Benefícios das Frutas Alan Costa

30 benefícios do pequi para saúde!

O pequi pode ser desconhecido pela maioria das pessoas, mas suas propriedades são de grande importância para uma dieta funcional e saudável. A fruta é mais conhecida no cerrado brasileiro e pode ser consumida sozinha ou como ingrediente de pratos mais elaborados, como os da culinária mineira e goiana. 

benefícios do pequi

benefícios do pequi

A árvore do pequi atinge geralmente 10 metros de altura, tronco com ramos grossos, normalmente tortuosos, de casca áspera e rugosa de cor castanha acinzentada.

Por ser uma árvore característica do cerrado brasileiro, o pequizeiro é protegido por lei que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional. Confira agora !

Valor Nutricional do Pequi:

O pequi tem boas quantidades de vitamina A e C, que tem propriedades antioxidantes importantes para o organismo. Além disso, a vitamina C ajuda no sistema imunológico e também potencializa a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal.

Benefícios do pequi para saúde

1. É rico em fibras:

A fruta é rica em fibras e ajuda no funcionamento do intestino. Melhora a flatulência, cólicas, melhora a diarreia e também diminui os níveis de colesterol ruim diminuindo o risco de doenças cardíacas

2. É fonte de potássio:

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração.

A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.

3. É ótimo na prevenção do câncer:

Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como o pequi, pode prevenir diversos tipos de câncer. Isso porque eles combatem os radicais-livres, compostos que levam a processos de degeneração dos tecidos do corpo, além de causarem mutações que podem levar ao câncer.

4. Contem grandes quantidades de ácidos graxos monoinsaturados:

Por conter uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, o pequi é um fruto que se for consumido frequentemente pode ajudar a nos proteger de doenças cardíacas e manter o coração saudável por diminuir o nível de colesterol ruim.

5. Contem compostos anti-inflamatórios:

Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos.

O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

6. Combate o envelhecimento precoce:

Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, portanto consumir alimentos ricos em antioxidantes, como o pequi, é benéfico para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a elasticidade da pele.

7. Contem betacaroteno:

Ele tem um teor elevado de carotenoides que funcionam como antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Previne a degeneração muscular e ajuda a manter a saúde dos olhos

8. Fonte de vitaminas:

O pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenoides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.

Isso significa que, ao comer o fruto do pequi e outros alimentos ricos em carotenoides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

9. Deixa pele e cabelos bonitos:

Por conter tocoferol e vitamina A, existem produtos cosméticos com o óleo de pequi para manter os cabelos e a pele mais bonita. Consumir o fruto também pode trazer esses benefícios, além de melhorar a cicatrização.

10. Alivia dor na articulação e muscular:

Estudos orientados sobre a inclusão do pequi na dieta do atletas verificou que a inflamação geral das articulações e músculos que, normalmente são constatado após os exercícios, foi reduzida. Isto poderia ser benéfico para pessoas que sofrem com artrite e condições inflamatórias.

11. É rico em óleo essencial:

O óleo essencial de pequi pode ser extraído das nozes sementes dentro do mesocarpo da fruta pequi. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também.

Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.

pequi é rico em óleo essencial

pequi é rico em óleo essencial

12. Impede a degeneração macular:

A Vitamina A pode ser encontrada em grandes quantidades no pequi. Beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. Portanto, o teor de carotenoides do pequi atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.

Isto quer dizer que consumindo pequi você pode melhorar a visão e impedir a degeneração macular e também a cataratas causadas, comumente, por radicais livres.

Como os antioxidantes combatem os radicais livres, pesquisas estão sendo desenvolvidas para provar que o extrato do Benefícios do Pequi pode ajudar no tratamento da diabetes e do lupos que concentram grandes quantidades de radicais livres.

13. É bom para hidratar o corpo:

O pequi também pode ser usado para hidratar a pele, além disso, acelera o processo de cicatrização de feridas e aumenta a hidratação.

14. Melhora a pressão sanguínea:

Se você costuma sentir problemas de pressão arterial baixa ou alta, o óleo de pequi pode ser um óleo que salva vidas para você. Quando você aplica este óleo, ele adiciona nutrientes essenciais como vitaminas e minerais com potássio em seu corpo.

Todos esses nutrientes funcionam para aliviar os vasos sanguíneos e, conseqüentemente, o sangue cai adequadamente. Se o sangue está fluindo adequadamente, não haverá excesso de pressão sanguínea no coração e você viverá uma vida saudável.

15. É bom para digestão: 

Se constipação, diarreia e inchaço são alguns problemas de saúde em sua vida, você não pode funcionar corretamente e também não pode aproveitar sua vida efetivamente. Em vez de gastar dinheiro em medicamentos, você deve começar a consumir pequi.

É uma fonte rica de fibras, que é o melhor para a saúde digestiva. Ele completa as demandas de fibra do seu corpo e remove todos os problemas de saúde relevantes para a digestão.

16. Trata asma:

Ele pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

17. Contem substância aromática: 

O aroma parece um óleo de coco, mas faz você se sentir fresco e enérgico. Você pode aplicá-lo em seus cabelos ou usá-lo como um óleo de massagem, que fornece cheiro aromático.

18. Elimina bactérias: 

Também pode ser usado como uma substância antibacteriana, pois é capaz de matar micróbios e bactérias nocivas.

19. Serve para massagem corporal:

Se uma boa massagem corporal é o que você quer, então o óleo de pequi é o que você deve usar! Basta misturar óleo de coco, alecrim e óleo extra virgem com algum óleo de pequi.

Agora use esta mistura para uma massagem corporal. Você também pode aplicar isso no rosto com algodão. Lembre-se de lavar após 20 minutos.

Logo mais abaixo você pode ta conferido outros benefícios do pequi para saúde:

 20. Trata distúrbios respiratórios:

Seja asma, bronquite ou tosse, a pequi tem sido tradicionalmente usada no tratamento. A polpa oleosa também é encontrada eficaz no frio e na tosse. Pequi misturado com mel serve como expectorante caseiro e revive tosse.

3-5 gotas de óleo de pequi duas vezes ao dia são consideradas úteis na asma e bronquite. Também é empregado para o tratamento de rouquidão e dor de garganta. Embora não haja estudos para apoiar a reivindicação, o Benefícios do Pequi foi usado na medicina local.

21. Ajuda a regular a menstruação:

Folhas de pequi são usadas na fabricação de decocção que é usada como chá regulador menstrual. Isso pode ser atribuído à presença de fitoestrógenos presentes em folhas de pequi.

As folhas de pequi são consideradas de natureza adstringente e estimulam a bile digestiva. No entanto, esse conhecimento tradicional precisa de apoio científico.

Confira outros benefícios do pequi para saúde:

  • Isso acalma a pele quebrada, seca, problemática e danificada;
  • Isso ajuda a condicionar e nutrir os cabelos, restaurar os cabelos sem vida e reduzir o frizantes;
  • Ele auxilia na cicatrização de cicatrizes, mostrando manchas e também evita sinais prematuros de envelhecimento;
  • É usado para tratar lesões cutâneas e eczema;
  • Mantém a elasticidade da pele e também alivia as manchas da idade;
  • Isso ajuda a prevenir os sintomas da psoríase, como a escala e a secura;
  • Ele iguala o tom de pele e alisa as rugas e as linhas;
  • É usado para curar os problemas da pele, como psoríase, pele rachada e eczema;
  • Ele suaviza as unhas frágeis se aplicado aos pés e às mãos;
  • É usado como tratamento para dermatofitoses leves;
  • Este óleo reduz o nível de colesterol total e o colesterol LDL nos homens;
  • Poderia curar doenças cancerosas, como os sarcomas;
  • Abaixa a inflamação e a pressão sanguínea.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.