Os 20 Benefícios do Ingá Ferradura Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 20 Benefícios do Ingá Ferradura Para Saúde
4.5 (90%) 2 vote[s]

Os Benefícios do Ingá Ferradura que muitos ainda não conhecem. Além disso, o Ingá Ferradura é de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o Ingá Ferradura possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso

Se você nunca viu o Ingá Ferradura antes, é interessante que você saiba que ele pode ser encontrado comumente em quintais das casas de roça, em mercados municipais, geralmente em forma de vagem para consumo pelos amantes do Ingá Ferradura. Apesar de pouco popular nas cidades brasileiras, aos poucos o Ingá Ferradura vem sendo descoberto e apreciado pelas pessoas e aproveitada para preparação de picolés, mousses, sorvetes e sucos.

Propriedades do Ingá Ferradura:

O Ingá Ferradura é muito rico em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, niacina, proteínas, lipídios e ferro.

Todas essas vitaminas e minerais são essenciais para saúde geral do corpo humano. Veja agora, Os 20 Benefícios do Ingá Ferradura Para Saúde:

1. Alivia as Dores Musculares:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o Ingá Ferradura pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral.

Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com o Ingá Ferradura para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

2. Favorece a Saúde da Pele:

Pode-se extrair o óleo da semente do Ingá Ferradura para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que o Ingá Ferradura é rico em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso o Ingá Ferradura é altamente nutritiva e hidratante para pele.

3. Alivia as Dores de Cabeça:

Devido às suas propriedades adstringentes, o Ingá Ferradura pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas.

4. Auxilia no Tratamento de Feridas e Infecções:

Diz-se que o Ingá Ferradura possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e vitamina E, que são bastante saudáveis.

Tradicionalmente, esses princípios ativos no Ingá Ferradura são utilizados para curar feridas e prevenção de infecções.

5. Baixa a Pressão Arterial:

As propriedades cardiotônicas presentes no Ingá Ferradura, fazem dele, um dos melhores alimentos para baixar a pressão.

Além disso, você pode se prevenir de doenças cardíacas, consumindo regularmente o Ingá Ferradura.

6. Fortalece o Sistema Imunológico:

O consumo do Ingá Ferradura ajuda a prevenir doenças corriqueiras, como gripes e resfriados. O Ingá Ferradura contém vitamina C, um nutriente que intensifica tanto a produção como a atividade dos leucócitos (células de defesa do nosso organismo).

7. Previne o Envelhecimento Precoce:

Muito estudado pelos cientistas, o Ingá Ferradura possui uma excelente composição. É rico em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, fazendo com que aja como um excelente antioxidante, o que faz com que seja um ótimo combatente dos radicais livres, responsável pela formação de tumores e do envelhecimento precoce da pele.

8. Favorece a Saúde Digestiva:

O alto teor de taninos faz do Ingá Ferradura um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, o Ingá Ferradura ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite.

9. Melhora a Saúde Ocular:

Ingá Ferradura possui uma quantidade significativa de vitamina A. A vitamina A é de suma importância para combater e prevenir doenças oculares, como catarata, glaucoma e miopia.

10. Combate a Prisão de Ventre:

O Ingá Ferradura possui enzimas que digestivas que são eficazes no combate a prisão de ventre. Além disso, se você quer se prevenir da prisão de ventre, consuma o Ingá Ferradura regularmente para não sofrer desta condição.

11. Previne a artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o Ingá Ferradura também pode ajudar neste sentido.

Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

Outros Benefícios do Ingá Ferradura:

  • Previne Caspa;
  • Controla o diabetes;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Fonte de vitamina A;
  • Combate o Reumatismo;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Regula o colesterol;
  • Combate a anemia;
  • Melhora a saúde dos dentes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *