã energizado: 

Em um liquidificador, adicione 8 ameixas secas, 1 maçã (picada), 2 peras (picadas) e o conteúdo de uma pequena caixa de iogurte. Além disso, misture por um minuto e despeje em um copo para servir.

6. Suco de ameixa energético: 

Em um liquidificador, adicione 25g de ameixas, 125g de espinafre e 2 peras (picadas). Além disso, misture até ficar suave e despeje em um copo para servir.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.