Os 32 Benefícios do Maracujá Roxo Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 32 Benefícios do Maracujá Roxo Para Saúde
4.9 (97.89%) 19 vote[s]

Os Benefícios do Maracujá Roxo Para Saúde que todos devem conhecer. Além disso, o Maracujá Roxo é muito importante para todos aqueles que buscam uma vida saudável e tranquila. O Maracujá Roxo é nativo das regiões subtropicais da América do Sul e é dito ter se originado no Paraguai.

maracuja roxo

O Maracujá Roxo é redondo de forma oval com um interior suculento suave e firme, cheio de numerosas sementes. A casca do Maracujá Roxo têm usos medicinais e pode ser consumida por animais. A floração, exuberante, do Maracujá Roxo produz belo efeito ornamental em jardins.

A produção de Maracujá Roxo não é fácil. O fato de ser uma planta trepadeira exige a construção de estruturas levando a um maior investimento inicial, exige bastante rega, especialmente no verão, onde cada planta pode consumir até 4 litros de água.

O ciclo produtor do aracujá roxo é curto, tornando necessária a renovação de plantas de 3 em 3 anos e a fecundação torna-se complicada devido ao facto de as flores só estarem recetivas durante um período curto de tempo, levando a que a janela de oportunidade para a polinização seja pequena. então confira agora os Valores Nutricionais do Maracujá Roxo:

Valores Nutricionais do Maracujá Roxo

Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o Maracujá Roxo é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. O Maracujá Roxo é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. O Maracujá Roxo conta com bastante vitamina A e vitamina C e muita fibra solúvel. Confira agora Os 32 Benefícios do Maracujá Roxo Para Saúde:

Benefícios do Maracujá Roxo Contra Derrames

O Maracujá Roxo possui um alto teor de potássio, com quase nenhum sódio, sendo uma fruta altamente eficaz na proteção da pressão alta. Além disso, níveis de sódio elevados estão associados a um aumento da Pressão Arterial e, consequentemente, resultando em ataque cardíaco ou derrame.

Benefício do Maracujá Roxo Para Prevenir a Depressão

O Maracujá Roxo é rico em betacaroteno. O betacaroteno é responsável no desenvolvimento normal dos ossos e dos dentes e na reparação dos tecidos do corpo. É também benéfico para a saúde dos olhos. Além disso, o risco de doença de Parkinson, Artrite, Depressão e infertilidade é muito reduzida através de seu consumo regular.

Benefícios do Maracujá Roxo Contra a Insônia

O Maracujá Roxo possui um composto chamado Harman, ele funciona como um sedativo. Estudos realizados mostraram que este composto tem sido ligado a uma redução da Insônia, agitação e ansiedade nervosa que são os principais motivos de uma noite ruim de sono. Assim, em vez de um copo de leite quente, da próxima vez tente um copo de suco de Maracujá Roxo.

Benefício do Maracujá Roxo Para Combater o Câncer

O Maracujá Roxo também contém vitamina A, vários flavonóides e compostos fenólicos, os quais têm sido associados a propriedades anti-câncer, ajudando principalmente na prevenção dos câncer da boca e pulmão.

Benefícios do Maracujá Roxo Contra a Osteoporose

O Maracujá Roxo possui diversas propriedades anti-inflamatórias. Elas agem fortalecendo a matéria óssea já existente e acelerando o reparo em caso de perda de massa óssea. Este pode ser um meio de aliviar, prevenir ou mesmo eliminar os sintomas da Osteoporose e da dor associada à deterioração dos ossos devido ao envelhecimento.

Benefício do Maracujá Roxo no Controle do Diabetes

O Maracujá Roxo é rico em Fibras que ajudam na digestão e emagrecem. A Fibra ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como a Hipertensão, colesterol , doenças cardíacas previne e controla a Diabetes. Assim, receber bastante Fibra em nossa dieta é fundamental para nossa saúde geral.

Benefícios do Maracujá Roxo Para Melhorar a Digestão

O Maracujá Roxo possui um alto teor de fibras, que é benéfico para a saúde digestiva, assim como manter o sistema digestivo e os intestinos limpos. Desta forma, o maracujá age como um laxante suave. As sementes do maracujá são também uma grande fonte de fibra que ajuda a limpar o cólon e melhorar a digestão.

Benefício do Maracujá Roxo Contra a Anemia

A anemia é causada devido a concentrações reduzidas de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. O Maracujá Roxo, sendo uma rica fonte de ferro, pode ajudar a combater este problema.

Benefícios do Maracujá Roxo por ser Baixo em Calórias

O Maracujá Roxo é uma ótima opção para os dietéticos, pois é baixa em calorias, sódio e gordura. Uma porção de 100 gramas de maracujá fornece apenas 97 calorias. Ele também tem um alto teor de carboidratos e açúcares naturais.

Benefício do Maracujá Roxo Contra o Envelhecimento Precoce

O Maracujá Roxo tem um índice elevado da vitamina C e de outros antioxidantes que retardam os danos causados ​​pelos radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Ele também ajuda a preservar o colágeno e elastina, mantendo sua pele jovem e firme.

maracuja roxo beneficios

Benefícios do Maracujá Roxo Contra a Acne

O maracujá fornece uma proteção dos agentes cancerígenos, protegendo sua pele dos radicais livres prejudiciais do DNA. O óleo de maracujá é leve e não-gorduroso, portanto é absorvido rapidamente pela pele. Ele hidrata todos os tipos de pele e é ótimo para pele propensa à acne.

Benefício do Maracujá Roxo na Perda de Peso

Como dito anteriormente o Maracujá Roxo possui poucas calorias e muitos carboidratos. Estes nutrientes são eficazes na redução dos níveis de colesterol no corpo. O alto conteúdo de fibra, por outro lado, enche seu estomago, reduzindo assim o seu desejo por outros alimentos. Isso resulta em perda de peso e manutenção do peso corporal ideal.

Benefícios do Maracujá Roxo Contra a Osteoartrite

O extrato de Maracujá Roxo provou ser benéfico na redução da dor induzida por osteoartrite e rigidez.

Benefício do Maracujá Roxo Para Melhorar o Trânsito Intestinal

Como já relatado anteriormente o Maracujá Roxo é rico em fibras. Todo alimento rico em Fibras auxiliam na digestão, por facilitar a passagem do bolo alimentar pelo intestino grosso, otimizando o trânsito intestinal.

Benefícios do Maracujá Roxo Contra a Asma

O Maracujá Roxo é altamente nutritivo e uma excelente fruta para a saúde, além de ser extremamente benéfica na diminuição da Asma e seus sintomas. A vitamina C presente no suco ajuda na prevenção de histaminas.

Benefício do Maracujá Roxo Para Saúde Óssea

O Maracujá Roxo é uma fonte rica de minerais como o ferro, Cobre, Magnésio e o fósforo. Minerais importantes para os benefícios do Maracujá-Roxo como aumentar a densidade mineral óssea e reforçar os ossos. Alguns destes minerais são partes integrantes na criação de matéria óssea adicional.

Benefícios do Maracujá Roxo Contra os Radicais Livres

O Maracujá Roxo também é uma poderosa fonte de atividade anti-cancerígena no corpo. Pois, antioxidantes presente no Maracujá Roxo ajudam a eliminar os radicais livres, que são conhecidos por mutação do ADN de células saudáveis em cancerosas.

Benefício do Maracujá Roxo Para Saúde Renal

O Suco de Maracujá Roxo é uma rica fonte de minerais, principalmente potássio. Ele contribui para o bom funcionamento dos rins e também é essencial para a contração dos músculos.

Benefícios do Maracujá Roxo Para Saúde do Coração

O sódio é necessário em quantidades muito limitadas em nosso corpo, mas a maior parte dele é derivado de nossa dieta contendo sal habitual. Entretanto, o Maracujá Roxo possui boa quantidade de potássio, ele ajuda a regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função do músculo do nosso corpo, incluindo os músculos do coração.

Benefício do Maracujá Roxo no Aumento da Imunidade

O Maracujá Roxo é uma rica fonte de vitamina C, fornecendo cerca de 30 mg por 100g do seu consumo. vitamina C (ácido ascórbico) é um poderoso antioxidante. Além disso, o consumo do Maracujá-Roxo ajuda no fortalecimento do corpo, contra agentes infecciosos e radicais livres (principais responsáveis por diversos tipos de câncer).

Outros Benefícios do Maracujá Roxo Para Saúde

  • O Maracujá Roxo também protege o corpo dos danos dos radicais livres, eliminando assim dissuasores externos que podem causar o estresse e desequilíbrios, levando à perda de cabelo.
  • O Maracujá Roxo possui propriedades sedativas que ajudam a combater a ansiedade.
  • O Maracujá Roxo é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.
  • O Maracujá Roxo é rico em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.
  • O Maracujá Roxo pode ser utilizado na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.
  • Um copo de suco de Maracujá Roxo fornece quase 4 miligramas de ferro. A necessidade diária é de 6 microgramas para os homens e 8,1 microgramas para as mulheres. Além disso, a vitamina C no maracujá ajuda o corpo a absorver seu teor de ferro.
  • O Maracujá Roxo é uma grande fonte da vitamina A na forma dos carotenoides, que é vital para o crescimento e a reparação da pilha.
  • O Maracujá Roxo contém também diversos fitoquímicos, que ajudam o corpo a produzir a vitamina A, que reduz a aparência das linhas e dos enrugamentos finos.
  • O Maracujá Roxo é rico em vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Esta vitamina está envolvida na criação de colágeno, que impede que seu cabelo de rache e quebre.
  • O Maracujá Roxo é rico em compostos polifenólicos como piceatannol e scirpusin B, bem como fibra dietética e Magnésio.
  • A vitamina A presente no Maracujá Roxo melhora a visão, protege-o de numerosas doenças e combate as infecções.
  • A flor do Maracujá Roxo é um sedativo suave que ajuda no tratamento de crianças nervosas e facilmente excitadas, asma brônquica, distúrbios gastrointestinais nervosos e problemas na menopausa.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *