Ingá Cipó – O que é, Benefícios e Como Usar

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Ingá Cipó – O que é, Benefícios e Como Usar
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Ingá Cipó – O que é, Benefícios e Como Usar esta frutinha. Além disso, a Ingá Cipó é o fruto da ingazeira que fornece muitos nutrientes para saúde do corpo em geral. A Ingá Cipó é da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a rios e lagos.

Suas sementes, são envolvidas por uma polpa branca e adocicada. A palavra “Ingá Cipó” é de origem indígena e significa “embebido, ensopado”, uma referência à sua polpa aquosa.

Benefícios da Ingá Cipó:

Auxilia no Tratamento da Diarreia:

A Ingá Cipó é considerada um anti-diarreico devido suas propriedades purgativas. A Ingá Cipó também ajuda no alívio de hemorroidas.

Propriedades Anti-inflamatórias:

O alto teor de taninos faz da Ingá Cipó é um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, a Ingá Cipó ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite.

Favorece a Saúde da Pele:

Pode-se extrair o óleo da semente de Ingá Cipó para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que a Ingá Cipó é rica em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Ingá Cipó é altamente nutritiva e hidratante para pele. Conheça outros benefícios da Ingá Cipó:

  • Alivia as dores por todo corpo;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Combate a degeneração macular;
  • Previne o desgaste ósseo;
  • Combate o envelhecimento precoce.

Como Usar a Ingá Cipó:

Alimentação: Os frutos são muito apreciados e comercializados em feiras;

Madeira: Considerada macia, com moderada resistência mecânica e pouco durável. É utilizada na caixotaria e para lenha e carvão.

Outros usos: O tanino, substância extraída da casca, pode ser utilizado para curtir couros. É também indicada para paisagismo e arborização urbana.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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